quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

NOVAS POLÍTICAS ESTÉTICAS > A cultura das "quebradas", por Heloísa Buarque de Hollanda

A escritora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Heloísa Buarque de Hollanda estará em Fortaleza, no dia 3 de dezembro, para discutir "Novas políticas estéticas". Esse é o título do seminário que Heloísa vai ministrar, como parte do Programa Arte e Território, promovido pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A fala de Heloísa acontecerá às 18h30, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Heloísa discute a estética como política afirmativa nas culturas da periferia. Segundo a estudiosa, movimentos minoritários sempre se valeram de estratégias discursivas para se expressar. Isso ocorreu com a literatura e a criação artística das mulheres, com a cultura negra e com a cultura gay. Hoje, entretanto, a estética como política de afirmação e transformação é o lema das culturas de periferias e favelas. Um exemplo é o Hip Hop, que une criação artística e política e utiliza a cultura como recurso.

Os movimentos periféricos têm sido um foco de interesse de Heloísa na universidade. Ela tem estudado a formação e o desenvolvimento cultural das favelas desde o século XIX, além de lançar olhares para os efeitos da globalização e da cultura digital para as culturas tidas como excluídas. Como resultado desse processo, Heloísa concebeu a Universidade das Quebradas, um projeto de extensão cujo objetivo é estimular o diálogo entre a universidade e produtores de cultura e artistas do Rio de Janeiro.

Heloisa Buarque de Hollanda é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Possui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979). Atualmente é Professora Titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea do Forum de Ciência e Cultura, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É diretora da Editora aeroplano e consultoria e d´O Instituto de Projetos e Pesquisa, e autora de vários livros. Seus artigos e palestras recentes privilegiam a cultura produzida nas periferias das grandes cidades e a cultura digital.

O Programa de Seminários Arte e Território busca discutir os processos de subjetivação nos dias de hoje e as relações que derivam deles. Estudiosos de vários estados vêm a Fortaleza debater aspectos ligados ao território, entendido como um campo dinâmico, simbolicamente situado, e relacionado com as ideias de fronteiras, gêneros e identidades.

Mais oficina

Ministrada por Heloísa Buarque de Hollanda
Oficina Teórica de crítica (40 vagas).

Dia 03/12
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – 9h às 12h.
Público-alvo: interessados em geral.

Os paradigmas críticos que dispomos começam a mostrar sinais de obsolecência. Tanto os novos sujeitos, vozes e dicções que emergem com força substantiva na cena artística e literária quanto o universo radicalmente descentralizado da internet apresentam discursividades inéditas para as quais os modelos teóricos e metodológicos tradicionais não oferecem operacionalidade suficiente. Por sua vez, um novo corpus critico ainda não se consolidou no panorama da critica e da teoria de cultura contemporâneas. Esta oficina pretende abordar esse impasse e procurar “saídas emergenciais” para a compreensão dos novos fenômenos culturais pós–globalização.

Serviço

Novas políticas estéticas, com Heloísa Buarque de Holanda/RJ

Programa de Seminários Arte e Território

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Data e horário: 3 de dezembro, às 18h30min

Informações e inscrições: www.dragaodomar.org.br
Responder

Encaminhar

Nenhum comentário: