quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ESPECIAL MOSTRA SESC CARIRI DE ARTES



TV DIVIRTA-CE


Confira cenas de shows, espetáculos de teatro, dança, cultura popular, poesia, cordel, artes plásticas e muito mais na cobertura exclusiva que nosso blog fez na Mostra sesc cariri de Artes 2010, o maior festival de cultura do Ceará. Arnaldo Antunes, Naná Vasconcelos, CEP 20000, grupos de teatro de Minas Gerais, Espanha e muitos outros artistas em vídeos e fotos de Felipe Muniz Palhano - dê o play e DIVIRTA-CE!









































































































































































































































































































Último dia da Mostra SESC no Cariri

> “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna, com Leonardo Brício e Débora Lamm

Foto: Felipe Muniz Palhano

Um verdadeiro caldeirão de artes – assim pode ser definida a Mostra SESC Cariri, que nesta segunda edição apresenta teatro, dança, shows musicais, poesias e literatura, artes plásticas, cinema e outras formas de arte e pensar. São tantas atrações que as pessoas ficam perdidas e indecisas ao escolherem o programa que farão. Hoje é o último dia da Mostra no Cariri, nas cidades que abrigam o festival: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Potengi, Assaré, Campos Sales, Caririaçu e outros municípios. Na sexta, a Mostra SESC Cariri de Artes chega a Fortaleza, trazendo espetáculos nacionais e internacionais que circularam pelo interior cearense nessa última semana.

Destacamos nesta quarta algumas das opções culturais que todos podem conferir gratuitamente na Mostra, em seu último dia no Cariri.

Em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural BNB, tem apresentações do Palco Giratório: “Zero”, com a Cia Mevitevendo (SP), às 10h, “Tropeço”, com a Tato Criações Cênicas (PR), às 19h, e “Conceição”, do Grupo Experimental (PE), às 21h. No Largo do Memorial, às 17h, será a vez da peça “Sertão.doc”, do Grupo Nois de Teatro (CE), e no Teatro Patativa do Assaré, no SESC Juazeiro, às 20h, está marcada a apresentação da peça “RockAntygona”, com o ator Luís Melo.
Em Nova Olinda, no Teatro Violeta Arraes, hoje às 19h, destacamos o excelente espetáculo “As Conchambranças de Quaderna”, que O Estado conferiu e recomenda. A peça, de Ariano Suassuna, com direção de Inez Viana, mostra com lirismo, brilho e alegria, a saga de duas irmãs, prometidas em casamento, que acabam trocando de marido por diversas razões, e uma outra mulher que decide fazer um pacto com o diabo. No elenco, os ótimos atores Leonardo Brício e Débora Lamm.

No Crato, a partir das 14h, podem ser vistas na RFFSA a instalação “Mundo Mulambo”, do Grupo Acidum, e a exposição “Entre Desenhos”, com Ricardo Campos, Diego Santos e Marina de Botas. Hoje, às 16h, A Cia. Alysson Amâncio, de Juazeiro, apresenta “Burra – não é nada disso que você está pensando”, no Teatro SESC, e às 19h, no mesmo local, tem a Sua Cia. de dança, da Bahia, com “Ideia de Teto”. Hoje também é o último dia para ver na Praça da Sé, na Tenda Literária, as performances poéticas do CEP 20000, grupo do Rio de Janeiro que está completando 20 anos. Encerrando a Mostra SESC Cariri de Artes, no Crato, tem o tradicional Overdoze, com doze horas ininterruptas de teatro, dança, música, artes visuais e literatura, no largo da RFFSA. Entre as atrações confirmadas, a partir das 16h, tem o Circo dos Irmãos Saúde (DF), o Grupo Woesh (Bélgica), Breculê (CE), o show de Arnando Antunes e a Farra do DJ Guga de Castro.







Mostra SESC Cariri e as atrações NACIONAIS


“RockAntygona”, com Luís Melo, é um dos destaques desta 12ª edição do maior festival de cultura do Ceará

A Mostra SESC Cariri de Artes continua acontecendo esta semana, em diversas cidades do Ceará, com espetáculos nacionais em diversos horários e locais – confira a programação completa no blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com). Um dos destaques vem do Paraná: a Tato Criação Cênica começou suas pesquisas em 2004, em Curitiba. O grupo é formado por Dico Ferreira e Katiane Negrão. Em outubro desse mesmo ano estreou “Tropeço”, que aborda a solidão de duas idosas, e será apresentado na Mostra Sesc. A peça foi aplaudida dentro e fora do país, destacando-se os festivais internacionais de Buenos Aires (Argentina), Mirepoix (França), Ovar (Portugal) entre vários outros. Um espetáculo de teatro de animação aparentemente voltado ao público infantil, mas que também é uma atração para os adultos. Outra peça que será apresentada na Mostra Cariri de Artes do Grupo Tato é “E se...” é uma comédia que aborda as muitas possibilidades da vida, através de simpáticos personagens que surgem em cena com o uso de pequenos adereços nas mãos dos atores. A peça discute com bom-humor e fantasia os diversos caminhos que a vida oferece e as conseqüências decorrentes das ações que forem tomadas. Mas esse pensamento está embutido numa encenação que trabalha com o lúdico e o real, sendo um o contraponto do outro.

“E se...”, criação assinada em conjunto por Dico e Katiane, surgiu da necessidade do grupo em oferecer uma montagem para o público infantil, depois da trajetória de sucesso de “Tropeço”, direcionada aos adultos, que também está sendo exibido na Mostra Cariri. A proposta do grupo é continuar as pesquisas na animação de partes do corpo, expandindo-se na manipulação de objetos.

Outro espetáculo nacional que vale a pena ser visto é “RockAntygona” com Luis Melo, Larissa Bracher, Armando Babaioff e Marcelo H .O diretor Guilherme Leme se cercou de uma ficha técnica de respeito. Além da participação dos atores na construção do texto, o trabalho é supervisionado pelo premiado dramaturgo, Caio de Andrade. A trilha foi composta originalmente para o espetáculo. O texto de Sófocles foi representado pela primeira vez em Atenas, em 441 a.C. e vem, ao longo dos séculos, inspirando montagens, versões, adaptações, num processo de revisão e recriação dramatúrgica que arrebatou muitos autores, filósofos e estudiosos. A história conta a trajetória de Antígona , que deseja enterrar seu irmão Polinices , morto em combate contra Tebas. O governante da cidade, Creonte, decreta que os mortos que atentaram contra a cidade não recebessem enterro ou qualquer rito funerário. Antígona desafia as leis e enterra o irmão, sozinha, sendo depois presa e condenada à morte .

O grupo Teatro de Senhoritas, da Bahia, e a Cia Luna Lunera, de Belo Horizonte, são outras provas da diversidade de origens dos espetáculos apresentados na Mostra SESC Cariri: a peça “Aqueles Dois”, que será apresentada pelo grupo mineiro, foi criada a partir de um conto do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), onde, como praticamente em toda a produção literária do autor, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes e épocas variadas, em que o autor mistura, despudoradamente, seus universos biográfico e ficcional. Esse “ambiente” é transposto para o palco pela companhia, num espetáculo que chama atenção pela simplicidade e criatividade das soluções cênicas.

Livremente inspirado no conto "Amor" de Clarice Lispector, o espetáculo "Ana-me", peça do grupo baiano Teatro de Senhoritas que será apresentada na Mostra SESC Cariri, irá abordar questões relacionadas à vida cotidiana de forma bem humorada e poética. Ana, a personagem central da trama, é uma dona-de-casa que se mostra por meio da relação que mantém com os objetos, como um rádio que a acompanha. Ela se encaixa perfeitamente em sua vida como um desses objetos, até que um cego mascando chiclete desperta nela um universo repleto de perversidade e erotismo. A partir daí, a figura dimensional de Ana ganha profundidade descobrindo sentimentos como a ternura e a tristeza, porém ela precisa voltar para casa e preparar o jantar. Interpretado, produzido e dirigido pelas senhoritas e atrizes Débora Zamarioli, Isis Madi e Sandra Pestana, o grupo Teatro de Senhoritas baseia seus estudos em técnicas narrativas, educação do movimento e colagem, unindo técnica à delicadeza e feminilidade inerentes às três senhoritas.






Espetáculos internacionais da Mostra Sesc Cariri de Artes 2010

O gaitista americano Peter Madcat, Teatro Varasanta da Colômbia, grupo de circo belga Shake That e a trupe italiana Giullari del Diavolo estão na programação

A 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura começou sexta, já consolidada como o maior festival de arte e da cultura do Ceará. O evento reúne no sul do estado do Ceará núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi.

O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro na região do Cariri, traz para a abertura uma apresentação com o escritor Ariano Suassuna. A partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega a Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21.

Além de espetáculos nacionais, a Mostra Sesc Cariri sempre recebe grupos artísticos de vanguarda de todo o planeta. O Estado destaca hoje algumas das atrações deste ano no festival. Os grupos e artistas fazem várias apresentações em diversos locais e horários.

Na parte musical haverá a “Noite do Blues”, com Artur Menezes abrindo show do gaitista americano Peter Madcat.

O grupo de circo belga Shake That é outro destaque da Mostra Sesc Cariri. No palco cinco artistas belgas, representantes da escola de circo Woesh, brindam com o público ao distribuírem drinks feitos durante o espetáculo “Shake That”. A trupe serve coquetéis com muito malabarismo de garrafa, copos, teatro, humor, magia e interação. A mistura do Shake That em cena é no mínimo inusitada. Eles não viajam com técnicos ou montadores. Erguem juntos o bar em formato de semicírculo, feito em madeira, papel e tecido, e que serve de cenário para a performance.

Os malabarismos são feitos com garrafas de bebidas, copos de coquetel e de licor, e nos números existem momentos arriscados, envolvendo o fogo, por exemplo.

Representantes da escola de circo Woesh, que fica em Gent, na Bélgica, os rapazes nasceram em Bruges, exceto Hans Vanwynsberghe, 30, que é natural de Heule, e o estrangeiro e novato da trupe, o italiano Simone Scaini, 28, de San Remo. O outro componente é Nino Mertens, 33. Até terem o estalo de montar um espetáculo que se passa num bar, os rapazes faziam suas performances nas ruas e iam sentindo o retorno do público. Já viajaram para vários países da Europa com este espírito mambembe. Truques de mágica e brincadeiras de palhaços também integram a performance do Shake That.
Outra visita ilustre é da trupe italiana Giullari del Diavolo que irá apresentar o espetáculo “Nas Nuvens”, que retrata, de forma cômica, o confronto entre o anjo Gabriel, um malabarista perfeccionista, e sua ajudante, a sambista Querubina. Técnicas sofisticadas de malabarismo, bolas de contato e fogo são alguns dos elementos que ilustram a experiência e a prática dos atores Rose Zambezzi e Stefano Catarinelli. O grupo Giullari del Diavolo foi fundado pelo italiano Stefano Catarinelli, em meados de 1993, seguindo os passos de bobos da corte, menestréis, saltimbancos e charlatões medievais. Stefano Catarinelli e Enrico Alimenti passaram a desenvolver técnicas de malabarismo associadas à paródia e à improvisação. Desde 1996, o grupo colabora com a ONG Palhaços sem Fronteiras, associação internacional de caráter humanitário que busca levar diversão e alegria a lugares ofendidos pela guerra e pela pobreza.

Os atores têm atuado em Moçambique, México, Iugoslávia, Chile, Paraguai, Bolívia, entre outros. Em 2000, a brasileira Rosi Zambezzi integrou-se ao grupo, adicionando a dança e a feminilidade às apresentações.

Pela primeira vez no Brasil, Teatro Varasanta, da Colômbia, estará também na vasta programação da Mostra Sesc Cariri com o espetáculo 'Fragmentos de Liberdade – 200 Anos'. Vencedor do Premio Nacional de Criação do Ministério da Cultura da Colômbia 2009, o espetáculo é uma reflexão sobre a liberdade e uma homenagem à memória nestes 200 anos de independência. A história da Colômbia é vista como espelho da história dos outros países do cone Sul, se perguntando até que ponto foi realmente possível transformar as estruturas sociais e simbólicas da colonização nas jovens nações independentes? Conseguimos realmente nossa liberdade ou apenas fragmentos dela?

Clique abaixo e confira a programação completa da Mostra Sesc Cariri de Artes 2010:











Nenhum comentário: