quinta-feira, 11 de novembro de 2010

LITERATURA

Secult/CE relança obras de Antônio Sales e Gustavo Barroso na ACL

Os livros Minha Terra (1919), Retratos e Lembranças (1901-1937), de Antônio Sales, e O Livro dos Enforcados (1939), de Gustavo Barroso, serão relançados nesta terça-feira (30) pela Secretaria da Cultura do Ceará. A solenidade será da Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, nº1 - Centro), às 19 horas, e conta com apresentação do escritor Sânzio de Azevedo. Os livros passam a integrar a Coleção Nossa Cultura, que já publicou mais de oitenta títulos (entre eles, as coleções Juvenal Galeno: obra completa e Moreira Campos: conto completo). Os livros estarão a venda por R$10.

Os três livros reeditados datam do início do século XX e já estavam esgotados. Minha Terra é considerado o melhor livro de poemas de Antônio Sales, e teve sua última reedição em 1968. Retratos e Lembranças 1938, que também já estava esgotado, reúne lembranças e impressões do autor sobre inúmeros escritores e intelectuais com quem conviveu, entre eles, Machado de Assis, Capistrano de Abreu, Rodolfo Teófilo e Juvenal Galeno.

Já a obra de Gustavo Barroso, O Livro dos Enforcados, é composto de contos baseados em dois ensaio do historiador Paulino Nogueira, que relatava casos de enforcamentos. Sânzio de Azevedo destaca que a obra não está entre as mais badaladas de Gustavo Barroso – que tem Praias e Várzeas (1915) e Alma Sertaneja (1923) como seus melhores livros de contos - mas é importante por resgatar histórias reais de enforcamentos e ficcionalizá-las. “Gustavo Barroso cria diálogos sobre os crimes, cria personagens e faz como se fosse uma coisa viva”.

Coleção Nossa Cultura - A coleção é dividida nas séries Biblioteca Bolivariana, Luz do Ceará, Memória e Panorama Nacional, além das Edições URCA, Coleção Barão de Studart e apoios editoriais. Destaca aspectos como a formação mestiça da cultura ibero-americana, a contribuição relevante de autores cearenses tanto na área de criação quanto de reflexão e a recuperação documental e patrimonial de nosso acervo literário.

Jornalistas responsáveis: Bianca Felippsen - 8878.8805 / Fábio Marques - 8832.4716

SERVIÇO
Lançamento de Minha Terra e Retratos e Lembranças de Antônio Sales e de O Livro dos Enforcados, de Gustavo Barroso
Data: 30 de novembro de 2010
Hora: 19h
Local: Academia Cearense de Letras
Apresentação: Sânzio de Azevedo
Preço de lançamento: R$ 10,00 (dez reais)








Centenário de Rachel de Queiroz

Festa na Academia Cearense de Letras marca lançamento de Prêmio Literário

Nesta quarta, 17 de novembro, dia que a escritora cearense Rachel de Queiroz completaria 100 anos, uma festa literária, na Academia Cearense de Letras, marcará o lançamento do Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura, que será concedido a três escritores nas categorias: Autor Nacional, Jovem Autor e Autor Cearense. Para a escolha dos nomes das duas primeiras categorias foi constituído um júri formado por professores e críticos, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de São Paulo (USP). O autor cearense foi eleito por um júri de acadêmicos da ACL formado pelos escritores Pedro Paulo Montenegro, Barros Pinhos e Linhares Filho.

Para seleção desses autores, foi avaliada a relevância da obra para a produção literária brasileira, nos seus diversos gêneros. Os escritores que escolhidos são: Ariano Suassuna (Autor Nacional); Carola Saavedra (Jovem Autora) e Artur Eduardo Benevides (Autor Cearense). Eles receberão o troféu na primeira edição de entrega do Prêmio.

Além dos premiados, serão homenageados com placas comemorativas os escritores Moreira Campos (contista), Eduardo Campos (dramaturgo) e Jáder de Carvalho (poeta e romancista). Seus nomes foram escolhidos pelo grupo coordenador do Prêmio, formado por jornalistas e membros da Academia Cearense de Letras (ACL).








Livro inédito de Rachel de Queiroz

Armazém da Cultura lança obra com poemas da escritora


No ano do centenário do nascimento de Rachel de Queiroz (1910-2003), a editora Armazém da Cultura lança livro inédito de poesias da autora, intitulado Serenata. Os poemas (1925-1930) foram publicados em jornais e revistas cearenses da época e entregues à editora pelo bibliófilo José Augusto Bezerra, que mantém o Memorial Rachel de Queiroz, com o consentimento da família de Rachel.

Serenata contém poesias líricas de alguém que está descobrindo o mundo e sente a necessidade de expressá-lo em palavras. Rachel estabelece neste livro a sua identidade pessoal, a sua ideologia literária. Os temas poéticos abordados pela autora são sua própria vida, aquilo que a sensibilizava ou inquietava. A música, o livro, a casa, as pessoas, os sentimentos, os sonhos, a seca, o povo simples, a hospitalidade cearense, a religiosidade, são alguns destes temas apresentados na obra.

Organizado e apresentado pela escritora Ana Miranda, o livro de poemas Serenata demonstra claramente quem Rachel desejava ser, e quem seria por toda a vida, uma das maiores escritoras brasileiras, segundo Ana.

O lançamento do livro será no dia 18 de novembro, às 19 horas, no Espaço Armazém da Cultura. Na ocasião haverá um sarau literário, declamação de poesias, com a presença da irmã da autora, Maria Luiza de Queiroz.

Serviço:
Lançamento do livro Serenata, de Rachel de Queiroz
Data: 18 de novembro, às 19hs
Local: Armazém da Cultura
Rua Jorge da Rocha, 154, Aldeota
Mais informações: (85) 32249780

Nenhum comentário: