quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CINEMA NACIONAL

43o. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Filmes do Pará, Distrito Federal e Minas Gerais foram os concorrentes da noite de sábado

A quarta noite da Mostra Competitiva da 43º edição do Festival de Brasília apresentou os curtas “Matinta” (PA), de Fernando Segtowick, e “Falta de Ar” (DF), de Érico Monnerat. Na seqüência, o longa “O Céu Sobre os Ombros” (MG), de Sérgio Borges, foi exibido para a platéia do Cine Brasília.

Dira Paes, protagonista do curta Matinta, disse, no palco, que se sentia muito honrada em estrear como atriz de curta-metragem numa obra paraense que mostra o norte do Brasil na tela do Festival de Brasília. O curta fala do poder de Matinta, uma lenda da floresta na região norte do pais.

As lembranças traumáticas de um tarde da década de 70 é o fio condutor do curta “Falta de Ar”. O diretor brasiliense Érico Monnerat estava emocionado ao apresentar seu filme e equipe no palco do Cine Brasília e fez um pedido para a platéia: “Quero que vocês gostem do filme, só isso”.

O longa “O Céu sobre os Ombros” mostra três personagens: uma transexual que é professora e prostituta; um operador de telemarketing que é hare krishna e um escritor de contos pornográficos. No palco do Cine Brasilia o diretor Sergio Borges e o produtor Helvecio Marins agradeceram as pessoas que os ajudaram no projeto e apresentaram os atores e equipe técnica do filme.

Hoje, domingo, a Mostra Competitiva em 35mm apresentará o longa “Amor?”, de João Jardim, e os curtas “Café Aurora”, de Pablo Polo, e “A Mula Teimosa e o Controle Remoto”, de Hélio Villela Nunes.

A programação completa do Festival está em www.festbrasilia.com.br

Nenhum comentário: