quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CINEMA CEARÁ


Fest Cine Maracanaú


A Região Metropolitana de Fortaleza se prepara para receber seu primeiro festival de cinema, o I Festcinemaracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias.

O evento, com entrada franca, será realizado entre os dias 14 e 19 de dezembro, sempre às 19h, no Cine Teatro Dorian Sampaio.

A organização do festival recebeu mais de 500 inscrições de produções tanto nacionais quanto internacionais, oriundas de países como Argentina, México, Venezuela, Uruguai, Portugal e Chile, entre curtas e longas metragens e ainda produções em novas mídias, realizadas em celular, câmera digital e outros suportes.

No total, serão 29 longas - 10 Internacionais e 19 nacionais; 27 - novas mídias e 482 – curtas – 12 internacionais e 470 nacionais.

A programação também vai contar com seminários e palestras.

http://www.festcinemaracanau.com.br






Curta cearense "Princesa" fatura dois prêmios no Festival Primeiro Plano, de Juiz de Fora


O curta-metragem Princesa, vídeo realizado durante o ateliê Imagem e Narrativa do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, recebeu dois prêmios durante o Primeiro Plano 2010, Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades no último domingo, dia 21 de novembro.

Princesa recebeu o Melhor Primeiro Plano e o prêmio Melhor Atriz para Ana Luiza Rios que interpreta uma Branca de Neve anônima. O vídeo tem a direção da aluna Rafaela Diógenes e conta com uma equipe formada pelos alunos Leonardo Ferreira, Davi Queiroz, Victor Furtado, Amaro Jordan, Elisa Ratts, Lucas Coelho, Artur Mota, Ticiana Lima, Igor Vieira, William Alves, Natália Viana e Claudemyr Barata.



O curta mostra a trajetória de uma atriz de espetáculos infantis que vaga pelas ruas vestida de Branca de Neve. Mais gata borralheira do que qualquer outro personagem, ela convive com a frustração de conseguir atingir apenas a sombra de seus sonhos e fantasias.



O vídeo foi um dos exercícios realizados a partir das disciplinas que exploraram as estruturas narrativas e formas expressivas da contemporaneidade e que recebeu orientação de: Felipe Ribeiro, Glauber Filho, Sólon Ribeiro, Alexandre Veras, João Maria, Beatriz Furtado, Armando Praça, Márcio Câmara, Maria Camargo, Danilo Carvalho, Valdo Siqueira, Walmeri Ribeiro, Joel Yamaji e Frederico Benevides. Ainda monitoria dos vídeos: Gustavo Parente e Claugeane Costa (alunos da I turma)

O curso de Realização em Audiovisual está em sua segunda turma é coordenado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural

O que foi dito do curta no Primeiro Plano

Melhor Primeiro Plano: “Princesa”, de Rafaela Diógenes

Abrindo o filme com sua Branca de Neve anônima, Rafaela Diógenes concentra num só plano a pulsão de um filme inteiro.

Melhor Atriz para Ana Luiza Rios, por “Princesa”

Passar a emoção no olhar na expressão de um rosto é um privilégio para quem sabe se utilizar de sutilezas para transmitir uma emoção. É um privilégio também para aqueles que tem a oportunidade de ver nessa beleza um sentimento profundo, seja de amor ou ódio, seja de indiferença ou afeição. Ana Luiza nos deu esse privilégio.

Nenhum comentário: