terça-feira, 4 de maio de 2010

SHOWS

I Festival da Juventude

Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Tribo de Jah e a nova versão de Os Mutantes (foto ao lado) são atrações no Clube da Cofeco


De 03 a 06 de junho, o Ceará recebe o I Festival da Juventude – América Latina e as lutas juvenis. O evento, que acontece no Clube Cofeco (Rua Abreulândia, s/ nº, Sabiaguaba), irá reunir mais de três mil jovens que participarão de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, seminários e apresentações culturais. Os participantes também irão assistir aos shows de O Teatro Mágico, Mutantes, Actitud María Marta (Argentina), Tribo de Jah, Zeca Baleiro, Luiz Melodia e outras 40 bandas e grupos locais.

> Luiz Melodia

O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação, discussão e manifestação cultural. Durante o Festival, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”.

A programação do Festival será descentralizada e autogestionada. Com exceção das conferências, todas as outras atividades, que serão realizadas no evento, foram propostas por jovens de todo o Brasil e demais países da América Latina, por meio de inscrição gratuita no site. Dentre as atividades, está o Encontro Nacional da Juventude Kalunga; o Seminário “Transformação Social na Rede: Perspectivas de transformação social no contexto das novas tecnologias na comunicação”; oficinas de batucada, de dança, de vídeo e de artes marciais; apresentações de grupos de teatro, de dança e de música; exposições de artes; e saraus de poesias.

> Tribo de Jah

Também será realizada uma Feira de Economia Solidária, na qual as pessoas terão a oportunidade de comercializar materiais criados por jovens empreendedores em um local aberto e com uma grande variedade de produtos. Na feira, irá circular uma moeda social, otimizando a comercialização local dos produtos.

Programação

Quinta-feira - DIA 3

9h às 15h – Credenciamento
14h às 17h - Atividades autogestionárias
17h30 – Cortejo com o grupo Cia Bate Palmas
18h - Abertura oficial
18h30 – Apresentação do grupo Coda
19h30 - Apresentação do grupo Alegoria da Caverna
20h30 - Apresentação do grupo Unidos da Cachorra
21h30 - Show d’O Teatro Mágico
23h - Show d'Os Mutantes

Sexta-feira - DIA 4

08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
18h – Conferência
Mesa 1 - Mobilização Social: “A Participação da Juventude nos Processos de Mudança na América Latina”
19h30 - Apresentação do grupo Vitrola São Jorge
20h30 - Apresentação do grupo Dona Zefinha
21h30 - Show da Actitude María Marta (Argentina)
23h - Show da Tribo de Jah

Sábado - DIA 5

08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
15h às 16h30 - Conferência
Mesa 2 - “Apontando os desafios da PPJ no Brasil” -;
18h às19h30 - Mesa 3 - “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes - É Possível Unificas as Lutas das Juventudes?”
19h30 – Apresentação da banda ZàZ
20h30 – Apresentação da banda Fulô da Aurora
21h30 - Show de Luiz Melodia
23h - Show de Zeca Baleiro

Domingo - DIA 6

08h às 11h - Atividades autogestionárias
Encerramento








Carlinhos Perdigão em dois projetos musicais


Nos idos de 1960, o movimento tropicalista em nosso país contagiou o cenário cultural e inaugurou conceitos e tendências que passariam a ser incorporados pela arte do Brasil produzida a partir de então. E é dentro da arquitetura multifacetadamente psicodélica deste movimento que o professor de língua portuguesa, poeta e baterista Carlinhos Perdigão e banda pretendem mostrar o projeto “Força Tropical: uma viagem lítero-musical à Tropicália”. Assim, serão apresentadas músicas referenciais dessa época em meio a vídeos-cenários e performances poéticas.

Esse é apenas um dos projetos de Carlinhos para o mês de maio. "Força Tropical" estará sendo apresentado na quinta, dia 20,no Mercado dos Pinhões, às 20h30 e no Centro Cultural banco do Nordeste, dia 29/05, às 18h, dentro do Programa Literatura em Revista. Espetáculos gratuitos!

Já o projeto "Poemário Musical" será apresentado no Auditório do Centro Dragão do Mar, 23/05 e 30/05, 18h. Ingresso: R$ 2.

A palavra poesia, no universo literário, é tida como a mais refinada das paixões. Em torno desse aspecto, imagina-se que poetas, assim como leitores de poesia, sejam indivíduos singulares, com a mania de cultivar as letras. E isso significa querer saber das coisas, cultivar o intelecto e a força do entendimento. Em suma: ganhar capital cultural!

Toda linguagem tem seu quê de poesia. Mas a poesia é onde o “quê” da linguagem está mais em pauta. A poesia brinca com a linguagem. Chama atenção para as possibilidades de sentido. Explora coincidências sonoras entre palavras.

Assim, em torno de toda essa contextura, tem-se como certo que a música feita em nosso país alimenta-se fortemente da literatura poética. E este é o principal mote do espetáculo Poemário Musical, que deseja unir os belos universos da poesia ao da música.

Portanto, neste espetáculo, Carlinhos explora didática, poética e musicalmente a palavra, cantando-a, realizando performances poéticas (inclusive interagindo com o público presente!) e, sobretudo, contextualizando-a dentro da música pop atual, aqui referendada pelas composições do instrumentista-poeta-professor cearense Carlinhos Perdigão e de seus parceiros musicais neste trabalho.









Vem aí a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia

Evento apresenta um leque da diversidade musical de Fortaleza

> Banda Breculê, que acabou de lançar novo CD, é uma das atrações

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), realiza neste mês de maio a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. São 54 músicos e grupos musicais locais que se apresentarão em três fins de semana ao longo do mês, em três diferentes espaços culturais da cidade. A mostra tem início nos próximos dias 14, 15 e 16, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará).

> O reggae da banda Faculdade mental também estará na Mostra de Música de Fortaleza

Os grupos e músicos selecionados representam toda a diversidade musical de Fortaleza, indo do instrumental ao forró, do rock à música popular cearense, passando pelo reggae, ska, batuque percussivo, chorinho, frevo, marchinha, rap e blues. A seletiva aponta algumas surpresas, como o Quarteto de Trombones do Ceará. “Para nós, que já estamos há três lutando pela causa do trombonista no Estado, é uma satisfação imensa participar de um evento tão importante, que traz diversos estilos e gêneros musicais na sua pauta. Nosso trabalho é bem diferente do que está sendo feito aqui, portanto ter esse reconhecimento é muito bom”, avalia Isaías Alexandre, integrante do quarteto.



Os integrantes do grupo Bonecas da Barra fazem coro. Hoje formada por Glauco King (vocais), Felipe Sapo (baixo), Victor Bubu (guitarra), Rafael Sobral (bateria) e André Ressaca (guitarra), a banda de rock surgiu em 2004 sob a alcunha de Barra Doll’s com integrantes que não levavam a carreira musical muito à sério.

A partir de 2007, com uma nova formação, o grupo trocou de nome e decidiu seguir com mais profissionalismo.


> Banda Obskure mostra seu hea
vy metal

Com influências do punk rock e do rock clássico, de bandas como Sex Pistols e Rolling Stones, a Bonecas da Barra possui um repertório de canções autorais que tratam das experiências pessoais dos integrantes da banda e do dia a dia da Barra do Ceará.

Algumas dessas músicas compõem o CD “Batom Navalha”, o primeiro do grupo. “A nossa proposta ao participar da Mostra Petrúcio Maia é apresentar para a cidade a realidade do nosso bairro através da música”, planeja o guitarrista André Ressaca.

> Jazz e blues do guitarrista Felipe Cazaux

A III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia será realizada em três etapas, privilegiando espaços públicos referenciais da cidade, que garantem amplo acesso e acessibilidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, no CUCA Che Guevara, a partir das 18h; a segunda, de 21 a 23 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, a partir das 19h; e a terceira, de 28 a 30, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema), a partir de 18h.

Durante a realização do evento, um júri selecionará os doze melhores músicos ou grupos musicais para apresentação de shows na programação da IX Feira da Música, que se realiza em Fortaleza entre 18 e 21 de agosto.

>Regionalismo do grupo Fulô da Aurora

Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos.

Depois de realizadas duas edições nos anos 2006 e 2007, a mostra de 2010 ressurge sob novo formato e maior amplitude, antecedendo e inaugurando o circuito de intercâmbio musical semeado ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente do Brasil.


> Renegados: puro rock

A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.

Programação
1ª etapa
Local: CUCA Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Horário: a partir das 18h

DIA 14
18h - Coral Todos os cantos
18h45 - Esquina Brasil
19h30 - Breculê
20h15 - Babau do Pandeiro (foto)
21h - The Good Garden
21h45 - Quilombo Favela

DIA 15
18h - Grupo Murmurando
18h45 - Marimbanda
19h30 - Alegoria da Caverna
20h15 - Fulô da Aurora
21h - Ska Brothers
21h45 - Dona Zefinha

DIA 16
18h - Argonautas
18h45 - Assaré Band
19h30 - Fátima Santos
20h15 - Batuqueiros da Caravana Cultural
21h - Concreto e Asfalto
21h45 - Faculdade Mental

2ª etapa
Local: Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim)
Horário: a partir das19h

DIA 21
19h - Fulô de Araçá
19h45 - ZAZ
20h30 - Cumpade Barbosa & as Cumade
21h15 - Fabrício Pinheiro Diniz
22h - Plastique Noir
22h45 - Bonecas da Barra


DIA 22
19h - The Starlets
19h45 - Obskure
20h30 - Jonnata Doll & Os Garatos Solventes
21h15 - Facada
22h - My Fair Lady
22h45 - Thrunda

DIA 23
19h - Grupo Chorinho na Praia
19h45 - Eudes Fraga
20h30 - Babi Guedes
21h15 - Lúcio Ricardo
22h00 - Macula
22h45 - Joseph K?

3ª etapa
Local: Anfiteatro Flávio Ponte (Av. Beira-Mar – Volta da Jurema)
Horário: a partir das 18h


DIA 28
18h - Vozes de Cera
18h45 - Bernadinho Mota
19h30 - Marta Aurélia
20h15 - Renegados
21h - Gustavo Portela
21h45 - Francisco Adriano Costa

DIA 29
18h - Regional Chega e Chora
18h45 – Don’L
19h30 - Vitoriano
20h15 – Sanatório Geral
21h – Baque Lírico
21h45 - Messias Holanda

DIA 30
18h - Quarteto de Trombones do Estado do Ceará
18h45 - Fernando Rosa
19h30 - Felipe Cazaux
20h15 – Artigo 19
21h – Água de Quartinha
21h45 - Tailândia Montenegro

Serviço
III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. Mais informações nos sites: www.fortaleza.ce.gov.br / www.fortaleza.ce.gov.br/cultura ou através dos telefones: 3105-1358 (Secultfor) ou 3262-5011 (Prodisc).










Tributo ao Pessoal do Ceará

Após “Salve a Beleza”, Mona Gadelha mergulha em canções cearenses dos anos 70


Mal lançou seu quarto CD, “Salve a Beleza”, Mona Gadelha já se prepara para pôr no mercado um álbum dedicado à produção autoral de compositores cearenses na década de 70. Intitulado Praia Lírica - Um Tributo à Canção Cearense dos Anos 70, o disco traz no repertório músicas de Raimundo Fagner, Belchior, Ednardo, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Ricardo Bezerra, Brandão, entre outros autores que marcaram a chamada geração do “Pessoal do Ceará”. É um disco de voz e piano, aprovado na Lei Rouanet e teve apoio do Governo do Estado do Ceará e BNB. O disco está procurando os apoios finais para o lançamento, e deverá sair ainda neste semestre. A seleção inclui Astro Vagabundo (Fagner e Fausto Nilo), Noturno (tema de Caio Silvio e Graco que deu título ao álbum lançado por Fagner em 1979) e Flor da Paisagem (parceria de Robertinho de Recife e Fausto Nilo que batizou em 1977 o primeiro LP de Amelinha). Praia Lírica é álbum de voz e piano, gravado por Gadelha com Fernando Moura.
O disco “Salve a Beleza” conta com o amigos Moisés Santana (Apenas meninas) e Paulo Bira (Não ligo pra você) e trouxe músicas de outros autores como Rômulo Fróes (Ou nada), Edvaldo Santana (Sem cena), Fernando Chuí (Estrela morta), Sylvia Patrícia (Minha casa é você) e Álvaro Fernando (Gol).

Mona Gadelha é cantora, compositora, jornalista e produtora cultural. Formou-se em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará e fez pós-graduação em Globalização e Cultura na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo.
Lançou os CDs Mona Gadelha (Movieplay, 1996), Cenas & Dramas (Eldorado, 2000), Tudo se Move (Brazilbizz, 2004) e Salve a Beleza (Brazilbizz, 2010). Tudo se Move foi o seu maior sucesso e conseguiu ótima repercussão no Brasil e no mercado internacional, especialmente com a faixa "Saint-Denis-Cear", que foi incluída em diversas compilações lançadas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa.
Venceu o Concurso de Contos Femininos do Jornal O Povo, com júri presidido pelo escritor Moreira Campos, em 1980. Como escritora, publicou um perfil biográfico de José de Alencar (FDR, 2001) e o livros de contos Contagem Depressiva (1980). Foi também editora do semanário Meio & Mensagem, atuando ainda como jornalista na TV Manchete, O Povo e O Estado de São Paulo.
Mona Gadelha apresenta no próximo sábado o show de lançamento de “Salve a Beleza”, às 21h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). Entrada: 2kg de alimentos. Outras informações: 3488 8600.









+ SHOWS

+ ARTUR MENEZES – Show do guitarrista cearense + Rubber Soul (Beatles cover). Hoje (7), às 23 horas, no Órbita Bar (rua Dragão do Mar, 207 – P. de Iracema). R$ 15 – grátis para as 100 primeiras pessoas. Outras informações: 3453 1421.

+ BRECULÊ - A banda apresenta o show Vidas Volantes, com o repertório de seu primeiro disco, de mesmo nome, e músicas inéditas. Participação: Thiago Almeida (piano). Hoje (7), às 21 horas, no Sesc-Senac Iracema (rua Boris, 90 C & Praia de Iracema). Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) & CD à venda no local a R$ 15. Outras info.: 3452 1242.

+ ACERVO IMAGINÁRIO & Show dançante com a banda Os Transacionais (hoje/7) e tributo a Cássia Eller com Carol Oliveira & banda + DJ Marquinhos (amanhã/8). A partir das 22 horas, no Acervo Imaginário (José Avelino, 226 & Praia de Iracema). R$ 13 (até 0h) e R$ 15 (após 0h). Mais info.: 3221 4894.

+ CARLINHOS PALHANO & SAMBA DE MESA & Lançamento do novo CD do grupo com a presença de convidados. Hoje (7), a partir das 20 horas, no Terraço Bar e Restô (av Eduardo Girão, 1265 & Fátima). Ingresso: R$ 10 & universitárias, até 22h, entram de graça. Outras info.: 8837 1395.

+ REGIONAL HORA MARCADA & Chorinho e samba com o grupo + feijoada. Amanhã (8), às 13h30min, no Café Pagliuca (rua Barbosa de Freitas, 1035). Couvert: R$ 7. Reservas e outras info.: 3224 1903.

+ SOL MAIOR & O projeto apresenta o DJ Itaquê num set de lounge music. Hoje (7), às 17 horas, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia & Centro). Acesso gratuito.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ acheter cialis france
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis dove comprare
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis venta