Vem aí a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia
Evento apresenta um leque da diversidade musical de Fortaleza
> Banda Breculê, que acabou de lançar novo CD, é uma das atrações
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), realiza neste mês de maio a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. São 54 músicos e grupos musicais locais que se apresentarão em três fins de semana ao longo do mês, em três diferentes espaços culturais da cidade. A mostra tem início nos próximos dias 14, 15 e 16, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará).
> O reggae da banda Faculdade mental também estará na Mostra de Música de Fortaleza
Os grupos e músicos selecionados representam toda a diversidade musical de Fortaleza, indo do instrumental ao forró, do rock à música popular cearense, passando pelo reggae, ska, batuque percussivo, chorinho, frevo, marchinha, rap e blues. A seletiva aponta algumas surpresas, como o Quarteto de Trombones do Ceará. “Para nós, que já estamos há três lutando pela causa do trombonista no Estado, é uma satisfação imensa participar de um evento tão importante, que traz diversos estilos e gêneros musicais na sua pauta. Nosso trabalho é bem diferente do que está sendo feito aqui, portanto ter esse reconhecimento é muito bom”, avalia Isaías Alexandre, integrante do quarteto.
Os integrantes do grupo Bonecas da Barra fazem coro. Hoje formada por Glauco King (vocais), Felipe Sapo (baixo), Victor Bubu (guitarra), Rafael Sobral (bateria) e André Ressaca (guitarra), a banda de rock surgiu em 2004 sob a alcunha de Barra Doll’s com integrantes que não levavam a carreira musical muito à sério.
A partir de 2007, com uma nova formação, o grupo trocou de nome e decidiu seguir com mais profissionalismo.
> Banda Obskure mostra seu heavy metal
Com influências do punk rock e do rock clássico, de bandas como Sex Pistols e Rolling Stones, a Bonecas da Barra possui um repertório de canções autorais que tratam das experiências pessoais dos integrantes da banda e do dia a dia da Barra do Ceará.
Algumas dessas músicas compõem o CD “Batom Navalha”, o primeiro do grupo. “A nossa proposta ao participar da Mostra Petrúcio Maia é apresentar para a cidade a realidade do nosso bairro através da música”, planeja o guitarrista André Ressaca.
> Jazz e blues do guitarrista Felipe Cazaux
A III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia será realizada em três etapas, privilegiando espaços públicos referenciais da cidade, que garantem amplo acesso e acessibilidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, no CUCA Che Guevara, a partir das 18h; a segunda, de 21 a 23 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, a partir das 19h; e a terceira, de 28 a 30, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema), a partir de 18h.
Durante a realização do evento, um júri selecionará os doze melhores músicos ou grupos musicais para apresentação de shows na programação da IX Feira da Música, que se realiza em Fortaleza entre 18 e 21 de agosto.
>Regionalismo do grupo Fulô da Aurora
Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos.
Depois de realizadas duas edições nos anos 2006 e 2007, a mostra de 2010 ressurge sob novo formato e maior amplitude, antecedendo e inaugurando o circuito de intercâmbio musical semeado ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente do Brasil.
> Renegados: puro rock
A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.
Programação
1ª etapa
Local: CUCA Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Horário: a partir das 18h
DIA 14
18h - Coral Todos os cantos
18h45 - Esquina Brasil
19h30 - Breculê
20h15 - Babau do Pandeiro (foto)
21h - The Good Garden
21h45 - Quilombo Favela
DIA 15
18h - Grupo Murmurando
18h45 - Marimbanda
19h30 - Alegoria da Caverna
20h15 - Fulô da Aurora
21h - Ska Brothers
21h45 - Dona Zefinha
DIA 16
18h - Argonautas
18h45 - Assaré Band
19h30 - Fátima Santos
20h15 - Batuqueiros da Caravana Cultural
21h - Concreto e Asfalto
21h45 - Faculdade Mental
2ª etapa
Local: Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim)
Horário: a partir das19h
DIA 21
19h - Fulô de Araçá
19h45 - ZAZ
20h30 - Cumpade Barbosa & as Cumade
21h15 - Fabrício Pinheiro Diniz
22h - Plastique Noir
22h45 - Bonecas da Barra
DIA 22
19h - The Starlets
19h45 - Obskure
20h30 - Jonnata Doll & Os Garatos Solventes
21h15 - Facada
22h - My Fair Lady
22h45 - Thrunda
DIA 23
19h - Grupo Chorinho na Praia
19h45 - Eudes Fraga
20h30 - Babi Guedes
21h15 - Lúcio Ricardo
22h00 - Macula
22h45 - Joseph K?
3ª etapa
Local: Anfiteatro Flávio Ponte (Av. Beira-Mar – Volta da Jurema)
Horário: a partir das 18h
DIA 28
18h - Vozes de Cera
18h45 - Bernadinho Mota
19h30 - Marta Aurélia
20h15 - Renegados
21h - Gustavo Portela
21h45 - Francisco Adriano Costa
DIA 29
18h - Regional Chega e Chora
18h45 – Don’L
19h30 - Vitoriano
20h15 – Sanatório Geral
21h – Baque Lírico
21h45 - Messias Holanda
DIA 30
18h - Quarteto de Trombones do Estado do Ceará
18h45 - Fernando Rosa
19h30 - Felipe Cazaux
20h15 – Artigo 19
21h – Água de Quartinha
21h45 - Tailândia Montenegro
Serviço
III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. Mais informações nos sites: www.fortaleza.ce.gov.br / www.fortaleza.ce.gov.br/cultura ou através dos telefones: 3105-1358 (Secultfor) ou 3262-5011 (Prodisc).
Tributo ao Pessoal do Ceará
Após “Salve a Beleza”, Mona Gadelha mergulha em canções cearenses dos anos 70
Mal lançou seu quarto CD, “Salve a Beleza”, Mona Gadelha já se prepara para pôr no mercado um álbum dedicado à produção autoral de compositores cearenses na década de 70. Intitulado Praia Lírica - Um Tributo à Canção Cearense dos Anos 70, o disco traz no repertório músicas de Raimundo Fagner, Belchior, Ednardo, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Ricardo Bezerra, Brandão, entre outros autores que marcaram a chamada geração do “Pessoal do Ceará”. É um disco de voz e piano, aprovado na Lei Rouanet e teve apoio do Governo do Estado do Ceará e BNB. O disco está procurando os apoios finais para o lançamento, e deverá sair ainda neste semestre. A seleção inclui Astro Vagabundo (Fagner e Fausto Nilo), Noturno (tema de Caio Silvio e Graco que deu título ao álbum lançado por Fagner em 1979) e Flor da Paisagem (parceria de Robertinho de Recife e Fausto Nilo que batizou em 1977 o primeiro LP de Amelinha). Praia Lírica é álbum de voz e piano, gravado por Gadelha com Fernando Moura.
O disco “Salve a Beleza” conta com o amigos Moisés Santana (Apenas meninas) e Paulo Bira (Não ligo pra você) e trouxe músicas de outros autores como Rômulo Fróes (Ou nada), Edvaldo Santana (Sem cena), Fernando Chuí (Estrela morta), Sylvia Patrícia (Minha casa é você) e Álvaro Fernando (Gol).
Mona Gadelha é cantora, compositora, jornalista e produtora cultural. Formou-se em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará e fez pós-graduação em Globalização e Cultura na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo.
Lançou os CDs Mona Gadelha (Movieplay, 1996), Cenas & Dramas (Eldorado, 2000), Tudo se Move (Brazilbizz, 2004) e Salve a Beleza (Brazilbizz, 2010). Tudo se Move foi o seu maior sucesso e conseguiu ótima repercussão no Brasil e no mercado internacional, especialmente com a faixa "Saint-Denis-Cear", que foi incluída em diversas compilações lançadas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa.
Venceu o Concurso de Contos Femininos do Jornal O Povo, com júri presidido pelo escritor Moreira Campos, em 1980. Como escritora, publicou um perfil biográfico de José de Alencar (FDR, 2001) e o livros de contos Contagem Depressiva (1980). Foi também editora do semanário Meio & Mensagem, atuando ainda como jornalista na TV Manchete, O Povo e O Estado de São Paulo.
Mona Gadelha apresenta no próximo sábado o show de lançamento de “Salve a Beleza”, às 21h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). Entrada: 2kg de alimentos. Outras informações: 3488 8600.
Brasil e a música celta
CD de Carlos Núñez traz Adriana Calcanhotto, Dominguinhos e Carlinhos Brown
Natural da Galícia, o cantor Carlos Núñez é uma das referências atuais da música celta. Em seu sétimo álbum, Alborada do Brasil (2009), Núñez procura realçar a influência e a presença da cultura celta no Brasil. O disco - parcialmente gravado no Brasil, com faixas produzidas por Alê Siqueira e por Mario Caldato - editado no mercado nacional pela gravadora Sony Music ainda neste mês de março de 2010.
Alborada do Brasil conta com a presença de artistas como a gaúcha Adriana Calcanhotto (em Gaita, tema do Sul do Brasil), o pernambucano Dominguinhos (em Xotes Universitários), o baiano Carlinhos Brown (voz e percussão em Padaria Elétrica da Barra) e o carioca Wilson das Neves (em Alvorada de Cartola). Já a faixa que abre o álbum - Alborada de Rosalía, da lavra de Rosalía de Castro (1837 - 1885), ícone da cultura galega - traz a voz de Fernanda Takai. Também participam do disco nomes como Lenine (convidado de Nau Bretoa), Luiza Maita (voz em Coração Brasileiro) e o violonista Yamandú Costa (no medley que une Assum Preto e Asa Branca, encerrando o CD).
Aviões do Forró lança novo CD
Festa Aviões Limits marca o início da parceria com a gravadora Som Livre
Formada em 2002, a banda Aviões do Forró se tornou referência da boa música nordestina. Seus álbuns e shows atingem milhares de pessoas em todo o Brasil. O terceiro CD, lançado em 2005, vendeu 800 mil cópias e consolidou a trajetória do grupo formado pelos vocalistas Xand Avião e Solange Almeida. Apostando no talento da banda cearense, a Som Livre lança agora seu sétimo álbum, só com inéditas. Aviões do Forró – Volume 7 inclui músicas que já estão na boca do povo, como “Pegadinha do Inglês” (Nego John), que abre o repertório, e “Pare Com Isso” (Os Nonatos).
A banda que já reuniu 60 mil pessoas em show no Maranhão pretende alcançar o mesmo sucesso de álbuns anteriores, apostando no forró-pop. As letras trazem uma linguagem diferente do forró clássico, se distanciando de temas como o sofrimento do nordestino. Mas não esquecem as raízes do ritmo, tendo como referência músicos como Luiz Gonzaga. O repertório popular atinge um público jovem por falar sobre relações amorosas, sem deixar de lado o ritmo dançante e animado.
Um dos compositores mais tocados pelo grupo não poderia ficar de fora deste novo trabalho. Dorgival Dantas entra no repertório com as faixas “Coração Teimoso” e “Forró Só Presta Assim”. Ainda no álbum, as divertidas “Dá Beijinho que Passa” (Nego John / Brinco de Ouro), “Não Tô Bebendo Nada” (Zélia Santti / Zé Maria), “Motivos Para Beber” (Zélia Santti / Zé Maria), “Pare de Fumar” (Os Nonatos) e “O Saco E O Lixo” (Chrystian Lima / Leo Moraes). “Feito Capim” (Rodrigo Mell / Elvis Pires) – primeira música de trabalho do CD -, “Está Carente” (Rodrigo Mell / Elvis Pires), “Bem Feito” (Os Nonatos), “Já Foi” (Zélia Santti), “Coração Traiçoeiro” (Rita de Cássia), “Se Livra Dela” (Chrystian Lima / Ivo Lima), “Se Deu Mal” (Chrystian Lima / Rodrigo Mell / Elvis Pires) e “Quando eu Saí” (Rita de Cássia) completam o repertório.
O grupo Aviões do Forró foi formado por quatro empresários de Fortaleza (CE), em agosto de 2002. A escolha começou pelos vocalistas Xand e Solange Almeida, logo depois os músicos e, claro, o corpo de baile que é marca registrada da banda de forró. A escolha do repertório passaria, então, pelo vaneirão – tipo de forró conhecido no nordeste – o arrastado pé-de-serra – característico do interior do Ceará – além do forró romântico.
O primeiro trabalho alcançou mais de 200 mil cópias, mas o recorde de vendas foi atingido com o terceiro lançamento. Com 800 mil cópias, o álbum consolidou a banda não só no nordeste como em todo o Brasil. O grupo também lançou um DVD só com canções inéditas.
Os shows do Aviões do Forró reúnem um grande público, todos com mais de 15 mil pessoas. O sucesso do grupo rendeu um convite para cantarem com Ivete Sangalo no DVD e CD Pode Entrar, lançado em 2009. O grupo também participa de grandes eventos e festivais, como o festival de Verão de Salvador e o carnaval na mesma cidade.
Com seis CDs gravados de forma independente, a banda que já levou o som nordestino para os Estados Unidos, se alia a uma grande gravadora para o lançamento do novo álbum.
No Forró no Sítio, a A3 Entretenimento promoveu a festa Aviões Limits. O evento foi um ensaio exclusivo da banda Aviões do Forró e também uma prévia da turnê de lançamento do disco Aviões do Forró Vol.7, lançado pela gravadora Som Livre. O sétimo disco da banda contém 17 faixas, trazendo composições inéditas e hits estourados como “Feito Capim” e “Pare com isso”.
A Aviões Limits contou com participações do sanfoneiro e compositor Dorgival Dantas e da banda Boca a Boca.
Segundo Ângelo Roncalli, diretor da A3 Entretenimento, a proposta do Aviões Limits é quebrar alguns preconceitos que ainda existem em torno do forró. “Há muitos anos o forró é o ritmo que embala as noites cearenses, tornando-se assim marca registrada do Estado. Queremos mostrar que o forró tem qualidade para ser ouvido e dançado por todas as classes sociais. Para isso apostamos na remodelação das composições, com letras mais leves”, afirma.
Sobre a Aviões do Forró: formada em agosto de 2002 por quatro empresários do ramo de entretenimento em Fortaleza(CE). O processo de montagem do grupo foi feito primeiro com a escolha dos cantores Xand e Solange, depois os músicos, e posteriormente o corpo de baile. Já a escolha do repertório, a A3 Entretenimento, empresa responsável pela produção da banda nos shows teve a preocupação de selecionar músicas que pudessem agradar todos os públicos do forró.
Evento apresenta um leque da diversidade musical de Fortaleza
> Banda Breculê, que acabou de lançar novo CD, é uma das atrações
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), realiza neste mês de maio a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. São 54 músicos e grupos musicais locais que se apresentarão em três fins de semana ao longo do mês, em três diferentes espaços culturais da cidade. A mostra tem início nos próximos dias 14, 15 e 16, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará).
> O reggae da banda Faculdade mental também estará na Mostra de Música de Fortaleza
Os grupos e músicos selecionados representam toda a diversidade musical de Fortaleza, indo do instrumental ao forró, do rock à música popular cearense, passando pelo reggae, ska, batuque percussivo, chorinho, frevo, marchinha, rap e blues. A seletiva aponta algumas surpresas, como o Quarteto de Trombones do Ceará. “Para nós, que já estamos há três lutando pela causa do trombonista no Estado, é uma satisfação imensa participar de um evento tão importante, que traz diversos estilos e gêneros musicais na sua pauta. Nosso trabalho é bem diferente do que está sendo feito aqui, portanto ter esse reconhecimento é muito bom”, avalia Isaías Alexandre, integrante do quarteto.
Os integrantes do grupo Bonecas da Barra fazem coro. Hoje formada por Glauco King (vocais), Felipe Sapo (baixo), Victor Bubu (guitarra), Rafael Sobral (bateria) e André Ressaca (guitarra), a banda de rock surgiu em 2004 sob a alcunha de Barra Doll’s com integrantes que não levavam a carreira musical muito à sério.
A partir de 2007, com uma nova formação, o grupo trocou de nome e decidiu seguir com mais profissionalismo.
> Banda Obskure mostra seu heavy metal
Com influências do punk rock e do rock clássico, de bandas como Sex Pistols e Rolling Stones, a Bonecas da Barra possui um repertório de canções autorais que tratam das experiências pessoais dos integrantes da banda e do dia a dia da Barra do Ceará.
Algumas dessas músicas compõem o CD “Batom Navalha”, o primeiro do grupo. “A nossa proposta ao participar da Mostra Petrúcio Maia é apresentar para a cidade a realidade do nosso bairro através da música”, planeja o guitarrista André Ressaca.
> Jazz e blues do guitarrista Felipe Cazaux
A III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia será realizada em três etapas, privilegiando espaços públicos referenciais da cidade, que garantem amplo acesso e acessibilidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, no CUCA Che Guevara, a partir das 18h; a segunda, de 21 a 23 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, a partir das 19h; e a terceira, de 28 a 30, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema), a partir de 18h.
Durante a realização do evento, um júri selecionará os doze melhores músicos ou grupos musicais para apresentação de shows na programação da IX Feira da Música, que se realiza em Fortaleza entre 18 e 21 de agosto.
>Regionalismo do grupo Fulô da Aurora
Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos.
Depois de realizadas duas edições nos anos 2006 e 2007, a mostra de 2010 ressurge sob novo formato e maior amplitude, antecedendo e inaugurando o circuito de intercâmbio musical semeado ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente do Brasil.
> Renegados: puro rock
A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.
Programação
1ª etapa
Local: CUCA Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Horário: a partir das 18h
DIA 14
18h - Coral Todos os cantos
18h45 - Esquina Brasil
19h30 - Breculê
20h15 - Babau do Pandeiro (foto)
21h - The Good Garden
21h45 - Quilombo Favela
DIA 15
18h - Grupo Murmurando
18h45 - Marimbanda
19h30 - Alegoria da Caverna
20h15 - Fulô da Aurora
21h - Ska Brothers
21h45 - Dona Zefinha
DIA 16
18h - Argonautas
18h45 - Assaré Band
19h30 - Fátima Santos
20h15 - Batuqueiros da Caravana Cultural
21h - Concreto e Asfalto
21h45 - Faculdade Mental
2ª etapa
Local: Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim)
Horário: a partir das19h
DIA 21
19h - Fulô de Araçá
19h45 - ZAZ
20h30 - Cumpade Barbosa & as Cumade
21h15 - Fabrício Pinheiro Diniz
22h - Plastique Noir
22h45 - Bonecas da Barra
DIA 22
19h - The Starlets
19h45 - Obskure
20h30 - Jonnata Doll & Os Garatos Solventes
21h15 - Facada
22h - My Fair Lady
22h45 - Thrunda
DIA 23
19h - Grupo Chorinho na Praia
19h45 - Eudes Fraga
20h30 - Babi Guedes
21h15 - Lúcio Ricardo
22h00 - Macula
22h45 - Joseph K?
3ª etapa
Local: Anfiteatro Flávio Ponte (Av. Beira-Mar – Volta da Jurema)
Horário: a partir das 18h
DIA 28
18h - Vozes de Cera
18h45 - Bernadinho Mota
19h30 - Marta Aurélia
20h15 - Renegados
21h - Gustavo Portela
21h45 - Francisco Adriano Costa
DIA 29
18h - Regional Chega e Chora
18h45 – Don’L
19h30 - Vitoriano
20h15 – Sanatório Geral
21h – Baque Lírico
21h45 - Messias Holanda
DIA 30
18h - Quarteto de Trombones do Estado do Ceará
18h45 - Fernando Rosa
19h30 - Felipe Cazaux
20h15 – Artigo 19
21h – Água de Quartinha
21h45 - Tailândia Montenegro
Serviço
III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. Mais informações nos sites: www.fortaleza.ce.gov.br / www.fortaleza.ce.gov.br/cultura ou através dos telefones: 3105-1358 (Secultfor) ou 3262-5011 (Prodisc).
Tributo ao Pessoal do Ceará
Após “Salve a Beleza”, Mona Gadelha mergulha em canções cearenses dos anos 70
Mal lançou seu quarto CD, “Salve a Beleza”, Mona Gadelha já se prepara para pôr no mercado um álbum dedicado à produção autoral de compositores cearenses na década de 70. Intitulado Praia Lírica - Um Tributo à Canção Cearense dos Anos 70, o disco traz no repertório músicas de Raimundo Fagner, Belchior, Ednardo, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Ricardo Bezerra, Brandão, entre outros autores que marcaram a chamada geração do “Pessoal do Ceará”. É um disco de voz e piano, aprovado na Lei Rouanet e teve apoio do Governo do Estado do Ceará e BNB. O disco está procurando os apoios finais para o lançamento, e deverá sair ainda neste semestre. A seleção inclui Astro Vagabundo (Fagner e Fausto Nilo), Noturno (tema de Caio Silvio e Graco que deu título ao álbum lançado por Fagner em 1979) e Flor da Paisagem (parceria de Robertinho de Recife e Fausto Nilo que batizou em 1977 o primeiro LP de Amelinha). Praia Lírica é álbum de voz e piano, gravado por Gadelha com Fernando Moura.
O disco “Salve a Beleza” conta com o amigos Moisés Santana (Apenas meninas) e Paulo Bira (Não ligo pra você) e trouxe músicas de outros autores como Rômulo Fróes (Ou nada), Edvaldo Santana (Sem cena), Fernando Chuí (Estrela morta), Sylvia Patrícia (Minha casa é você) e Álvaro Fernando (Gol).
Mona Gadelha é cantora, compositora, jornalista e produtora cultural. Formou-se em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará e fez pós-graduação em Globalização e Cultura na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo.
Lançou os CDs Mona Gadelha (Movieplay, 1996), Cenas & Dramas (Eldorado, 2000), Tudo se Move (Brazilbizz, 2004) e Salve a Beleza (Brazilbizz, 2010). Tudo se Move foi o seu maior sucesso e conseguiu ótima repercussão no Brasil e no mercado internacional, especialmente com a faixa "Saint-Denis-Cear", que foi incluída em diversas compilações lançadas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa.
Venceu o Concurso de Contos Femininos do Jornal O Povo, com júri presidido pelo escritor Moreira Campos, em 1980. Como escritora, publicou um perfil biográfico de José de Alencar (FDR, 2001) e o livros de contos Contagem Depressiva (1980). Foi também editora do semanário Meio & Mensagem, atuando ainda como jornalista na TV Manchete, O Povo e O Estado de São Paulo.
Mona Gadelha apresenta no próximo sábado o show de lançamento de “Salve a Beleza”, às 21h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). Entrada: 2kg de alimentos. Outras informações: 3488 8600.
Brasil e a música celta
CD de Carlos Núñez traz Adriana Calcanhotto, Dominguinhos e Carlinhos Brown
Natural da Galícia, o cantor Carlos Núñez é uma das referências atuais da música celta. Em seu sétimo álbum, Alborada do Brasil (2009), Núñez procura realçar a influência e a presença da cultura celta no Brasil. O disco - parcialmente gravado no Brasil, com faixas produzidas por Alê Siqueira e por Mario Caldato - editado no mercado nacional pela gravadora Sony Music ainda neste mês de março de 2010.
Alborada do Brasil conta com a presença de artistas como a gaúcha Adriana Calcanhotto (em Gaita, tema do Sul do Brasil), o pernambucano Dominguinhos (em Xotes Universitários), o baiano Carlinhos Brown (voz e percussão em Padaria Elétrica da Barra) e o carioca Wilson das Neves (em Alvorada de Cartola). Já a faixa que abre o álbum - Alborada de Rosalía, da lavra de Rosalía de Castro (1837 - 1885), ícone da cultura galega - traz a voz de Fernanda Takai. Também participam do disco nomes como Lenine (convidado de Nau Bretoa), Luiza Maita (voz em Coração Brasileiro) e o violonista Yamandú Costa (no medley que une Assum Preto e Asa Branca, encerrando o CD).
Aviões do Forró lança novo CD
Festa Aviões Limits marca o início da parceria com a gravadora Som Livre
Formada em 2002, a banda Aviões do Forró se tornou referência da boa música nordestina. Seus álbuns e shows atingem milhares de pessoas em todo o Brasil. O terceiro CD, lançado em 2005, vendeu 800 mil cópias e consolidou a trajetória do grupo formado pelos vocalistas Xand Avião e Solange Almeida. Apostando no talento da banda cearense, a Som Livre lança agora seu sétimo álbum, só com inéditas. Aviões do Forró – Volume 7 inclui músicas que já estão na boca do povo, como “Pegadinha do Inglês” (Nego John), que abre o repertório, e “Pare Com Isso” (Os Nonatos).
A banda que já reuniu 60 mil pessoas em show no Maranhão pretende alcançar o mesmo sucesso de álbuns anteriores, apostando no forró-pop. As letras trazem uma linguagem diferente do forró clássico, se distanciando de temas como o sofrimento do nordestino. Mas não esquecem as raízes do ritmo, tendo como referência músicos como Luiz Gonzaga. O repertório popular atinge um público jovem por falar sobre relações amorosas, sem deixar de lado o ritmo dançante e animado.
Um dos compositores mais tocados pelo grupo não poderia ficar de fora deste novo trabalho. Dorgival Dantas entra no repertório com as faixas “Coração Teimoso” e “Forró Só Presta Assim”. Ainda no álbum, as divertidas “Dá Beijinho que Passa” (Nego John / Brinco de Ouro), “Não Tô Bebendo Nada” (Zélia Santti / Zé Maria), “Motivos Para Beber” (Zélia Santti / Zé Maria), “Pare de Fumar” (Os Nonatos) e “O Saco E O Lixo” (Chrystian Lima / Leo Moraes). “Feito Capim” (Rodrigo Mell / Elvis Pires) – primeira música de trabalho do CD -, “Está Carente” (Rodrigo Mell / Elvis Pires), “Bem Feito” (Os Nonatos), “Já Foi” (Zélia Santti), “Coração Traiçoeiro” (Rita de Cássia), “Se Livra Dela” (Chrystian Lima / Ivo Lima), “Se Deu Mal” (Chrystian Lima / Rodrigo Mell / Elvis Pires) e “Quando eu Saí” (Rita de Cássia) completam o repertório.
O grupo Aviões do Forró foi formado por quatro empresários de Fortaleza (CE), em agosto de 2002. A escolha começou pelos vocalistas Xand e Solange Almeida, logo depois os músicos e, claro, o corpo de baile que é marca registrada da banda de forró. A escolha do repertório passaria, então, pelo vaneirão – tipo de forró conhecido no nordeste – o arrastado pé-de-serra – característico do interior do Ceará – além do forró romântico.
O primeiro trabalho alcançou mais de 200 mil cópias, mas o recorde de vendas foi atingido com o terceiro lançamento. Com 800 mil cópias, o álbum consolidou a banda não só no nordeste como em todo o Brasil. O grupo também lançou um DVD só com canções inéditas.
Os shows do Aviões do Forró reúnem um grande público, todos com mais de 15 mil pessoas. O sucesso do grupo rendeu um convite para cantarem com Ivete Sangalo no DVD e CD Pode Entrar, lançado em 2009. O grupo também participa de grandes eventos e festivais, como o festival de Verão de Salvador e o carnaval na mesma cidade.
Com seis CDs gravados de forma independente, a banda que já levou o som nordestino para os Estados Unidos, se alia a uma grande gravadora para o lançamento do novo álbum.
No Forró no Sítio, a A3 Entretenimento promoveu a festa Aviões Limits. O evento foi um ensaio exclusivo da banda Aviões do Forró e também uma prévia da turnê de lançamento do disco Aviões do Forró Vol.7, lançado pela gravadora Som Livre. O sétimo disco da banda contém 17 faixas, trazendo composições inéditas e hits estourados como “Feito Capim” e “Pare com isso”.
A Aviões Limits contou com participações do sanfoneiro e compositor Dorgival Dantas e da banda Boca a Boca.
Segundo Ângelo Roncalli, diretor da A3 Entretenimento, a proposta do Aviões Limits é quebrar alguns preconceitos que ainda existem em torno do forró. “Há muitos anos o forró é o ritmo que embala as noites cearenses, tornando-se assim marca registrada do Estado. Queremos mostrar que o forró tem qualidade para ser ouvido e dançado por todas as classes sociais. Para isso apostamos na remodelação das composições, com letras mais leves”, afirma.
Sobre a Aviões do Forró: formada em agosto de 2002 por quatro empresários do ramo de entretenimento em Fortaleza(CE). O processo de montagem do grupo foi feito primeiro com a escolha dos cantores Xand e Solange, depois os músicos, e posteriormente o corpo de baile. Já a escolha do repertório, a A3 Entretenimento, empresa responsável pela produção da banda nos shows teve a preocupação de selecionar músicas que pudessem agradar todos os públicos do forró.
Um comentário:
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ acheter cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ commander cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis generico
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis
Postar um comentário