terça-feira, 4 de maio de 2010

DANÇA


PENSE E DANCE

Espetáculos abordam as distintas formas de habitar a cidade


Permanências Urbanas. Apresentações acontecem no Centro Dragão do Mar e Sesc Senac Iracema


Fazer dançar o pensamento. Esta é a essência do projeto Permanências Urbanas, que apresenta, gratuitamente, nesta quinta e sexta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e nos dias 18 e 19, no Sesc Senac Iracema, sempre às 20h, os criativos espetáculos dos alunos que estão encerrando a 2ª turma do Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Dança. Parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/CE, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC e a Secretaria de Cultura do Estado, o curso vem sendo pioneiro na democratização do acesso à formação profissionalizante de qualidade numa área com carência de oportunidades formativas no Estado: a dança.
Ao todo são 31 alunos que estão concluindo a 2ª turma do curso, que iniciou em setembro de 2008, a partir de um processo seletivo que disponibilizou 40 vagas, das quais 25% do total (10 vagas) foram preenchidas por alunos residentes em outros municípios, como Paracuru, Guaiúba, Russas, Horizonte, Maracanaú, Cascavel e Caucaia. Selecionados mediante audição (aulas práticas, entrevistas e mostra de trabalhos autorais), bem como análise de currículos, os alunos tiveram a oportunidade de estudar e aprofundar, gratuitamente, os conhecimentos acerca da dança, através de um programa pedagógico, devidamente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, distribuído ao longo de aproximadamente dois anos, incluindo estágios supervisionados, contando com disciplinas gerais e específicas, teóricas e práticas, contabilizando um total de 1.316 horas / aula. O quadro do corpo docente foi formado por especialistas, mestres e doutores do Ceará e de outros estados do Brasil.

A grande maioria dos inscritos tem origem em bairros periféricos de Fortaleza, registrando passagem por projetos sociais, academias (como bolsistas, a maioria) e de grupos independentes, profissionais e amadores, com renda familiar equivalente ou pouco superior a um salário mínimo. A média de idade ficou entre 18 e 23 anos. Muitos já atuavam como professores, sem terem tido, no entanto, formação adequada para tal. Este perfil revela que a grande demanda de profissionalização na área da dança realmente provém das classes média e baixa da população.
De acordo com a diretora de Educação Profissional do Senac/CE, Mazza Maciel, a iniciativa do curso foi de extrema importância para os profissionais em nosso Estado ligados a arte. “O resultado proporcionado são coreografias e espetáculos grandiosos que nos emocionam ao constatarmos que novas perspectivas técnicas, artísticas e profissionais foram adquiridas com o curso”, afirmou a diretora. Ela ressaltou ainda que, como o Ceará ainda não dispõe de uma Graduação em Dança, e nenhuma outra iniciativa credencia ou legitima o ensino formal da dança além das academias particulares.

Segundo a coreógrafa Andréa Bardawil, coordenadora pedagógica do Projeto Permanências Urbanas, os espetáculos produzidos pelos alunos tiveram a orientação de alguns professores convidados, como Gustavo Ciríaco e Paulo Caldas, ambos do Rio de Janeiro. “O nome Permanências Urbanas foi escolhido porque todos os 09 trabalhos autorais dos alunos têm fortes referências às cenas urbanas e às distintas formas de habitar a cidade, bem como remetem a fragmentos de experiências e impressões de uma realidade que nunca é uma só”, explicou Andréa Bardawil.


Serviço:
Permanências Urbanas
Entrada franca
Informações: 3254 6791
Ato I – Teatro Dragão do Mar, dias 07 e 08 de maio, 20h
Trabalhos apresentados:
-Minha nossa dança de cada dia (Roberta Bernardo);
-Ma vie (Aspásia Mariana);
-Catecismo: 1º andar (Paulo José);
- …e nada mais! (Emannuel Breno)
* No dia 07 de maio, antes da apresentação dos espetáculos, acontece uma breve solenidade de encerramento do curso.
Ato II – Teatro do Sesc Senac Iracema, dias 18 e 19 de maio, 20h
Trabalhos apresentados:
-O Pensamento se faz na Boca (Luiz Otávio Queiróz);
-Como é sentir? (Jamille Morais);
-Julieta (Junior Mendes);
-Escorredouro (Thatiane Paiva);
-Cavalos (Daniel Pizamiglio e Andréia Pires)






+ DANÇA

+ EM QUATRO COMPARTIMENTOS – A Cia. Balé Baião de Dança Contemporânea, sob a direção de Gerson Moreno, apresenta quatro momentos - Menino não Dança, Cumplicidade na Contramão, Amores Difíceis e Submerso – dentro do projeto Quinta com Dança. Às quintas-feiras de maio, sempre às 20 horas, no teatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Outras info.: 3488 8600.


Nenhum comentário: