Instituição mantida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) reafirma seu compromisso em manter viva a memória do estado e democratizar o acesso ao conhecimento
O Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec) é uma instituição fundamental à preservação da memória documental e promoção do acesso à informação. Em 2025, o espaço cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), completa 93 anos de serviços à população cearense.
Para celebrar a data, o Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará, promove uma programação especial para o público. No dia 4 de fevereiro, a partir das 14 horas, no Arquivo Público do Ceará, acontece uma mesa de debate com a presença dos três últimos diretores que passaram pelo Apec.
A iniciativa propõe um momento de reflexão sobre os desafios e conquistas da instituição ao longo das décadas. Com mediação da diretora do Arquivo Público do Estado do Ceará, Janaína Ilara, o debate conta com as presenças e colaborações de Walda Wayne, Mardonio Guedes e Márcio Porto.
Além desse encontro, será inaugurada uma exposição especial com materiais históricos do acervo do Apec, destacando documentos que contam a história do Ceará sob diferentes perspectivas. Outro destaque da celebração é o lançamento do circuito de palestras “Arquivo, Informação e Conexão”.
Ciclo de palestras
A iniciativa “Arquivo, Informação e Conexão” busca aproximar o Apec de pesquisadores, estudantes e demais interessados na história documental. As palestras são mensais e acontecem às quinta-feiras, até o fim do ano. O primeiro ciclo de palestras abordarão os temas.
“Associação Anistia 64/68” (27/03), “Memórias Reveladas” (25/04), “Educação” (29/05) e “Governo do Estado” (26/06). O Arquivo Público do Estado do Ceará é responsável pela gestão, recolhimento e preservação dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Estadual. Este espaço cultural garante o acesso aos documentos sob sua guarda, promovendo a pesquisa e o conhecimento da história.
Seu acervo, constituído ao longo de quase um século, guarda registros fundamentais para a compreensão da história social, política e econômica do estado. Assim, ao longo de sua trajetória, o Arquivo Público consolidou-se como um espaço de referência para pesquisadores, estudantes e cidadãos interessados em compreender a história do Ceará por meio de suas fontes primárias.
A celebração dos 93 anos do Apec reforça a importância da preservação da história para a construção do futuro. A partir dessa programação especial, a instituição reafirma seu compromisso em manter viva a memória do estado e democratizar o acesso ao conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário