Até sábado (08), o Sobrado da Abolição realiza a sexta edição do festival Festejos da Liberdade, em Pacatuba (CE). Dentre as mais diversas apresentações que traduzem a diversidade cultural da região da Serra da Aratanha, se destacam os espetáculos de música e dança que representam a culminância dos Programas de Formação do Centro Cultural Eduardo Campos. As formações acontecem no sobrado e beneficiam crianças e adolescentes com formações artísticas.
Nos dias 07 e 08/02, às 19h, sobe ao palco o espetáculo De Brincadeira, culminância do módulo sobre composição do Curso Básico em Dança (CBD). Criadoras-intérpretes do trabalho, 19 crianças levam para as cenas um mundo possível construído a partir dos espaços das brincadeiras e dos jogos, onde habitam os imaginários infantis.
Encerrando o festival no sábado (08/02), às 18h, seis participantes do Curso Básico em Música (CBM) apresentam juntos, o recital de conclusão de curso que considera o gosto musical de cada um. Rock, músicas clássicas e românticas, além de temas de anime são executados pelos jovens em violino, teclado e flauta.
Antes das apresentações, das 14h às 16h, acontece ainda no sábado uma roda de conversa com o produtor Lindemberg Freitas. Ele aborda o tema Estratégias para Manter a Cultura Viva: CNPJ e Formalização Jurídica no Setor Cultural, propondo uma reflexão aos gestores e profissionais da área com foco no desenvolvimento econômico.
Até o dia 08 de fevereiro, das 16h às 18h, o festival promove também a exibição do curta-metragem Povos de Santo em homenagem ao professor, produtor cultural e ativista contra o racismo, o pacatubense Gilvan Gomes. Idealizado por ele e dirigido por Karila Pessoa, o documentário relata a trajetória de três mães de santos: Luzia, Fransquinha e manjé Nádia Pitaguary. Elas apresentam suas visões sobre o preconceito social contra religiões de matrizes africanas. As exibições acontecem de segunda-feira a sábado, com exceção das quintas-feiras.
Festejos da Liberdade
O festival Festejos da Liberdade é realizado desde 2018, em alusão ao dia 02 de fevereiro, data de outorga da ‘abolição da escravatura’ em Pacatuba (CE). Promove o reconhecimento do legado ancestral dos povos originários e afro diaspóricos, por meio de exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas. Os espetáculos de música e dança representam a culminância dos Programas de Formação do Centro Cultural Eduardo Campos, que acontece no ponto de cultura Sobrado da Abolição.
O festival Festejos da Liberdade é uma realização do Instituto Eduardo Campos (IEC), com produção do coletivo Rama e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Esse ano, envolverá artistas de cinco municípios da Grande Fortaleza (Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú e Maranguape), além de Palmácia e da capital cearense.
SERVIÇO:
FESTIVAL FESTEJOS DA LIBERDADE
Data: Até 08/02
Local: Sobrado da Abolição – Endereço: Rua Maj. Crisanto de Almeida, 1926 – Centro - Pacatuba (CE)
Programação completa: @sobradopacatuba
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário