sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Padeiro cearense Brunno Malheiros é convidado para ser “Embaixador do Pão” do Núcleo Brasil da Ambassadeurs du Pain

Apenas seis profissionais do setor no país integram a organização global, que conta com 450 membros no mundo todo

A Cheiro do Pão, padaria artesanal genuinamente cearense, escreve um novo e importante capítulo de sua história. Com 450 membros espalhados pelo mundo todo e apenas seis vagas no Núcleo Brasil, o jovem Brunno Malheiros acaba de ser convidado para ser “Embaixador do Pão” da associação internacional francesa Ambassadeurs du Pain. Além de promover a excelência do setor e a troca de experiências entre os países, o grupo tem como missão incentivar o uso de ingredientes naturais e elevar o nível técnico dos profissionais brasileiros. O título vem somar com outras duas conquistas: Melhor Panettone Clássico Milanês do Brasil Coppa del Mondo del Panettone e Top 10 mundial dessa iguaria por duas vezes seguidas cada uma.
Em termos de faturamento, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pães artesanais produzidos no país já respondem por 86% desse filão. O motivo? Cada vez mais, as pessoas estão buscando consumir ingredientes naturais, saudáveis e com um toque manual que agrega valor e gera experiência única para os apreciadores do pão.
Quando as fornadas passam de geração para geração, replicam uma receita dos avós e incluem novos ingredientes locais e também de alta qualidade, esse alimento, muitas vezes presente na primeira refeição do dia de muitas pessoas durante o café da manhã, transmite afeto e se torna mais especial.
A boa notícia em ser escolhido Embaixador do Pão no Brasil, no início de um novo ano, vem coroar todo o esforço, dedicação, estudos, disciplina e competência do padeiro de apenas 32 anos, Brunno Malheiros. “Beber dessa fonte é um privilégio”, comemora. Além de proporcionar a experiência Cheiro do Pão para os seus fiéis clientes, por meio de produtos de qualidade, o padeiro cearense ainda arruma tempo para ministrar cursos presenciais e online e conduzir mentorias personalizadas voltadas para profissionais já atuantes na área. É essa expertise que ele levará para o Núcleo Brasil da Ambassadeurs du Pain, que já conta com outros profissionais de peso, como os chefs Fernando Oliveira e Johannes Ross – respectivamente presidente e vice-presidente locais e que fizeram o convite para Brunno no seleto grupo -, Charlie Tecchio, Fabrício Lima e Rodolfo Nunes. 
“Receber um convite como esse e estar ao lado de atletas de campeonatos de panificação como o Fernando e o Johannes para representar o Brasil é uma confiança enorme. Não tenho dúvida que, juntos, os seis Embaixadores do Pão compartilharão suas técnicas para aumentar a qualidade deste alimento artesanal e o seu consumo no país”
Brunno Malheiros
Juntos, os padeiros têm a responsabilidade de representar a delegação brasileira da prestigiada organização internacional em competições globais e conduzir treinamentos em território nacional, sempre elevando o nível dos profissionais e mostrando para o mundo a competência do país em fazer pão artesanal com alto nível técnico. A Ambassadeurs du Pain é quem organiza o “Mondial du Pain”, reunindo padeiros de vários países para eleger o melhor durante uma competição emocionante. Neste ano, por exemplo, acontece a décima edição e será realizada durante a Feira Internacional de Serbotel de Nantes, na França, entre os dias 19 e 22 de outubro deste ano.
De acordo com Brunno Malheiros, o time que levará a bandeira do Brasil para o Campeonato Mundial de Panificação na França neste ano é composto pelo competidor Rodolfo Nunes e pelo aprendiz de Padeiro Júnior, Kacio Pereira. Eles estarão acompanhados do presidente do Núcleo Brasil e treinador, chef Fernando de Oliveira, um ex-competidor internacional em confeitaria, chocolate e panificação. Esse evento especificamente, considerado o “Oscar” da panificação, visa construir uma conexão global entre os participantes, incentivar a evolução do setor por meio de novas técnicas, processos e ingredientes, além de promover ideias inovadoras e inspirar jovens talentos.
A prova começa com os 90 minutos de preparo no dia anterior e depois são oito horas durante a competição para a produção do Pão do Mundo, Brioche, Croissant, Respectus Paris, Pão Orgânico, Pão Saudável, Sanduíche, Tartine e Escultura. Com o pódio ocupado pela seleção chinesa, seguida pela França e Taiwan no segundo e terceiro lugar, a nova edição foi marcada por algumas mudanças, a exemplo da inclusão da peça artística que foi criada inteiramente no local – o tema foi Parque de Diversões -, e do brioche, julgado pela primeira vez por um júri popular escolhido pelo público. Para este ano, a peça artística será sobre “Jogos Mundiais de Inverno – Olimpíadas Especiais” e o tema central “Respectus Paris”, que significa amassadura manual.
Números (pães):
- 135 kg per capita são consumidos por ano na Sérvia
- 131,1 kg per capita são consumidos por ano na Bulgária
- 74 kg per capita anuais são consumidos por ano no Chipre
- 72 kg per capita anuais são consumidos por ano na Argentina
- 70 kg per capita anuais são consumidos, respectivamente, em Portugal, Polônia e Grécia
- 17 kg per capita anuais são consumidos nos Estados Unidos
- 2,88 kg per capita anuais são consumidos no Brasil
- 1,75 kg per capita anuais são consumidos na Índia
Fonte: World of Statistics (Mundo das Estatísticas)

Serviço:
Cheiro do Pão – Premiado Panettone Clássico Milanês 
Canais de Atendimento: 
- WhatsApp do padeiro: (85) 99921-3333
- Cardápio digital: @cheirodopao
- Atendimento no balcão: Rua Júlio Azevedo, 399, Papicu, Fortaleza/CE
- Reservas: WhatsApp ou direto na loja
- IFood

Nenhum comentário: