A programação da semana prevê ainda sessão adaptada para autistas, oficina de carimbos em formato de dinossauro e roda de conversa
O Museu da Imagem e do Som promove nesta semana a Mostra Ocupa MIS, exibindo as dez obras realizadas por meio do edital de fomento Ocupa MIS - Multilinguagem 2024, lançado pelo Museu ano passado. A mostra acontece de sexta a domingo (14 a 16). A programação da semana prevê ainda roda de conversa na quarta-feira (12), oficina de carimbos de dinossauros no sábado (15) e sessão adaptada para pessoas com autismo no domingo (16). Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Roda de conversa: Tia Preta Simoa e a Luta das Mulheres Negras no Ceará
Na quarta-feira (12), das 16h às 18h, acontece no auditório do MIS a roda de conversa “Tia Preta Simoa e a Luta das Mulheres Negras no Ceará”, com a participação de Karla Alves e Lídia Noêmia. A mediação será de Nairobi Souza. Nesta atividade, mulheres negras trarão à tona a memória das lutas das mulheres negras abolicionistas, resgatando a figura de Preta Simoa como símbolo de resistência e liderança. O encontro também propõe refletir sobre os desdobramentos dessas lutas no tempo presente, destacando as diversas realidades e desafios enfrentados pelas mulheres negras. Em uma perspectiva coletiva e interseccional, o diálogo buscará abraçar a riqueza da diversidade das mulheres e suas trajetórias de luta por direitos, justiça social e equidade. A atividade será um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento, celebrando as histórias, resistências e conquistas que continuam a inspirar movimentos sociais no Ceará e no Brasil.
Mostra Ocupa MIS
De sexta a domingo (14 a 16), o MIS apresentará dez obras que foram criadas por meio do edital de fomento de projetos artísticos lançado no ano passado, o Ocupa MIS Multilinguagem 2024. Cada proponente recebeu R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para a realização do projeto. Foram selecionadas cinco propostas para a sala imersiva, três para projeção na fachada do Anexo e duas instalações sonoras para a praça.
A programação tem início na sexta (14), com uma abertura às 18h. Logo em seguida, as obras começam a ser veiculadas em seus respectivos espaços até às 20h (entrada até 19h30). Com 5 minutos de duração cada, ficarão sendo projetadas de forma contínua. No sábado (15) e no domingo (16), as instalações sonoras na praça acontecem durante todo o horário de funcionamento do Museu, das 13h às 20h. As obras na imersiva serão exibidas de 18h às 20h (entrada até 19h30), e as na fachada serão projetadas das 18h30 às 19h30h. Conforme previa o edital, todos os projetos incluíram um ou mais recursos de acessibilidade. Confira a lista de obras e os respectivos realizadores e recursos:
Fachada:
“Ninguém na Família Nunca Morreu de Amor”, de Mayra Fernandes. Obra com audiodescrição.
“Morada Nova Game”, de Ingra Rabelo. Obra com audiodescrição e legendas.
“BIWOMAN”, Bárbara Banida. Obra com audiodescrição.
Instalação sonora:
“Ebó de Boca”, de izzi vitório. Obra com legendas e Libras.
“Agreste Expandido”, de Vitor Cozilos Vitor. Obra com legendas e Libras.
Imersiva:
“Sertão à Deriva”, de André Moura Lopes e Matheus Uchôa. Obra com audiodescrição e legendas.
“Céus Escarlates”, de Instituto Karimai e Poesia da Luz. Obra com Libras.
“Serpentine”, de Aspásia Mariana. Obra com audiodescrição.
“7 Arraias”, de Kulumym-açu. Obra com audiodescrição, legendas e Libras.
“Simbiose Florestal”, de Ruído Preto. Obra com audiodescrição.
Ao todo, foram recebidas 47 inscrições e a curadoria das obras foi realizada por David Felício, Luciara Ribeiro e Paula Trojany. De acordo com a política afirmativa do MIS, o Edital reservou 30% das vagas para a seleção de propostas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneras, pessoas com deficiência e mães solo.
Em 2024, o Edital Ocupa MIS Multilinguagem chegou à sua terceira edição. Este edital tem como objetivo promover iniciativas colaborativas, inclusivas, integradas e inovadoras. Assim, o Museu da Imagem e do Som do Ceará se firma como um museu-laboratório, buscando expandir as fronteiras dos meios e formatos tradicionais. A proposta conceitual do edital prevê a exploração da relação entre memória, contemporaneidade, arte e tecnologia.
Oficina
Dinossauros na Ponta do Carimbo
No sábado (15), acontece a oficina "Dinossauros na Ponta do Carimbo", das 15h30 às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). A atividade convida crianças de 8 a 10 anos a explorar o universo dos dinossauros e da paleontologia de maneira lúdica e criativa, inspirando-se na exposição Fósseis do Cariri, em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Ceará. Durante a oficina, os participantes aprenderão sobre a importância dos fósseis encontrados na região do Cariri e seu papel na reconstrução da história natural do Ceará. A partir desse conhecimento, as crianças serão guiadas a criar seus próprios carimbos em formato de dinossauros, utilizando materiais simples e acessíveis, conectando ciência, história e arte de forma envolvente. A oficina, ministrada por Rebeca Eloi e Julianne Pinheiro, incentiva o desenvolvimento de habilidades manuais, como desenho, recorte e personalização, ao mesmo tempo que desperta o interesse pela paleontologia e pelo rico patrimônio cultural do estado. Promovendo momentos de socialização e trabalho colaborativo, a atividade estimula as crianças a trocar ideias e apreciar as criações umas das outras, em um ambiente acolhedor e divertido. Ao final, cada participante levará seus carimbos como lembrança de uma experiência educativa que alia criatividade e aprendizado, conectando a ciência à prática artística de maneira significativa. São ofertadas 10 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.
Sessão adaptada da sala imersiva para pessoas com autismo
Buscando tornar a experiência dentro da sala imersiva mais confortável e acessível para o público neurodivergente, com foco em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o MIS promoverá ao longo dos domingos de fevereiro sessões adaptadas, sempre das 13h às 14h. Durante a sessão, serão implementadas uma série de adaptações sensoriais para proporcionar maior conforto ao público, como redução do volume, ajuste na iluminação e um percurso acessível para os participantes. A programação incluirá três exposições imersivas: “Fósseis do Cariri”, “Aves do Ceará” e “Fragmento Kymera”, cada uma com estímulos visuais e sonoros ajustados para uma experiência sensorial mais equilibrada. São ofertadas 30 vagas por domingo, e as inscrições devem ser feitas neste link.
Programação da sala imersiva e exposições
Nesta semana, a sala imersiva do MIS exibe as obras “Fósseis do Cariri” e “Faz escuro mas eu canto”. Seguem também em cartaz as exposições físicas “Vermelho Vivo - Amor e Revolução” (andares +2, +1 e -2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (casarão). A visitação está aberta de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas e quintas, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e de sexta a domingo, das 13h às 20h (acesso até 19h30). Já a biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h.
SERVIÇO:
- Roda de conversa: Tia Preta Simoa e a Luta das Mulheres Negras no Ceará
Data: 12 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: auditório do MIS (Casarão)
- Mostra Ocupa MIS
Data: 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta a domingo)
Horário: 18h às 20 (sexta) | 13h às 20h (sábado e domingo)
Local: praça e sala imersiva
- Oficina: Dinossauros na Ponta do Carimbo
Data: 15 de fevereiro (sábado)
Horário: 15h30h às 10h
Local: sala multiuso (andar -1 do Anexo)
- Sessão adaptada da sala imersiva para pessoas com autismo
Data: 16 e 23 de fevereiro (domingo)
Horário: 13h às 14h
Local: sala imersiva
Vagas: 30
EXPOSIÇÕES
SALA IMERSIVA:
Local: andar -2 do Anexo
Obras em exibições sucessivas:
“Fósseis do Cariri”
“Faz escuro mas eu canto”
“Vermelho Vivo - Amor e Revolução”
Local: (andares +2, +1 e -2 do Anexo)
“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Local: andar -1 do Anexo
“Laboratório dos Sentidos”
Local: Casarão
Horário de acesso às exposições:
Quarta e quinta-feira: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira a domingo: 13h às 20h (acesso até 19h30)
BIBLIOTECA MARLY MARIANO & THOMAZ FARKAS
Local: andar +1 do Anexo
Funcionamento:
Quarta a sexta-feira: 13h às 18h
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário