terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Secult inicia série de encontros para formação de Articuladores Regionais de Cultura no interior do Ceará

Articuladores auxiliarão a Secult Ceará na mediação, descentralização, interiorização e operacionalização das políticas públicas de Cultura (Foto: Yuri Montenegro)

Encontros acontecerão nas 14 macrorregiões do Estado incluindo Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Sertão de Canindé e outras.
Dando continuidade aos encontros regionais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Ceará, a cidade de Alto Santo, localizada na região do Vale do Jaguaribe, recebe nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o Encontro Regional da PNAB. A partir das 9 horas, na Câmara Municipal, gestores, artistas e fazedores de cultura se reúnem para fortalecer a implementação da política cultural nos municípios cearenses. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), tem como objetivo ampliar o diálogo e garantir a participação ativa da comunidade na execução da PNAB até 2027.
Na quinta-feira, 13 de fevereiro, será a vez de Jaguaruana sediar o evento. A partir das 9 horas, na EEEP Francisca Rocha Silva, gestores e agentes culturais discutirão estratégias para fortalecer a implementação da PNAB nos 184 municípios cearenses. O encontro busca promover um processo participativo e transparente para o desenvolvimento cultural da região.
A série de encontros teve início na última sexta-feira (7), quando a Secult Ceará reuniu os Articuladores Regionais de Cultura da PNAB na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, em Fortaleza. O evento marcou o início do curso de formação para os 18 profissionais que atuarão nas 14 macrorregiões do estado.
Os articuladores serão responsáveis por mediar e traduzir a dinâmica cultural de cada território, ampliando o diálogo entre a Secult Ceará, gestores municipais e agentes culturais locais. O trabalho é essencial para garantir que as diretrizes da PNAB sejam implementadas de forma eficiente em todas as regiões do estado.
O Senac Ceará, em parceria com a Secult, está oferecendo apoio financeiro aos participantes, com bolsas no valor de R$ 3.500,00 mensais, além de uma ajuda de custo de R$ 1.000,00 para deslocamento.
O curso de formação será composto por 18 encontros, percorrendo diversas regiões, incluindo Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Sertão de Canindé, Litoral Oeste/Vale do Curu, Região Metropolitana, Sertão de Sobral, Sertão dos Crateús, Sertão Central, Sertão dos Inhamuns, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte, Região do Cariri e Centro-Sul.
O Encontro Regional é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secult, e com o apoio do Senac.
O Articulador Regional de Cultura da macrorregião Metropolitana 1, Aleffer Morais, destacou a importância da ação para a execução da PNAB no Ceará. “Estou muito feliz com essa possibilidade de articular e aproximar ainda mais a Secretaria da Cultura dos territórios, agentes culturais e dirigentes municipais. Que possamos impulsionar esse ecossistema que tem feito tanto na economia criativa e no desenvolvimento da cultura em nosso estado”, afirmou.

Nenhum comentário: