Articuladores auxiliarão a Secult Ceará na mediação, descentralização, interiorização e operacionalização das políticas públicas de Cultura nas 14 macrorregiões do estado
Nesta sexta-feira (7), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realizou o primeiro Encontro com os Articuladores Regionais de Cultura da Política Nacional Aldir Blanc – Ceará. A iniciativa marca o início do curso de formação que será destinado aos 18 profissionais que atuarão nas 14 macrorregiões do estado.
Os articuladores e articuladoras serão um importante elo de medição, compreensão e tradução da dinâmica cultural de cada território. Um trabalho fundamental para ampliar o diálogo da Secult Ceará com gestores e com quem faz a cultura acontecer nos municípios cearenses.
O Senac Ceará, em parceria estratégica com a Secretaria da Cultura, apoia os participantes com bolsas no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) mensais. Além do incentivo financeiro, os selecionados contarão com ajuda de custo de R$ 1.000,00 (mil reais) para deslocamento.
O curso será formado por 18 Encontros que percorrerão o Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Sertão de Canindé, Litoral Oeste / Vale do Curu, Região Metropolitana, Sertão de Sobral, Sertão dos Crateús, Sertão Central, Sertão dos Iinhamuns, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte, Região Cariri e Centro Sul.
“O Encontro com Articuladores Regionais da PNAB fortalece o compromisso da Secult com os diversos setores da cultura viva e participativa, garantindo que as políticas públicas cheguem a cada território de forma democrática e estruturada. Este encontro reafirma nosso papel em consolidar redes, compartilhar experiências e construir caminhos sustentáveis para a cultura nos municípios cearenses ”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
O Encontro é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“É fundamental para nós que vocês estejam lá, entendam o que estamos fazendo aqui, passem essa mensagem e que esse trabalho consiga ser feito. Sem o município, onde tudo acontece, não realizaremos política cultural”, compartilhou o secretário executivo da Cultura do Ceará”, Rafael Felismino.
Momento de aprendizado
“São essas ações que estruturam, fortalecem e ampliam a capacidade da Secretaria de chegar em todo o estado, estabelecendo uma relação de corresponsabilidade com os entes municipais na área cultural”, situou a assessora de Projetos Especiais da Secult Ceará, Valéria Cordeiro.
Durante a atividade da manhã, organizada na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, foram apresentados as atribuições de cada participante junto ao fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura (SIEC). Além de promover a integração entre cada um dos articuladores envolvidos, o encontro também trouxe as metodologias e conteúdos que serão abordados durante a formação.
“Demos a largada para o processo dos articuladores regionais. Celebramos esse momento de formação e conquista de 18 articuladores que irão aturar nas 14 macrorregiões do Estado. Nossa expectativa é que possamos cada vez mais qualificar a política do Sistema Estadual da Cultura. Conseguir chegar na ponta, quantificar isso e consolidar institucionalmente o Ceará como o estado da cultura”, situou o coordenador de Articulação Regional da Secult Ceará, Fábio Santiago.
Elo com a cultura dos municípios cearenses
Durante o Encontro, as monitoras do curso de formação, Zaneir Teixeira e Bruna Nascimento, apresentaram o conteúdo a ser ministrado e a metodologia adotada para a execução dessa formação durante os próximos meses.
Articuladora Regional de Cultura da macrorregião Sertão de Sobral II, Yane Cordeiro detalhou a importância do Encontro. “Estamos ansiosos para iniciar esse trabalho de capilarizar o atendimento e alcance da Secult Ceará em nosso estado, fortalecendo o Pro-Siec. Temos o bônus do Senac nessa formação de compreender melhor os sistemas, as leis e poder levar essas informações para os dirigentes municipais de cultura”, afirmou.
Já o Articulador Regional de Cultura da macrorregião Metropolitana 1, Aleffer Morais, explicou como esta ação será fundamental ao trabalho de execução da PNAB no Ceará. “Estou muito feliz com essa possibilidade de articular e aproximar ainda mais a Secretaria da Cultura dos territórios, agentes culturais e dirigentes municipais. Que possamos impulsionar esse ecossistema que tem feito tanto na economia criativa e desenvolvimento da cultura em nosso estado”, apontou.
No período da tarde, aconteceu imersão com as equipes da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar) e Assessoria de Projetos Especiais, da Secretaria da Cultura, sobre a PNAB Ceará e as principais ações do Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura (Pro-SIEC).
“Como esse acontecido hoje, serão mais outros 18 encontros regionais. Nós, enquanto Articuladores Regionais, possibilitaremos a Secretaria da Cultura estar cada vez mais próximo dos municípios. Faremos esse elo entre as cidades, onde se faz a cultura em nosso estado, afirmou o Articulador Regional de Cultura da macrorregião Cariri II, Caio Gerson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário