A atividade acontecerá de 12 a 15 deste mês, como parte da programação da mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán
A CAIXA Cultural Fortaleza está com inscrições abertas para o workshop Espaços Invisíveis, a ser ministrado pela cineasta Paula Gaitán de 12 a 15 de fevereiro. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da CAIXA Cultural. Serão disponibilizadas 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. O workshop é gratuito.
Em quatro masterclasses, a diretora abordará nesta atividade sua trajetória, os desafios da escrita cinematográfica, as possibilidades da linguagem, a construção de narrativas audiovisuais e as diferentes etapas do processo de criação de um filme, desde a concepção da ideia até sua finalização.
O workshop é uma ação formativa que integra a programação da mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán, que estará em cartaz 12 a 23 de fevereiro na CAIXA Cultural Fortaleza, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. Na mostra, o público terá a oportunidade de conhecer a obra de Paula Gaitán, cineasta cuja carreira é marcada por uma profunda investigação das relações entre imagem e som, sendo um dos principais nomes do cinema brasileiro e latino-americano contemporâneo.
“Espaços Invisíveis é um espaço aberto e criativo, como uma visita a uma oficina/estúdio. A atividade é voltada para quem tiver peças/obras visuais e/ou sonoras para experimentar, ou ideias com as quais esteja lidando. Os participantes vão passar algumas horas neste ateliê de imagem em movimento, compartilhando e desenvolvendo seus processos e suas percepções”, explica Paula Gaitán.
Sobre a cineasta
Paula Gaitán é um dos nomes mais marcantes do cinema experimental contemporâneo. Nascida em Paris, na França, em 1952, filha de pai colombiano e mãe brasileira, passou parte da sua infância e adolescência na Colômbia, onde estudou artes visuais e filosofia, e em 1975 decidiu morar no Brasil e reside em São Paulo. Sua obra transita entre documentário e ficção, explorando novas formas narrativas e estéticas. Com uma filmografia extensa, seus trabalhos evocam memória, poesia e artes visuais, criando experiências sensoriais únicas.
Sua trajetória no cinema começou em 1987, com a direção de seu primeiro longa-metragem, “Uaka”. Desde então, construiu uma filmografia extensa e diversificada, que inclui 10 longas-metragens, inúmeros curtas, séries televisivas e instalações. Entre seus trabalhos de destaque estão “Diário de Sintra” (2008), “Agreste” (2010), “Exilados do Vulcão” (2013), “É Rocha e Rio, Negro Léo” (2020), “Luz nos Trópicos” (2020), “Ostinato” (2022), “Se Hace Camino al Andar” (2022) e “O Canto das Amapolas” (2023).
Movendo-se constantemente entre diferentes territórios, Paula Gaitán fez do estado de motus perpétuo o cerne de sua criação artística. Sua obra reflete sua atuação como poeta, fotógrafa e artista visual, transitando entre linguagens e explorando as possibilidades do cinema como espaço de experimentação. Repletos de fragmentos literários, imagens de arquivo e performances marcantes, seus filmes reafirmam o cinema como um território de fronteiras fluidas, onde imagem, som e narrativa se encontram em composições únicas e instigantes.
SERVIÇO:
[WORKSHOP] Espaços Invisíveis, com Paula Gaitán
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 12 a 15 de fevereiro de 2025
Horário: 12 de fevereiro - 14h | 13, 14 e 15 de fevereiro – 10h30
Inscrições: por meio do formulário disponível no site https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Fortaleza.aspx
Vagas: 50, por ordem de inscrição
Inscrições gratuitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário