O Instituto Assum Preto abre inscrições para o programa de formação, produção e difusão audiovisual do projeto Maranguape em Cena. A iniciativa oferece um curso voltado para a criação de documentários, destinado a alunos e professores das redes pública e privada de ensino, além de artistas e profissionais do audiovisual residentes no município, localizado na região metropolitana de Fortaleza. As aulas começam ainda este mês no distrito Itapebussu, de 15 a 25/02, e em Cachoeira, de 22/02 a 08/03. Em março, a formação acontece em Amanari e Sapupara, chegando a Maranguape em maio.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas para Itapebussu, bastando preencher formulário on-line. São 150 vagas por turma, das quais, no mínimo, 50 serão reservadas, para pessoas com deficiência motora, visual ou auditiva, além de pessoas negras, indígenas e integrantes da comunidade LGBTQIA+. O curso tem duração de três meses, totalizando 200 horas/aula, e se estrutura em três eixos principais: Introdução à Produção Audiovisual e Roteiro; Captação de Imagens e Áudio; Edição e Finalização Audiovisual.
“Pensando na relação entre teoria e prática, contaremos com um Laboratório de Produção Audiovisual, por meio do qual os participantes são incentivados a produzir dez documentários de curta duração (até cinco minutos). Os filmes terão como ponto de partida elementos da cultura e da história de Maranguape e serão exibidos ao final do projeto em sessões itinerantes pelo município”, explica o coordenador do projeto, Adriano Souza.
Os documentários produzidos devem enfocar a cultura, a paisagem local e a integração dos saberes e fazeres, bem como os lugares, histórias, costumes e tradições maranguapenses. Os locais de exibição dos filmes vão ser definidos pela Secretaria de Cultura de Maranguape, contemplando bairros periféricos e comunidades rurais. Visando à acessibilidade, todo o material produzido durante o curso irá contar com intérprete de Libras e audiodescrição.
O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura (Minc). A produção fica a cargo do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu.
Serviço:
Maranguape em Cena
Inscrições para Itapebussu: forms.gle/AdHJt3ThNCD4kSMd7
Público-alvo: Jovens e adultos, estudantes e profissionais da educação das redes pública e privada de ensino de Maranguape, incluindo ensino superior, e outros agentes culturais
Mais informações: @maranguapeemcena
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário