sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

11⁰ Festival Alberto Nepomuceno (FAN) promove conversa com o arquiteto Neudson Braga, neste sábado (8/2)

O 4º episódio da série Jóias do Ceará tem participação da professora  Cristiane Alves, integrando o FAN, que segue em ações até dia 22 de fevereiro

O 11⁰ FAN – Festival Alberto Nepomuceno promove neste sábado mais uma edição da série Jóias do Ceará. O quarto episódio do evento virtual pelo festival traz uma conversa com o arquiteto e urbanista Neudson Braga, um dos fundadores da Escola de Arquitetura, hoje Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC.  O papo terá como interlocutora a professora Cristiane Alves, cujo livro homônimo também dá título à conversa sob o tema “Neudson Braga e o modernismo arquitetônico em Fortaleza”,  no dia 8 de fevereiro, às 
10h, via youtube do FAN (https://www.youtube.com/live/qSzkoMvULWo?si=sZvR8JHGxszdndgm ).
A autora também é diretora de Política Profissional do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB Ceará e Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará. A série Joias do Ceará é uma iniciativa da jornalista Izabel Gurgel, que conduz conversas com especialistas em acervos, pesquisa e curadoria sobre o patrimônio cultural do estado. 
Uma boa notícia: tramita na Secult Ceará instrução de tombamento da casa-sede da Fundação Waldemar Alcântara. Um raro exemplar. Neudson diz ser, talvez, “o arquiteto vivo mais demolido do mundo’. Que venha o sim ao tombamento. Um presente (para nós!) nos 90 anos do mestre de várias gerações, que aniversaria dia 5 de junho.  
A 11ª edição do Festival Alberto Nepomuceno segue com atividades presenciais e virtuais até o dia 22 de fevereiro, tendo patrocínio do Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Paulo Gustavo. A Realização da Vagalume se integra à Rede Festivais da Arte e Cultura do Ceará. Parcerias: Associação Cardume, Portas Abertas – Experiências e Aprendizagem Cultural. Apoio institucional: Museu da Imagem e do Som, Instituto Mirante e UFC, via Instituto de Cultura e Arte, Programa de Promoção da Cultura Artística e Camerata de Cordas e Museu de Arte da UFC.
Apresentações musicais (concertos e DJs) em escolas da rede pública de ensino na zona urbana e zona rural de Fortaleza, Itapipoca e São Gonçalo também farão parte do 11⁰ FAN com calendário de atividades a ser divulgado em breve. 
Ainda no Sábado, dia 22 de fevereiro, às 18h no Museu da Imagem e do Som – Mis, teremos o Concerto de encerramento do 11º FAN com a Camerata de Cordas da UFC, sob direção das Profas. Dras. Liu Man Ying e Dora Utermoh. 
Onde: MIS - Av. Barão de Studart, 505, Aldeota, Fortaleza.
FAN Um festival de artes para todas as idades
acesso gratuito

Nenhum comentário: