Após acidente, medidas serão tomadas neste sábado e domingo para garantir a segurança da apresentação do novo espetáculo da Edisca, "Periferia"
Projeto é resultado de trabalho pedagógico da escola de dança e tem criação, montagem e execução dos próprios alunos e alunas; acidente com gás teria intoxicado algumas crianças nas apresentações de sexta, e algumas medidas de segurança serão tomadas neste sábado e domingo“O mundo é o repertório das nossas possibilidades vitais.
Não é algo a parte ou alheio a nossa vida,
mas é a sua autêntica periferia¨.
José Ortega y Gasset
O espetáculo “P3Rif3Ri@” (Periferia), nova montagem da Edisca - Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente, faz sua estreia aberta ao público em curta temporada nos dias 3 e 4 de setembro (sábado e domingo), sempre em duas sessões, às 18h e 20h, no Palco Principal do Theatro José de Alencar. A venda antecipada de ingressos acontece pelo Sympla (https://bit.ly/3pU6e7a) e na bilheteria do equipamento (a partir das 14h).
Mais do que um espetáculo intenso e de elevada qualidade técnica e estética, uma experiência educativa. Assim é “P3Rif3Ri@”, novo projeto da Edisca que apresenta uma visão de mundo a partir do olhar de crianças e adolescentes, alunos da instituição, provenientes de territórios urbanos à margem do pleno acesso a direitos.
“P3Rif3Ri@” é composto por coreografias, dramaturgias, trilhas sonoras e elementos cênicos criados e construídos pelos próprios educandos, com o apoio dos artistas-educadores da Edisca e de artistas convidados. Temas importantes para a vida prática desses jovens e de suas famílias e com impacto em todos que estiverem na plateia são contemplados nas 18 coreografias que compõem a apresentação.
Fome, esperança, violência urbana, mobilização social, situação de rua, saúde mental, direito de existir são assuntos representados em cenas criadas e encenadas pelos 195 participantes deste projeto.
O espetáculo faz parte do projeto “Dançando a Vida”, realizado através das leis estadual e federal de incentivo à cultura, que posiciona os educandos no centro dos processos criativos, artísticos e técnicos, colocando em cena os conceitos e as pedagogias praticadas pela Edisca.
“P3Rif3Ri@” se edificou sobre um processo pedagógico e artístico que perpassou quase dois anos, iniciando com a intensificação da formação em dança de crianças e adolescentes, seguida com a seleção das linguagens artísticas e técnicas que permeiam a criação, montagem e veiculação de um espetáculo cênico, passando pela escolha dos artistas-educadores indicados para cada oficina técnica.
As educandas e educandos, a partir de seus interesses ou afinidades, inscreveram-se nos workshops de criação coreográfica, formação de ensaiadores e afinadores, cenografia, adereços cênicos, maquiagem, figurino e fotografia. Os participantes que mais se destacaram nas oficinas compuseram os grupos produtivos que realizaram o espetáculo “P3Rif3Ri@”, dando início a um ciclo virtuoso e feliz.
Com direção geral de Dora Andrade e direção artística e assistência coreográfica de Gilano Andrade, “P3Rif3Ri@” reúne uma equipe técnica experiente em áreas que vão de coreografia, produção e pesquisa musical, passando por figurino, maquiagem, iluminação, sonorização, fotografia e projeção de imagens.
“Esse espetáculo tem sua beleza que garante um momento de fruição por meio da arte, mas é também um convite a refletir e a sensibilizar o olhar para a realidade das periferias”, explica Dora, fundadora da Edisca.
Para acompanhar as ações que a Edisca promove, siga a entidade nas redes sociais: ediscaong (facebook), @edisca (instagram) e EDISCA (no Youtube) ou acompanhe pelo site www.edisca.org.br.
ACIDENTE COM GÁS NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
A Edisca informa que está apurando as informações de maneira mais precisa para repassar à imprensa acerca da ocorrência após a realização da segunda sessão do espetáculo “Periferia”, na noite dessa sexta-feira (2), no Theatro José de Alencar (TJA).
Depois de encerrada a apresentação, cerca de 20 crianças se sentiram mal, com sintomas de tontura ou dificuldade respiratória. As equipes do serviço de emergência foram prontamente acionadas e os profissionais de saúde prestaram atendimento de maneira rápida. Todas estavam conscientes. A maioria se recuperou após os primeiros socorros e seis delas foram encaminhadas por precaução para unidades de saúde. Três delas já receberam alta e estão em casa.
Segundo a nota divulgada pelo jornalista Mauro Costa da Ad2m Comunicação, "a direção e equipe técnica da Edisca estão acompanhando as crianças e seus familiares, dando acolhimento e apoio psicológico. As causas do ocorrido estão sendo apuradas e serão informadas para a imprensa oportunamente, sendo precipitado apontar algum motivo específico.
A Edisca infoma que as causas do ocorrido ainda estão sendo apuradas e serão informadas oportunamente, mas, por precaução, a entidade tomará algumas medidas para as sessões a serem realizadas neste sábado e domingo, entre elas a da não utilização de fumaça cenográfica e a disponibilização no local de uma unidade móvel de saúde com equipe médica e atendimento psicológico.
A Edisca agradece a atenção e reitera seu compromisso com a transparência e com a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes atendidos pela entidade.
Cordialmente".
SERVIÇO
Edisca apresenta: “P3Rif3Ri@"
Quando: de 1º a 4 de setembro, às 18h e 20h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Ingressos: dias 1º e 2 - entrada gratuita e exclusiva paras os familiares dos bailarinos da Edisca / dias 3 e 4 - R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas antecipadas: Sympla (https://bit.ly/3pU6e7a) e bilheteria do TJA (a partir das 14h)
Duração: 41 minutos
Classificação: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário