quinta-feira, 22 de setembro de 2022

FENACCE 2022

Design e Artesanato são temas de palestras na Fenacce com renomados designers na 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura

Um dos significados de inovar é fazer algo como não era feito antes. Com a proposta de impulsionar novos modelos de negócio a partir da sustentabilidade e inovação, a 4ª edição da Fenacce - Feira Nacional de Artesanato e Cultura - recebe os designers Pedro Franco e José Argotty para falarem sobre suas experiências no desenvolvimento de projetos que unem Design e Artesanato. A programação acontece em parceria com a Secretaria de Assistência Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da CeArt. 

Ontem o designer colombiano, José Argotty Benavides, participou do 1º Encontro CeArt de Artesãos do Brasil, apresentando a experiência bem sucedida dos Laboratórios de Inovação e Desenho da Colômbia e as estratégias de processos elaboradas para criar uma relação horizontal entre os artesãos e os designers. 

Com mais de 15 anos de experiências nacionais e internacionais no campo do desenho e desenvolvimento de produto, José Argotty participa ainda, nesta quinta dia 22/09, de uma Roda de Conversa para designers de 16h às 18h. 

O debate sobre a importância do trabalho do Design compartilhado com a memória artesã, continua no dia 24/09 com a palestra do renomado designer Pedro Franco que traz como temática o casamento perfeito entre Design e Artesanato. O evento terá a presença de Patrícia Liebmann, coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, e de Neuma Figueiredo, diretora da CASACOR Ceará. Considerado um dos maiores expoentes do design brasileiro da atualidade, o artista além de ter suas criações autorais, é fundador e diretor de arte da Indústria A Lot of Brasil, pioneira na edição e fabricação de peças em solo brasileiro assinadas por designers globais.

De acordo com Patrícia Liebmann, o objetivo do encontro é ressaltar a importância do trabalho artesanal alinhado ao conhecimento técnico como ferramenta de desenvolvimento de produtos diferenciados que valorizam as raízes brasileiras, agregando valor de mercado. "As palestras são voltadas para artesãos, micros e pequenos empreendedores, designers, criativos e público que busca se destacar no mercado com o desenvolvimento de produtos diferenciados, resguardando a tradição do fazer artesanal", conta. 

Programa-se

Os visitantes têm acesso à programação de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h. A entrada é solidária com a doação de 2 kg de alimentos que serão destinados aos Programas Mesa Brasil e Mais Nutrição. 

Serviço

Dia 22/09 

Roda de Conversa com designers

Dia 24/09

Design e Artesanato - Palestra com Pedro Franco


Fenacce recebe primeira Rodada Internacional de Negócios do Artesanato do Ceará

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) promove, nos dias 21 e 22 de setembro, a primeira Rodada Internacional de Negócios do Artesanato no Ceará. Na ocasião, compradores internacionais participam de negociações com artesãos brasileiros.  A iniciativa tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que incentiva a exportação de produtos brasileiros, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Sebrae Nacional. Entre os países participantes estão França, Irlanda, Alemanha, Reino Unido, Emirados Árabes, Tailândia e Estados Unidos.

De acordo com Annalisa Volse, analista de negócios do escritório europeu da ApexBrasil, o diferencial nesse formato de compras é a possibilidade que os compradores têm de vivenciar e conhecer de perto o trabalho dos artesãos. “Eles estão impressionados com a qualidade e a diversidade das peças de artesanato local. Essa parte de ver o quanto demora para fazer, conhecer o dia a dia do artista, ajuda a valorizar ainda mais o trabalho”, destaca.

Entre os países participantes estão França, Irlanda, Alemanha, Reino Unido, Emirados Árabes, Tailândia e Estados Unidos.

O analista de competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Reis, explica que a operação da Rodada está sendo projetada desde o início de 2022 entre Ministério da Economia (PAB), ApexBrasil e Sebrae. "A articulação das três entidades estava analisando as possibilidades e surgiu a oportunidade de vir para a Fenacce. A ApexBrasil com os escritórios fora do país mapeou os compradores, o PAB selecionou os artesãos e o Sebrae operacionalizou esse contato que o comprador está tendo com o artesão. São encontros de 15 minutos, com tradutores, onde eles têm o contato inicial para saber se tem venda", explica.

A ideia, segundo Gustavo, é que ao longo do dia os compradores internacionais também visitem mais artesãos na Feira, conheçam seus trabalhos e percebam novas possibilidades de gerar negócios a partir do conhecimento da diversidade que o Brasil tem.

A Fenacce acontece no Centro de Eventos do Ceará e conta com mais de mil artesãos, representando as cinco regiões do País, divididos em 288 estandes, trazendo ao Ceará o melhor do artesanato nacional. O evento segue até o dia 25 deste mês e tem uma extensa programação com oficinas, palestras, shows, apresentações culturais, gastronomia e muito artesanato.

De acordo com Stella Pavan, organizadora da Fenacce, a realização da Rodada Internacional de Negócios visa atrair investimentos do exterior e gerar oportunidades de vendas a partir da conexão de visitantes de outros países com os artesãos nacionais. "A Rodada marca uma nova etapa no setor de artesanato em âmbito nacional, tendo o Ceará como anfitrião, que é uma das principais portas de entrada para o Nordeste e HUB de negócios e investimentos. Essa é uma grande oportunidade de geração de negócios que terão forte impacto nas comunidades que têm o artesanato como atividade econômica", destaca Stella Pavan.

Com um investimento de mais de R$3 milhões, a Fenacce gera cerca de 2.500 postos de trabalhos temporários de forma direta ou indireta, e a expectativa dos organizadores é de movimentar mais de R$15 milhões, recebendo mais de 50 mil visitantes em 10 dias de Feira.


Nenhum comentário: