Documentário da AMICE será lançado nesta terça dia 27 de setembro no Anexo CENA do Theatro José de Alencar
A produção apresenta a trajetória de 13 mulheres indígenas que se destacam na defesa de seus territórios, na luta pela vida e pela preservação da biodiversidadeNo próximo dia 27 de setembro (terça-feira), às 17h, será lançado o documentário “Mulheres Indígenas do Ceará: No Coletivo Somos Únicas”, no Teatro Morro do Ouro, situado no Anexo CENA do Theatro José de Alencar.
O evento, gratuito e aberto ao público, é uma realização da Associação das Mulheres Indígenas do Ceará (AMICE), em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH); no local, haverá ainda venda de artesanatos indígenas.
O documentário “Mulheres Indígenas do Ceará” apresenta a trajetória de 13 mulheres indígenas que se destacam na defesa de seus territórios, na luta pela vida e pela preservação da biodiversidade. O objetivo é valorizar a trajetória individual de guerreiras que colocam a sua vida em risco em prol da luta coletiva.
Existe uma frase muito utilizada pelo movimento indígena, que diz: "As mulheres indígenas são como rios, crescem quando se unem". No coletivo, essas mulheres demonstram a sua força, pois constroem laços de amizade e cumplicidade que fortalecem a resistência. Porém, cada uma tem sua trajetória individual, de muitas conquistas, sonhos, dores, alegrias e espiritualidade.
O documentário quer valorizar a trajetória dessas guerreiras, que aqui representam uma infinidade de outras mulheres que conciliando trabalho, maternidade e cuidado com a coletividade também se dedicam a causa da demarcação dos territórios e fazem acontecer uma corrente de resistência e fortaleza na luta por um Estado que respeite, valorize e proteja os povos originários e sobretudo a vida das mulheres indígenas.
SERVIÇO
Lançamento do documentário “Mulheres Indígenas do Ceará: No Coletivo Somos Únicas”
Quando: dia 27 de setembro (terça-feira), às 17h
Local: Teatro Morro do Ouro/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário