Obra do palestrante Uranio Bonoldi aborda maneiras de desenvolver a habilidade fazer melhores escolhas
Na literatura juvenil e no mundo dos negócios, escritor discute os desafios de se fazer escolhas mais assertivas
A tomada de decisões é intrínseca ao cotidiano de cada indivíduo. Está presente tanto nas escolhas rotineiras quanto naquelas que vão impactar os rumos da vida. E apesar do que a maioria das pessoas acredita, existem maneiras factíveis de desenvolver a habilidade de fazer melhores escolhas. Uranio Bonoldi, escritor e professor de “Poder e Tomada de Decisão” no Executive MBA da Fundação Dom Cabral, aborda esse tema em suas obras de diferentes maneiras. Da ficção ao livro de negócios, o autor apresenta formas de encarar o fato de que nossas decisões têm consequências e é preciso reconhecê-las com racionalidade.
Explorando esse tema de forma lúdica, Uranio se dedicou à série de livros A Contrapartida, disponível em dois volumes. A trama traz Tavinho, um jovem que perdeu o pai ainda jovem e toma a decisão de investigar a fundo seu passado e saber em detalhes as circunstâncias que levaram seu pai à morte. Esta ação, porém, abre caminhos para revelação de outros segredos, impactando de formas imprevisíveis a vida das pessoas à sua volta.
De acordo com Bonoldi, é na adolescência que começamos a tomar decisões difíceis, que requerem maior análise e uso da razão, buscando segregar ao máximo questões emocionais. "Por meio de muitas pesquisas, descobri que existe forte interesse do público jovem adulto por histórias de suspense. Resolvi então escrever um thriller que mostrasse as consequências das más escolhas, e por que eventualmente recorremos a elas durante a vida”.
Lançado no início de dezembro, "A Contrapartida II - O contra-ataque", continua a se debruçar sobre os elementos que compõem o processo de tomada de decisão. “Quando ainda estava desenvolvendo o primeiro livro, percebi que não seria possível explorar tudo o que desejava nesse tema. Por exemplo, a armadilha das primeiras impressões, coisas que não são o que aparentam ser e acabam influenciando de maneira errada as nossas decisões. A importância desse discernimento foi algo que não consegui abordar no primeiro livro, mas consegui trazer para a segunda parte”, comenta.
Já em “Decisões de Alto Impacto – como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios”, Uranio Bonoldi criou a metodologia de tomada de decisão própria, desenvolvida a partir de seus mais de 30 anos de experiência como consultor em negócios e executivo C-Level em médias e grandes empresas. “Sempre tive curiosidade de descobrir o porquê de algumas pessoas parecerem ter uma liderança genuína. Então comecei a perceber que isso estava ligado à questão de tomada de decisão. Pude presenciar executivos que escolhiam aprovar um projeto a qualquer custo e acabavam levando a empresa ao declínio. Já aqueles que escolhiam e ponderavam a visão dos outros, estavam alinhados com valores íntegros e pensavam além do próprio umbigo, levantavam a empresa e eram queridos por todos”, exemplifica.
Qual seria, então , o primeiro passo para se fazer melhores escolhas? Segundo Uranio Bonoldi, autoconhecimento." Ao nos conhecermos, descobrimos quais são nossos valores. No que eu realmente acredito? O que estou disposto a fazer para alcançar meu objetivo? É imprescindível que nossas decisões estejam atreladas aos nossos valores”, explica o escritor.
Sobre o autor:
Uranio Bonoldi é palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão, é professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre "Poder e Tomada de Decisão". Educado pelo método Waldorf, sua graduação e em seguida a pós-graduação em administração de empresas foi feita na FGV-SP. Atuou em grandes empresas como diretor e CEO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário