quinta-feira, 26 de julho de 2018

LANÇAMENTO

Instituto Dragão do Mar apresenta Escolas de Gastronomia para convidados

Cinco dos melhores chefs do Brasil sugerem, em dois jantares, o que as Escolas de Gastronomia do Ceará serão capazes de produzir com insumos locais. O evento será realizado no terraço da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (foto), no bairro Mucuripe, em Fortaleza
 
 
O Ceará vive um momento de grande alegria com a chegada da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (local dos eventos) e da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes. A valorização da cultura alimentar do Ceará, dos nossos saberes e da cadeia produtiva da nossa gastronomia despontam como as grandes diretrizes do conteúdo pedagógico destes centros de ensino e conhecimento.  Além dos cursos de formação, um dos papéis das escolas é a promoção da cadeia produtiva da gastronomia do Ceará. Para demonstrar o que as escolas serão capazes de produzir, convidamos cinco dos melhores chefs do Brasil para prepararem menus utilizando insumos locais.
 
Os chefs Helena Rizzo, do restaurante Maní, de São Paulo, eleita a melhor chefe mulher pela revista inglesa “The Restaurant”; o chefe Luciano Boseggia, do Restaurante Verbena de São Paulo, que comandou a cozinha do Fasano por mais de uma década; e o chefe Leo Gonçalves, dos restaurantes O Mar Menino e Uru, no Ceará, eleito o melhor chefe e o melhor restaurante regional (O Mar Menino) pela revista Veja Fortaleza, assinam o menu da noite do próximo dia 02 de agosto. O evento será realizado no terraço da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, com pocket show de Geraldo Azevedo.
 
Já no dia 09 de agosto, a cozinha será comandada pelas chefs Morena Leite, do restaurante Capim Santo, em São Paulo, hoje com seis restaurantes, oito livros publicados, uma escola de cozinha e um instituto (com 5 unidades de capacitação e inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho), além de dar aulas de cozinha brasileira pelo mundo; e Vângela Régia, do restaurante Culinária da Van, que, com um genuíno cardápio regional, é uma das cozinhas mais indicadas a visitação em Fortaleza. A noite encerra com pocket show de Toquinho.
 

 
Perfil das Escolas

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco leva o nome do fundador do grupo M. Dias Branco por ter sido, ele, o financiador da sede e da infraestrutura da escola, recém-inaugurada e doadas para o Estado. A Escola Ivens Dias Branco está localizada no bairro Mucuripe (com uma bela vista para o mar de Fortaleza e as velas eternizadas na canção de Fagner) e tem como finalidade oferecer cursos básicos, técnicos e avançados em panificação e confeitaria, além de tutorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação. O público-alvo da escola são jovens e adultos com ou sem experiência em gastronomia.
 
Áreas de Formação
 
Panificação
Matérias-primas Elementares da Panificação; História e Cultura da Panificação; Higiene e Segurança na Indústria Alimentar; Controle de Gestão, Pães Tradicionais do Mundo; Liderança e Gestão de Carreiras; Padaria funcional; Desenvolvimento de Produtos, Técnicas de Comunicação e Story Telling. 
 
Confeitaria
Matérias-primas Elementares da Confeitaria, Desenvolvimento Pessoal e Criativo, Confeitaria Artística, Confeitaria Festiva, Bombonaria, Marketing Digital, Técnicas de Comunicação e Story Telling.

 
Já a Escola de Hotelaria e Gastronomia Estação das Artes fica no lado poente da orla de Fortaleza, próxima ao centro histórico da capital cearense, igualmente de frente para o marO escopo de atuação da EHGEA é mais abrangente. Essa pretende ser a primeira grande experiência pública em formação na área de hospitalidade e gastronomia do Brasil. O prédio tem cinco torres e oito andares que serão destinados para Hotel Escola, alojamento de alunos vindos de outras regiões, salas de aulas, laboratórios, biblioteca, refeitório e áreas de convivência. A inauguração está prevista para novembro e suas atividades suplementam as da Escola de Gastronomia Social.

Hotelaria
Línguas (Espanhol, Inglês, Francês, Italiano); Gestão de Alimentos e Bebidas, Hoteleira, Governança, Sustentabilidade no Turismo e Hotelaria, Desenvolvimento de produtos para o Turismo Gastronômico, Guest Relation, Marketing Turístico, Mídia Digital para Turismo.
 
Gastronomia
Línguas (Espanhol, Inglês, Francês, Italiano); Cozinha Fundamental, Cozinha do Mar, Cozinha do Sertão, Cozinha das Serras, Cozinha Afetiva, Cozinha Internacional, Bar, Empreendedorismo e Gestão em Gastronomia, Tecnologias; Logística, manutenção e promoção de insumos locais.  

 
Jantar 01
Data: 02 de Agosto de 2018
Horário: a partir das 19h30
 
Menu
por Leo Gonçalves (O Mar Menino),  Helena Rizzo (Maní, SP) e Luciano Boseggia (Fasano/ Verbena, SP) 
+ Pocket Show Geraldo Azevedo


Jantar 02
Data: 09 de Agosto de 2018
Horário: a partir das 19h30
 
Menu
por Vângela Régia (Culinária da Van- CE) e Morena Leite (Capim Santo-SP) 
+ Pocket Show Toquinho

Nenhum comentário: