quarta-feira, 18 de outubro de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

XI Semana de Humanidades discute internacionalização da área de 18 a 20 de outubro
Com o tema central "As humanidades num cenário de internacionalização", de 18 a 20 de outubro será realizada a XI Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (https://xisemanadehumanidadesufc.wordpress.com). Aberta ao público, a programação (https://goo.gl/t18gSU) contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, minicursos e ações artístico-culturais, entre outras atividades.

A abertura do evento será às 10h do dia 18, com a mesa-redonda "As humanidades no cenário de internacionalização: estratégias e políticas de incentivo", no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Participam Kyria Rebeca N. L. Finardi, coordenadora de Línguas da Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFSC), e a Profª Massília Maria Lira Dias, coordenadora de Políticas Linguísticas da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFC. A Profª Vládia Maria Cabral Borges, diretora do Centro de Humanidades e coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFC, fará a mediação da mesa.

Segundo a organização do evento, a Semana tem o objetivo de ampliar os espaços para a reflexão acerca do papel das ciências humanas no mundo contemporâneo, promovendo a integração entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos, "num processo de democratização de informações, conhecimentos e oportunidades". Haverá participação de professores da UFC e de outras instituições de ensino superior (IES) brasileiras e argentinas.

Entre as atividades da Semana de Humanidades estão algumas já conhecidas do público: a Festa das Nações, organizada pelas Casas de Cultura Estrangeira (https://goo.gl/kp269o); a X Mostra Internacional de Cinema Africano (https://goo.gl/QDgk4f) e o Colóquio Internacional "Outros Tempos Hão de Vir" (https://goo.gl/HMtZHS), promovidos pelo Departamento de História, e as Jornadas Didáticas de Espanhol como Segunda Língua e Estrangeira, organizada pelo Departamento de Letras Estrangeiras (https://goo.gl/ozwsyx).

Para se inscrever, basta acessar o formulário on-line (https://goo.gl/X7GLeH). Todas as atividades serão certificadas. Mais informações são obtidas pelo telefone (85) 3366 7605, e-mail semanadehumanidadeschufc@gmail.com e na página do evento no Facebook (facebook.com/semanadehumanidadesufc).

ENCERRAMENTO – Pelo segundo ano consecutivo, a Semana será encerrada com o evento 3º Mantra no Bosque. O Projeto Hanuman, criado em 2011 com o intuito de promover um diálogo musical inter-religioso, cantará mantras em sânscrito. Será na sexta-feira (20), das 19h às 20h30min, no anfiteatro do Bosque Moreira Campos.

Fonte: Diretoria do Centro de Humanidades – fones: 85 3366 7602 e 3366 7603
+ NOTÍCIAS DA UFC

Desfile carnavalesco, sarau, palestras e danças na Festas das Nações

As Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará realizam, de 18 a 20 de outubro, a Festa das Nações 2017, com extensa programação gratuita (https://goo.gl/tkrVYo) na área 1 do Centro de Humanidades (Campus do Benfica). Um dos destaques será o Carnevali d'Italia, desfile de blocos carnavalescos promovido pela Casa de Cultura Italiana, na quinta-feira (19), às 18h30min, no Bosque Moreira Campos.

Além de fantasias com máscaras próprias de regiões da Itália, serão apresentadas manifestações culturais como danças e músicas das cidades de Mamoiada, Fano, Viareggio, Alessandria del Carretto, Bagolino, Venezia, Montemarano e Val Resia. Integram o desfile alunos das turmas do primeiro ao sétimo semestre da Casa de Cultura Italiana e uma turma do curso de graduação em Letras Português-Italiano.

Nesta quarta-feira (18), a programação começa com a abertura da Semana de Humanidades (https://goo.gl/YtixhP), às 9h, no Auditório José Albano (CH1), e segue com competição de realidade virtual, exposição fotográfica Os alunos da Casa de Cultura Francesa pelo mundo, palestras sobre a Casa de Cultura Britânica e sobre literatura afrodescendente, entre outras atividades. No fim do dia, às 18h30min, haverá um sarau de dança árabe, na sala 1 do Bloco Tupi.

Na sexta-feira (20), último dia do evento, um dos destaques é a palestra sobre "História do movimento rastafári", com a Profª Débora Pamplona, às 9h, na Sala Interarte. O dia segue com exposições e palestras, terminando com a apresentação do Coral da ADUFC, às 16h, e com um aulão de hip-hop, às 18h, no Bosque Moreira Campos. Toda a programação pode ser conferida on-line (https://goo.gl/tkrVYo). 

Fonte: Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira – fone: 85 3366 7606





Pós-Graduação em História realizará colóquio internacional durante XI Semana de Humanidades

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Ceará realizará o Colóquio Internacional "Outros Tempos Hão de Vir" de 18 a 20 de outubro, como atividade que integra a XI Semana de Humanidades UFC (https://goo.gl/YtixhP).

"O tema diz respeito ao livro O futuro é para sempre, de autoria da Profª Paula Godinho, da Universidade Nova de Lisboa, que ministrará conferência e participará do colóquio", explica o Prof. Frederico de Castro Neves, um dos responsáveis pela organização do evento, que se realiza no Departamento de História.

O colóquio conta com conferências, mesas-redondas e lançamento de livros, distribuídos nos três dias de atividades da Semana. A programação completa está na página do evento no Facebook (https://goo.gl/1QcmTK). As inscrições para fins de certificação serão realizadas no local, por meio de listas de frequência.

Fonte: Prof. Frederico de Castro Neves, do Departamento de História da UFC – fone: 85 98807 2420 / e-mail: fredneve@ufc.br

Nenhum comentário: