segunda-feira, 2 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Exame de proficiência leitora em língua inglesa recebe inscrições nos dias 3 e 4 de outubro

Estarão abertas, nos dias 3 e 4 de outubro, as inscrições para o Exame de Proficiência Leitora em Língua Inglesa (EPLLI), a ser realizado pela Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará. A oferta do exame é voltada para o público externo à comunidade acadêmica da UFC.

Podem se inscrever alunos de pós-graduação de universidade públicas e particulares. Não serão aceitas inscrições de alunos vinculados a programas de pós-graduação da UFC. São ofertadas 120 vagas.

Interessados devem realizar inscrição via formulário on-line que estará disponível, a partir do dia 3 de outubro, no site das Casas de Cultura Estrangeira da UFC (www.casasdeculturaestrangeira.ufc.br). Além de efetuar a inscrição, o candidato deverá enviar documento digitalizado (atestado de matrícula ou declaração de vínculo), em formato PDF, comprovando seu vínculo com algum programa de pós-graduação stricto sensu – mestrado ou doutorado – para o e-mail ccbproficiencia@gmail.com. O critério de seleção será a ordem de inscrição, desde que observados os requisitos mencionados.

Para atestar a sua participação na prova, o candidato deverá verificar e-mail de confirmação de inscrição e ver se seu nome consta na lista de deferidos, a ser publicada no dia 9 de outubro, no site das Casas de Cultura Estrangeira (www.casasdeculturaestrangeira.ufc.br).

A prova será aplicada no dia 27 de outubro em local a ser divulgado. Os candidatos aprovados receberão declaração de proficiência leitora em língua inglesa, emitida pela Casa de Cultura Britânica, com validade de dois anos. Mais informações pelo telefone 85 3366 7640.

Fonte: Eder Pessoa, coordenador do Exame de Proficiência Leitora em Língua Inglesa – fone: 85 3366 7640

===


UFC e Universidade de Granada promovem II Fórum para a Internacionalização do Português

Trabalhos desenvolvidos pela Universidade Federal do Ceará e Universidade de Granada (UGR), na Espanha, que contribuem para que o português avance como língua internacional serão apresentados e debatidos durante a segunda edição do Fórum para a Internacionalização do Português (FIP), que acontecerá de 2 a 6 de outubro, simultaneamente nas duas universidades.

No evento, serão divulgadas as ações do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas para a Internacionalização do Português (PLIP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Para participar, o interessado deve acessar o site do evento (https://fipppgl.wixsite.com/forum) a fim de realizar a inscrição. A programação completa, com os palestrantes, está disponível no site.

Os dois primeiros dias do evento serão dedicados a apresentações de trabalhos de professores da UFC, a partir das 8h15min, na Sala Interarte, localizada na área 1 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica, em Fortaleza. No terceiro dia, haverá um encontro virtual entre pesquisadores e estudantes de ambas as instituições para discutir formas concretas de intercâmbio. Nos dois últimos dias, professores e alunos da UGR apresentarão suas pesquisas e ações em curso. 

Haverá também apresentações culturais com vistas a divulgar a Língua Portuguesa, como filmes e interpretações de textos, sendo todas as atividades transmitidas on-line para os participantes internacionais.

Fonte: Profª Rosemeire Selma Monteiro-Plantin, coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Linguística da UFC – fone: 85 3366 7627

===


V Semana de Publicidade e Propaganda discutirá privacidade e controle de 3 a 5 de outubro

O Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PETCom) da Universidade Federal do Ceará realiza, de 3 a 5 de outubro, a V Semana de Publicidade e Propaganda (SPP). Com o tema "Vigiar // Controlar", o evento abordará questões de privacidade e controle por meio de mesas-redondas, exposições e oficinas. Realizada em parceria com a coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda, a programação é gratuita e aberta ao público.

Segundo a organização, a Semana colocará em pauta as consequências das práticas contemporâneas no ciberespaço, em contexto em que a presença da tecnologia diminui a diferença entre o que é público e privado. É proposta uma reflexão interdisciplinar sobre o comportamento dos internautas, não apenas como usuários, mas também como produtores e consumidores de mensagens publicitárias.

"Pensar tais práticas numa perspectiva ética contribui para delinearmos melhor os limites da superexposição e da invasão de privacidade. Nesse contexto, perceber a publicidade como uma forma de controle é o primeiro passo para começarmos a debater meios de escape com relação ao tratamento das informações pessoais como mercadoria", explica a organização do evento.

Segue a programação, que ocorre exclusivamente no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra:

Dia 3 de outubro (terça-feira) 
8h às 10h – Mesa "Publicidade e controle: o que é?", com Geísa Mattos, Sylvio Gadelha e Glícia Pontes.
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)
10h às 12h – Debate "Visibilidade é uma armadilha?", com Soraya Madeira e Paulo Dório.
Local: Instituto de Cultura e Arte (ICA)

Dia 4 de outubro (quarta-feira)
8h às 10h – Mesa "Publicidade de algoritmos", com Riverson Rios, Rafael Costa e Beatriz Okubo. 
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)
10h às 12h – Oficinas "O que a gente diz sobre", com o projeto Improvisa, e "Jam session", com o projeto Sila-Crvs A.O.A.
Local: Sala DS226 do Instituto de Cultura e Arte (ICA)

Dia 5 de outubro (quinta-feira)
8h às 10h – Palestra "Vigilância, democracia e redes sociais", com Renata Gomes. 
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)
10h às 12h – Mesa "Outros olhares", com Gabriela Reinaldo e Ada Kroef.
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)

Durante todo o evento, será realizada exposição temática na ICAntina, no Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Mais informações são compartilhadas na página da Semana no Facebook (www.facebook.com/SPPUFC) e na página oficial do PETCom (www.facebook.com/PETComUFC).

Fontes: Heloísa Vasconcelos e Beatriz Carvalho, da organização do evento – fones: 85 99762 8373 e 88 99631 2163, respectivamente​

Nenhum comentário: