domingo, 22 de outubro de 2017

TEATRO


FORTALEZA RECEBE ESPETÁCULO SOBRE ANNE FRANK


O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM) traz à Fortaleza o espetáculo Anne Frank, uma adaptação da peça teatral O Diário de Anne Frank, de Frances Goodrich e Albert Hackett, baseado no livro de mesmo nome. A peça, interpretada por um grupo de atores de Campinas (SP), será realizada dia 27 de outubro, às 20 horas, no Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza (Unifor). A apresentação é aberta ao público.  
O Diário de Anne Frank se tornou um conhecido livro de memórias escrito por Annelies Marie Frank, uma menina judia com então 12 anos de idade, durante a 2ª Guerra Mundial. A publicação narra o cotidiano de sua família e outros amigos escondidos dos nazistas num sótão em Amsterdan. Em 1947, o livro foi publicado por seu pai, o único sobrevivente do esconderijo que conseguiu resistir aos horrores da guerra. Anne Frank morreu em um campo de concentração.
Em 2017, ano em que se completam 70 anos da publicação do livro, várias homenagens foram prestadas a esta menina que se tornou internacionalmente reconhecida, inclusive com a montagem de várias peças baseadas em sua história. Isto motivou o elenco a escolher o texto, que narra os dramas do holocausto de forma vigorosa, poética e dramática, sob a visão de uma adolescente cheia de sonhos e com muita vontade de viver.“Nossa maior descoberta com esta montagem foi a percepção de que preconceitos e intolerâncias continuam sendo temas tão atuais! A emoção em trazer os personagens “à vida”, num palco, proporcionou uma experiência ímpar aos integrantes do elenco que, comovidos, desde a estreia até agora, se emocionam quando recolhidos no camarim, comentam da responsabilidade de levar à cena essa história real, que infelizmente aconteceu”, relata uma das atrizes, a médica patologista Cecília Escanhoela.

A montagem de Anne Frank exigiu a dedicação de 11 atores, um preparador vocal e 5 técnicos e o cuidado com a escolha dos objetos cênicos e do figurino. Um trabalho intenso de pesquisa, desde março de 2016, realizado pela Contar Produções Artísticas, que tem como proposta a montagem de espetáculos a serem oferecidos ao público de forma gratuita. O grupo já realizou 16 apresentações, sendo várias em Campinas, outras no Teatro Itália, na capital paulista, e nas cidades de Piedade e Americana, no interior do Estado. É a primeira vez que o grupo vem à Fortaleza.

ICM
O Instituto de Ciências Médicas é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, que vem se dedicando a construir um hospital de alta complexidade em cardiologia em Fortaleza. A instituição tem como foco o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e produção de tecnologia, além de serviço de qualidade. Por defender uma concepção ampliada de saúde, que não se limita à ausência de doença, o ICM investe na cultura como um importante mecanismo de produção de saúde. Uma das iniciativas nesse campo é a realização mensal do projeto Clássicos na Lagoa, que promove concertos de música erudita gratuitos às margens da lagoa do Porangabuçu.


Serviço:
Apresentação: Espetáculo Teatral Anne Frank
Local: Teatro Celina Queiroz – Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz. Universidade de Fortaleza (Unifor)
Data: 27 de outubro – sexta-feira
Horário: 20 horas
Contatos: Giovana de Paula (assessoria de comunicação) - 999820608 

Nenhum comentário: