terça-feira, 1 de março de 2016

VALE DO JAGUARIBE

JOVENS DE IGUATU E LIMOEIRO DO NORTE PARTICIPAM DA TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO UM TOQUE DE VIDA

A terceira edição do projeto Um Toque de Vida acontece nas cidades de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado, e em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Em Iguatu jovens participam de aulas de flauta na sede do Núcleo de Artes da Secretaria de Cultura do município. Na cidade de Limoeiro do Norte, os jovens do município também participam do curso de flauta na na sede do CENTEC. Informação Tecnológica.  Além da prática de instrumentos, os alunos recebem aulas de teoria musical.

Com carga horaria de 150 horas/aula, as aulas são realizadas por professores das respectivas cidades, valorizando os profissionais de cada local onde o projeto é realizado. Os cursos são gratuitos e atendem aos jovens de carentes do interior do Ceará.

Nas edições anteriores as cidades de Sobral, Tauá, Iguatu, Aracati e Maranguape receberam o projeto, que influi não apenas na vida dos participantes, mas também movimenta direta e indiretamente familiares dos alunos e de todas as comunidades dos locais.

O projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim, na socialização através da música, que tem como patrono, o o músico cearense Manassés de Sousa.

 “O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca  Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.


Ao final dos cursos os alunos recebem certificado e os instrumentos são doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas.

O projeto Um Toque de Vida 3 é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais. Patrocínio: COELCE através da Secult pela lei Estadual da Cultura Apoio: CENTEC.

Nenhum comentário: