quarta-feira, 2 de março de 2016

TEATRO, MÍMICA E HUMOR

CAIXA CULTURAL APRESENTA O ESPETÁCULO "FULANO&SICRANO"

Depois do espetáculo No Buraco, o grupo Centro Teatral e Etc e Tal traz a Fortaleza uma nova montagem, de 24 a 26 de março
Marcio Moura e Alvaro Assad / Foto: Ricardo Gabriel
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 24 a 26 de março, o espetáculo Fulano&Sicrano, uma peça que une teatro, mímica e humor. A proposta é do grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal, que volta a Fortaleza após trazer a montagem No Buraco, apresentada na CAIXA Cultural em 2015.
Dessa vez, os atores Alvaro Assad e Marcio Moura usam a linguagem dos quadrinhos e da animação para pegar o espectador de surpresa, colocando no palco o humor inusitado que é retirado das situações mais banais. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular, mesclando situações cômicas, “gromelô,” mímica e a pantomima literária (narração simultânea a ação em mímica). Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos, imprimindo na cena a característica mais forte do Etc e Tal, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular.
A peça acontece atrás de um biombo de um metro de altura e sete de comprimento e promove uma experiência teatral diferente, sem mostrar o corpo inteiro dos atores. “É como se nós fossemos bonecos de manipulação. E a imaginação do espectador potencializa o fantástico da cena”, explica Assad.
Diferente de um espetáculo de mímica clássica, em Fulano&Sicrano, a utilização do estudo da pantomima e de outras representações cênicas são inseridas para retratar situações cotidianas, explorando o humor de um ponto de vista retorcido. A vertente teatral escolhida pelo grupo traz num único caldeirão várias correntes da expressão corporal, resultado de minuciosa pesquisa. A exploração da mímica e suas variações induz o olhar do público a se concentrar nos limites do corpo do ator.
A peça está dividida em três quadros: A tragédia de Elizabeth Maria, O dentista e Vida Submarina. O quadros são compostos por uma organicidade do jogo, som, luz, corpo, gesto e ação. No primeiro quadro, o grupo usa a técnica da pantomima literária. No quadro O dentista, a técnica utilizada é o “gromelô”, que é um falar apenas com sons ininteligíveis. O sentido e a dramaturgia surgem do que é apreendido pelos gestos e pelos ritmos dos sons. Assim, uma banal ida ao dentista ganha proporções angustiantes e hilárias nas mãos do grupo. Por fim, no terceiro quadro, a pantomima mais clássica, em que uma apresentação de nado sincronizado ganha outra dimensão: a do humor delicado e sutil.
Após as sessões, acontece um bate papo com o público. Os atores pretendem realizar um intercâmbio da linguagem e percorrer a história dos 23 anos de trajetória do grupo, que é um dos mais significantes na área de mímica atualmente em função no cenário nacional.
O grupo:  O Centro Teatral e Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, o grupo vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. É um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica e tem conseguido aliar pesquisa artística e autogestão no cenário teatral nacional.
Ficha Técnica: Criação e  Produção: Centro Teatral e Etc e Tal. Atuação: Alvaro Assad e Marcio Moura. Direção e preparação mímica: Alvaro Assad. Assistente de direção: Melissa Teles-Lôbo. Figurino: Fernanda Sabino. Desenho de luz: Aurélio Oliosi. Operação de Luz e som: Fernanda Sabino. Montagem Cênica: Levi Leonardo. Produção Executiva: Lu Altman. Fotografias: Ricardo Gabriel e Mariana Rocha.

Site: 
www.etcetal.art.br.
Serviço:

Teatro: Fulano&Sicrano
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema Data: 24 a 26 de março de 2016
Horários: quinta-feira e sexta-feira, às 20h | sábado, às 17h e 20h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 

Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: