terça-feira, 1 de março de 2016

FEIRA

Afins de Vitrola reúne apaixonados por vinil neste sábado (5) no Mercado dos Pinhões

Programação acontece de 17h às 21h com o som do projeto Sapoti Soundz

Uma grande reunião de colecionadores de vinis, lojistas, sebos e, claro, de apaixonados por LPs, compactos e vitrolas. Este mês, após pausa em razão do pré e do carnaval, a Feira Afins de Vitrola retorna ao Mercado dos Pinhões neste sábado (5/3), das 17 às 21 horas. Um dos diferenciais desta edição será a participação de food trucks, que estarão no entorno do Mercado, para quando bater a fome.
A Feira é um ótimo espaço para garimpar raridades, adquirir vinis por um precinho justo ou ainda conversar com quem entende do assunto. Em março, os expositores / vendedores serão: Adriano Silva Colecionador, Alan Morais, Alex Vinil, Bolacha Preta, David Emerson, Edmar, Fábio Tatibana, Fernando Filgueiras, Jaques, José Augusti Jr., LS Discos, Márcio Paluma, Márcio Fish, Mário Bolacha, Reciclarte, Rogério Vinil, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, The Wall Discos, Tomé Braga, Vinícios Oliveira e Ilson Lopes.
E animando o público no decorrer de toda a programação, haverá apresentação do projeto Sapoti Soundz. Surgido em 2004, o projeto se destaca pelas misturas e experimentações musicais repletas de surpresas. Com um som Groove-Funk-Afro-Latin-Black-Soul-Beat, o Sapoti têm recheado as melhores festas da cidade, se apresentando em casas de shows, festivais e demais eventos dançantes. Para a Feira Afins de Vitrola a seleção musical será feita exclusivamente com vinis.
"O vinil continua exercendo um grande fascínio e a Feira Afins de Vitrola é um espaço pra reunir admiradores e garimpar verdadeiras relíquias que só existem em LP", convida a coordenadora de Ação Cultura da Secultfor, Germana Vitoriano.
A Feira Afins de Vitrola é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor).

Sobre o Vinil
O disco de vinil surgiu no final da década de 40, com o nome LP (abreviação de long play) e, desde então, se tornando na época o principal meio de divulgação do artista para o seu público. Por muito tempo o disco de vinil reinou no mercado. Seu primeiro concorrente surgiu em meados dos anos 60, a conhecida fita K7. A novidade era o recurso de poder gravar e regravar suas músicas preferidas, mas não com a mesma qualidade que o disco de vinil possuía.
A tecnologia evoluiu e o verdadeiro concorrente do vinil, o CD (compact disc), surgiu no final dos anos 80. A praticidade do tamanho, facilidade de gravação e fabricação fez com que rapidamente o bom e velho vinil fosse condenado a virar peça de museu.
Mas o que ninguém esperava aconteceu. Dizem que foi por volta do ano 2007 que a nostalgia bateu em uma geração que em grande parte nem vivenciou a era “analógica”. Ouve um resgate e um aumento na venda e procura de revistas, máquinas analógicas e por vinis.

Serviço:
Feira Afins de Vitrola
Quando: Sábado (5/3), das 17h às 21h
Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas - Centro)
Expositores: Adriano Silva Colecionador, Alan Morais, Alex Vinil, Bolacha Preta, David Emerson, Edmar, Fábio Tatibana, Fernando Filgueiras, Jaques, José Augusti Jr., LS Discos, Márcio Paluma, Márcio Fish, Mário Bolacha, Reciclarte, Rogério Vinil, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, The Wall Discos, Tomé Braga, Vinícios Oliveira e Ilson Lopes.

Atração musical: Projeto Sapoti Soundz.
Gastronomia: Black Pizza, Calzone Full, Dog Zone, Juh Veras, Ma Che Food Truck e Rock and Road.
Mais informações: 3105.1386 / 3105.1339

Nenhum comentário: