quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CINEMA CEARÁ

Festival NÓIA 2012 começa nesta terça
 
Mostra acontece de 18 a 21 de dezembro no cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira


Começa na terça (18) e segue até o próximo dia 21 de dezembro, no cinema do Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a 11ª edição do NÓIA - Festival de Cinema Universitário. O evento reúne 19 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país que competem na XI Mostra Nacional de Cinema Universitário. Também serão exibidas produções dos diretores Bertrand Lira e Cavi Borges, homenageados do Festival.
Na noite de estreia, dia 18, às 19h, acontece a abertura oficial do evento com a exibição dos filmes “O Diário de Márcia” e “Senhor de Engenho”, produções do diretor paraibano Bertrand Lira, um dos homenageados do Festival NÓIA. Bertrand é professor efetivo do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de coordenar o Grupo de Estudos, pesquisa e Produção em Audiovisual (Geppau). Após a exibição dos filmes e da entrega de um troféu especial ao homenageado, será iniciada a Mostra Competitiva de Cinema Universitário.
A Mostra continua nos dias 19 e 20, sempre a partir das 19h. Ao todo, foram recebidas 119 inscrições. Deste total, foram selecionados 19 curtas provenientes dos estados do Ceará (06), São Paulo (05), Rio Grande do Sul (03), Pernambuco (02), Rio de Janeiro (02) e Bahia (01). A seleção ficou sob a responsabilidade do realizador audiovisual e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, Júlio Figueroa, da pesquisadora em audiovisual Camile Queiroz e do diretor e documentarista Ives Albuquerque. Os selecionados para Mostra concorrem ao troféu NÓIA nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Prêmio da Crítica), Melhor Direção, Roteiro, Edição, Som, Fotografia e Ator e Atriz.
Dentro de uma proposta de formação, o Festival NÓIA oferece ainda três oficinas: produção de TV, Cinema ao Vivo e Cinema de Animação. As oficinas acontecem na Vila das Artes e Casa Amarela no período de 18 a 20 de novembro, das 14h às 18h.
A cerimônia de premiação do Festival está marcada para o dia 21, às 19h, no Cine Benjamin Abrahão. Antes do anúncio dos vencedores, os participantes conferem o lançamento do filme “A Paranóia”, do cearense Ernani Paiva. Na sequência, haverá a exibição dos filmes do produtor e diretor carioca Cavi Borges "As Distrações de Ivan" e "Engano". Cavi Borges é um dos homenageados da 11ª edição do NÓIA. Ao longo da sua trajetória profissional fundou a Cavideo, locadora especializada em filmes de arte e referência dos cinéfilos. Após a exibição dos filmes, o diretor irá debater com os participantes questões peculiares aos seus trabalhos cinematográficos e assuntos pertinentes à produção de filmes no Brasil.
Todas as atividades do Festival são gratuitas e abertas ao público em geral. Após a premiação, acontece um coquetel de encerramento nas dependências da Casa Amarela ao som do DJ Bandit Dubwise (Av. da Universidade, 2591).







Mostra Competitiva do Curta Canoa 2012 divulga filmes selecionados
 

Festival de curtas terá 30 produções entre filmes e vídeos de 10 estados

Documentários, ficção e animação estão na Mostra Competitiva de filme e vídeos do Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que chega à 8ª edição no período de 11 a 15 de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE). Entre filmes e vídeos, foram selecionadas 30 produções de 10 estados: SP (10), CE (06), RJ (04), PB (02), PE (02), RS (02), AM (01), DF (01), GO (01) e MG (01).Além da Mostra Competitiva, o festival terá em sua programação a Mostra Curta Católica, com trabalhos produzidos por estudantes da Faculdade Católica do Ceará – Marista. Todas as exibições acontecerão à noite, ao ar livre, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, com acesso livre.   Na parte formativa, durante o dia em Canoa Quebrada serão realizadas oficinas ministradas por professores da Faculdade Católica do Ceará: Oficina de Empreendedorismo (prof. Rodrigo Rodrigues), Oficina de Confecção de Capas de CDs (prof. Norton Falcão) e Oficina de Câmera (prof. Fernando Maia), esta voltada para crianças e adolescentes.  
Nesta edição, a homenagem do Curta Canoa vai para Ana Paula Santana, advogada, internacionalista, especialista em Relações Internacionais e Gestão do Entretenimento e Chefe de Cozinha. Trabalha na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura com dedicação exclusiva desde 2002, onde ocupou os seguintes cargos: Coordenadora de Intercâmbio Internacional, Gerente de Fomento a Projetos Audiovisuais, Chefe de Gabinete, Diretora de Programas e Projetos Audiovisuais e atualmente ocupa o cargo de Secretária do Audiovisual.
Uma parceria do Curta Canoa com a Faculdade Católica do Ceará – Marista, resultou em 2011 no evento Moda Canoa. A experiência deu certo e tem nova edição em 2012. Por meio de um concurso, estudantes do curso de graduação em Design de Moda apresentam suas criações de moda praia, produzidas especialmente para a apreciação do público do Festival e análise de uma comissão julgadora, com premiação para o vencedor. O desfile no Curta Canoa será no dia 14 de dezembro, penúltimo dia do Festival.


Confira a lista completa dos selecionados:



FILMES:

L (Thaís Fuginaga, SP. 20'40")

Memórias Externas de uma Mulher Serrilhada (Eduardo Kishimoto, SP. 15')

Linear (Amir Admoni, SP. 6')

Piove, il film de Pio (Thiago Mendonça, SP. 14'56")

De outros carnavais (Paulo Miranda, SP. 14')

JUS (Marcelo Dídimo, CE. 18'18")

Uma, Duas Semanas (Fernanda Teixeira, RJ. 17')

5 horas rumo norte (Paula Sabagga, SP. 15'05")

A Obscena Senhora D (Catarina Accioly, DF. 15')

VÍDEOS:


Hempocrisy (Maria Aline Moraes, PE. 20')

Hooji (Marcello Quintella e Boynard, RJ. 17'50")

A noite dos palhaços mudos (Juliano Luccas, SP. 15')

Printemps (Gabriel Kalim Mucci, SP. 3'53")

Inca (Bruno Carvalho, RJ. 15')

Damas da Liberdade (Joe Pimentel e Célia Gurgel, CE. 20')

Todos os balões vão para o céu (Frederico Cabral, RS. 14'44")

Anachronique (Mario Masseti, SP. 15')

Amor Proibido (Maciel Brum, RS. 20')

A flor e a tempestade (Gabriel S. S. Nocera, SP. 6')

Curta-metragem (Ítalo Nóbrega, CE. 5')

Destimação (Ricado de Podestá, GO. 13')

Exilados (Ana Paula Teixeira, PE. 12'20")

Quindins (Giuliana Danza e David Mussel, MG. 9'17")

A Segunda Balada (Rafael Ramos, AM. 16')

Anabella (Michelline Helena e Janieire Rocha, CE. 19')

Antoninha (Laercio Filho, PB. 20')

O velho e o novo (Daniel Caetano, RJ. 19')

O Pau da Bandeira (Felipe Wenceslau, PB. 10')

Memórias Vivas (Diego Akel e Alunos, CE. 20')

Saudade (Elton Rodrigues e Alunos, CE. 4')

Nenhum comentário: