quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PELO INTERIOR

VII Encontro Mestres do Mundo terminou em Limoeiro do Norte com apresentações na Praça da Igreja Matriz

A programação do sétimo Encontro Mestres do Mundo chegou ao fim neste sábado, em Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza. Durante três dias, Mestres da cultura popular se reuniram no palco montado na Praça da Igreja Matriz para mostrar seus saberes e habilidades musicais e trocar vivências com o público em rodas e relatos de experiências. No encerramento do evento, a partir das 18 horas, irão se apresentar a Congada do Mestre Docas Zacarias, do município de Milagres; o Pastoril Nossa Senhora de Fátima do Grupo Nossa Senhora de Fátima, de Fortaleza; Mestre Totonho com seu violino, de Mauriti; além de show com Lucy Alves e Banda Clã Brasil, com o Coco de Toré, de Pernambuco. Toda a programação é gratuita.

Ao longo dos últimos três dias, diversas atrações passaram pelo Palco Mestres do Mundo. Logo na abertura, na quinta-feira, dia 20, se apresentaram o Reisado de Couro, do Mestre José Pedro (Barbalha), a Caninha Verde da Mestra Dona Gerta (Fortaleza), o cordelista Mestre Lucas Evangelista (Crateús), os Aboios do grupo A Rainha e os Vaqueiros (Canindé) e, para fechar a noite, a música de Raimundo Sodré (Salvador). Ontem (21), sexta-feira, foi a vez da Dança de São Gonçalo com o Mestre Joaquim Ferreira (Quixadá), o Maneiro Pau, do Mestre Cirilo (Crato), o violino do Mestre Antônio Hortêncio (Varjota), as alvíssaras de João do Crato (Crato) e a Orquestra de Tambores de Alagoas (Alagoas).


Sobre os Mestres do Mundo


Os mestres da cultura popular tradicional do Ceará e de outros estados brasileiros se reúnem para mostrar, discutir e trocar vivências entre si e o público geral. Eles trazem experiências nos segmentos de mãos (artesanato), corpo (dança), sons (música), oralidade e sagrado. O Estado do Ceará possui 58 Mestres da Cultura diplomados e reconhecidos pela Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal vitalício, já os grupos recebem um salário mensal temporário.

Esta edição traz o tema “Cantos e Festas do Sertão: homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e 100 anos de publicação do livro Terra de Sol, de Gustavo Barroso”. O VII Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Serviço:
VII Encontro Mestres do Mundo
Data: 20 a 22 de dezembro
Local: Limoeiro do Norte – Ceará (a 198km de Fortaleza)
Gratuito.

Nenhum comentário: