domingo, 4 de dezembro de 2011

DIVIRTA-CE COBERTURAS

Arte do Sertão Central ocupa as ruas e espaços culturais de Quixeramobim

Música, teatro, dança, circo, artes visuais e tradições populares estão entre as manifestações contempladas na III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central - veja fotos e vídeos de Felipe Muniz Palhano

Durante quatro dias, a cidade de Quixeramobim foi transformada em um corredor cultural.

Foi lá que artistas de todo Sertão Central do Ceará se reunirão para compor a III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central.

As principais ruas da Cidade foram ocupadas por apresentações de circo, dança, teatro, cinema, artes plásticas, folguedos tradicionais e outras atrações com o intuito de fomentar a produção cultural da região.

Espaço por excelência da divulgação e valorização dos artistas locais, a Quiarte chega a sua terceira edição promovendo ações de formação, através de oficinas realizadas em escolas públicas da região na semana que antecede o evento, e abrindo espaço para a difusão das diversas manifestações artísticas da terra.

Entre as atrações deste ano, o III Salão de Artes Plásticas, reuniu obras de onze artistas da região; shows musicais, onde se apresentaram artistas locais ao lado de grupos como Tribo de Jah, Ítalo e Renno e Dona Zefinha; espetáculos circenses; peças teatrais; mostra de filmes; roda de capoeira, além de manifestações tradicionais nas ruas de Quixeramobim.

É constante a preocupação com a participação popular e a inclusão social em todos os eixos de atuação. A mostra trabalha em sistema de mobilização e articulação compartilhadas com os participantes, ampliando a participação da comunidade e fomentando a integração entre artistas locais e de outras regiões. A Quiarte trabalha ainda no intuito de democratizar o acesso aos bens culturais, reafirmar as singularidades culturais do Sertão Central, desenvolver e promover o turismo cultural na região. O acesso a todas as atividades é gratuito.



LOCAIS DO EVENTO
O corredor cultural abrange a Praça da Estação, as ruas Monsenhor Salviano Pinto, Dr. Álvaro Fernandes, Cônego Aureliano Mota, Abílio Silva e Rua Dr. Gaspar. É também nesse trecho que estão localizadas a Praça da Matriz, Salão Paroquial, Praça da Prefeitura, Casa de Antônio Conselheiro e o Memorial Antonio Conselheiro, bem como os principais prédios históricos do município.


PROGRAMAÇÃO

Após a abertura do evento, a coordenação oferecerá uma programação permanente de exibição de filmes, no Salão Paroquial, e visitação do III Salão de Artes Plásticas, na Casa de Antônio Conselheiro.












































Nenhum comentário: