domingo, 4 de dezembro de 2011

CINEMA CEARÁ

7º Curta Canoa anuncia premiados em noite de lua cheia

O curta-metragem de animação 'O Céu no Andar de Baixo', de Minas Gerais, é o grande vencedor do festival de cinema da famosa praia de Canoa Quebrada, em Aracati

Cena do curta-metragem de animação 'O Céu no Andar de Baixo', melhor filme da Mostra Competitiva


Premiação - Filme “Ratão” ganhou melhor direção - Santiago Dellape recebe Troféu Lua e Estrela de Alexandre Jardim

O Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada chegou, neste sábado, 10, ao final de sua sétima edição e anunciou os premiados em noite de lua cheia. O grande vencedor da noite na categoria filme em 35 mm foi o curta de animação 'O Céu no Andar de Baixo', do diretor mineiro Leonardo Cata Preta. O filme conta a história de Francisco, que desde os 12 anos de idade faz fotografias do céu. Na categoria vídeo o melhor na opinião do júri foi ‘Julie, Agosto, Setembro’, de Jarleo Barbosa, de Goiás.



> Pela primeira vez, o Festival Curta Canoa terminou com desfiles e o início do projeto Moda Canoa

O festival, que de 5 a 10 de dezembro levou ao litoral leste do Ceará mais de cem produções audiovisuais, premiou os curtas em vídeo em oito categorias e os curtas em 35 mm em nove categorias, incluindo a de melhor filme (veja abaixo a lista completa das premiações).
Os curtas em competição e os das demais mostras foram exibidos com entrada franca na praia de Canoa Quebrada e no município de Aracati, a 15 km de distância. O evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre moradores da região e turistas que lotaram o Pólo de Lazer, espaço a céu aberto no centro da vila, para assistir aos curtas-metragens nacionais e latino-americanos.
Na noite de encerramento, também foi premiado o melhor curta da Mostra do Minuto. O vencedor foi o vídeo ‘Pedra ao Mar’, de João Paulo Memória, aluno do 8º semestre do curso de Publicidade e propaganda da Faculdade Católica do Ceará – Marista.




Antes da solinidade de premiação, o público também assistiu ao Moda Canoa, primeiro desfile promovido pelo Curta Canoa, em parceria com a Faculdade Católica. Por meio de concurso foram selecionados três estudantes do curso de graduação em Design de Moda. O vencedor foi a João Baptista Filho, com a coleção ‘Corais’.



Para Adriano Lima, idealizador e diretor geral do Curta Canoa, o festival desempenha hoje um importante papel social na região. Além de promover o turismo e levar o cinema a Canoa Quebrada, que não tem nenhuma sala de exibição, o evento tem como objetivo contribuir para a educação da comunidade local e fomentar o desenvolvimento da vila, por meio do incentivo à produção local de curtas-metragens.



Para isso, o Curta Canoa promove oficinas de roteiro, direção e edição. Este ano, os jovens cineastas de Canoa Quebrada e da vizinha Majorlândia filmaram, finalizaram e exibiram no festival, em duas mostras locais, 20 filmes com temáticas variadas, muitos deles retratando o cotidiano da região. Veja a lista completa dos premiados no blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).

Curtas em 35 mm premiados são:

MELHOR FILME: “O Céu no Andar De Baixo”, de Leonardo Cata Preta (MG)

MELHOR DIREÇÃO: “Ratão”, de Santiago Dellape (DF)

MELHOR ROTEIRO: “Lápis de Cor”, de Alice Gomes (RJ)

MELHOR FOTOGRAFIA: “Doce de Coco”, por Kátia Coelho e Naji Sidki (CE)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: “O Céu no Andar de Baixo”, por Daniel Nunes (MG)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: “Fábula das Três Avós”, por Maíra Mesquita (SP)
MELHOR ATOR: “Lápis de Cor”, por Rodrigo Costa (RJ)

MELHOR ATRIZ: “Fábula das Três Avós”, por Mariana Emerick (SP)

MELHOR SOM: “Ratão”, por Dirceu Lustosa (DF)



Curtas em vídeo premiados são:

MELHOR VÍDEO: “Julie, Agosto, Setembro”, de Jarleo Barbosa (RJ)

MELHOR DIREÇÃO: “Trabalho Final”, por Felipe Mendonça (SP)

MELHOR ROTEIRO: “Trocam-se Bolinhos por História de Vida”, por Denise Marchi (RS)

MELHOR FOTOGRAFIA: “Dormentes do Tempo”, por Pablo Escajedo (RS)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: “Imperfeito”, por Júlia Ferrari e Gui Campos (RJ)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: “A Melhor Idade”, por Fernanda Teixeira e Yves Moura (RJ)

MELHOR SOM: “Tempestade”, por Cláudio Augusto Ferreira e Fernanda Nascimento (SP)

MENÇÃO HONROSA: “A Dama do Peixoto”, por Douglas Soares e Allan Ribeiro (RJ)



Outras mostras

O festival apresentou também a Mostra Latino-Americana de Curta, de caráter não-competitivo, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; a Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática “Praias, usos e abusos”; a Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima, e as mostras locais Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual; e Majorlândia Faz Cinema. As mostras locais foram compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.




Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada

Patrocínio: Petrobras e BNB. Apoio Cultural: COELCE, Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Sebrae/CE e Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC). Tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) / Lei Estadual Nº 13.811, e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Parceria: Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).











DIVIRTA-CE NO CURTA CANOA 2011

Confira fotos de Felipe Abud e Felipe Muniz Palhano dos bastidores do festival de cinema que mostrou sua sétima edição em Canoa Quebrada e Aracati



























































Temporada de cinema em Aracati começa com o 7º Curta Canoa

O Curta Canoa 2011 acontecerá de 05 a 10 em Canoa Quebrada e de 06 a 10 em Aracati, e na programação do evento, além de cursos, tem até desfile de moda - O BLOG DIVIRTA-CE ESTARÁ EM CANOA QUEBRADA FAZENDO A COBERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA

O curta documentário "KinOpoÉticaS – Katari Kamina" (Bolívia/Brasil. 2011), de Pedro Dantas, estará na Mostra latino Americana de Curtas


7º Curta Canoa terá duas mostras de jovens cineastas de Canoa Quebrada e Majorlândia

Seis mostras vão compor a programação do 7º Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá de 05 a 10 de dezembro na praia de Canoa Quebrada e de 06 a 10 na cidade de Aracati, no litoral leste do Ceará. Com toda a programação gratuita, o festival em Canoa Quebrada terá exibições sempre a partir das 19 horas no Pólo de Lazer. Em Aracati, as projeções acontecerão no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes e no Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal. Além de exibições, o Curta Canoa 2011 terá ainda oficinas, desfile de moda, entre outras atividades.
Na Mostra Competitiva 19 filmes e 57 vídeos disputam o troféu Lua Estrela em diversas categorias, somando 76 produções. Foram selecionados trabalhos das cinco regiões brasileiras. O 7º Curta Canoa terá ainda a Mostra Latino-Americana de Curta, que é de caráter não competitivo, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática “Praias, usos e abusos”; Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima; e as mostras locais Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual, e Majorlândia Faz Cinema, também realizada pela AERA. Ambas são compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.
Na parte formativa, serão realizadas oficinas em Canoa Quebrada e Aracati, parte destas ministradas por professores da Faculdade Católica do Ceará: Oficina de Fotografia, com Chico Gomes, fotógrafo do Núcleo de Prdução Audiovisual (NUPA), da Católica; Pensamento Criativo, com o professor Cláudio Sena; Câmera, com o professor Fernando Maia; e Som de Animação, ministrada por Alexandre Jardim, do Centro Técnico Audiovisual (CTAV), em parceria com Joaquim Eufrazino (Babá). As oficinas têm como foco, em especial, a defesa ao meio ambiente. Diariamente haverá também programação na cidade de Aracati. O Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes vai sediar a Mostra Infantil, de 06 a 09 (terça a sexta-feira) pela manhã, a partir das 8h30. Também no Casarão serão realizadas as oficinas Som de Animação (de 06 a 08, das 9h às 12h) e Pensamento Criativo (dias 08 e 09, das 14h às 17h).
No Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal, o público de Aracati poderá conferir os curtas da Mostra Competitiva a partir da terça-feira, dia 06, às 19 horas. A cada dia serão exibidos os curtas que na noite anterior foram projetados em Canoa Querbrada.
O Curta Canoa, que acontece em um dos principais destinos turísticos do litoral cearense, volta suas câmeras também para a moda. Em parceria com a Faculdade Católica, foi criado este ano o evento Moda Canoa. Por meio de um concurso foram selecionados três estudantes do curso de graduação em Design de Moda. Cada um está desenvolvendo seis looks masculinos e femininos que serão apresentados na noite de encerramento do festival, às 18 horas, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, em um desfile para a apreciação do público e análise de uma comissão julgadora, com premiação para o vencedor.
Para incrementar o comércio local no ramo da moda, no dia 03 de dezembro, das 14 às 18h, no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), uma palestra será proferida por Ricardo Bessa, professor da Faculdade Católica, com o tema Planejamento de Coleção e Tendência de Moda, tendo como público alvo os lojistas e as confecções de Canoa Quebrada e localidades próximas.
Jovens cineastas de Canoa Quebrada e Majorlândia, praias de Aracati, Ceará, vão exibir seus filmes no 7º Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá entre os dias 05 e 10 de dezembro. Dentre as seis mostras da programação, duas são exclusivas dos realizadores locais. São elas, Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual, e Majorlândia Faz Cinema, também realizada pela AERA. Cada mostra conta com dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.



MOSTRA COMPETITIVA de FILMES

DF: Ratão (DF. Dir: Santiago Dellape);

ES: 2 e Meio (ES. Dir: Alexandre Serafini) e Ilhas Cayman (ES. Dir: Gabriel Perrone);

MG: Marambé (MG. Dir: Fernanda Salgado), O Céu No Andar de Baixo (MG. Dir: Leonardo Cata Preta), Sobre O Resto dos Dias (MG. Dir: Alexandre Baxter e Luis Felipe Fernandes) e Taba (MG. Dir: Marcos Pimentel);

RJ: A Casa das Horas (RJ. Dir: Heraldo Cavalcanti), Doce de Coco (RJ. Dir: Alan Deberton), Entre Muros (RJ. Dir: Adriana Tenório), Lápis de Cor (RJ. Dir: Alice Gomes), Uma Noite (RJ. Dir: Daniela Santos);

SP: Boa Noite (SP. Dir: Bel Bechara e Sandro Serra), Cores e Botas (SP. Dir: Juliana Vicente), Fábula das Três Avós (SP. Dir: Daniel Turini), Naiá e a Lua (SP. Dir: Leandro Tadashi), O Último Dia (SP. Dir: Elder Fraga), Pimenta (SP. Dir: Eduardo Mattos) e Pinball (SP. Dir: Ruy Veridiano).

MOSTRA COMPETITIVA de VÍDEOS

AM: Tribos Urbanas (AM. Dir: Dj Mellody);

BA: O Samba: Na Ilha, da Ilha (BA. Dir: Naíra Soares e Quercia Oliveira);

CE: A Bola (CE. Dir: Diego Akel), Água Pra Que Te Quero! (CE. Dir: Nívia Uchôa), BABAUPARATODOS (CE. Dir: Carlos Normando), Comunicando (CE. Dir: Telmo Carvalho), Interurbanos (CE. Dir: Amanda Katiele), 8 Estações (CE. Dir: Célia Gurgel, Cássio Araújo e Karine Egypto), Sucata de Plástico (CE. Dir: Yargo Sousa Gurjão) e Ponto de Parada (CE. Dir: Tiago Pedro de Araújo Pereira);

MA: O Samba dos Bambas (MA. Dir: Nayra Albuquerque);

PB: Hoje Tem Espetáculo? (PB. Dir: Leandro Alves), Irmãs (PB. Dir: Gian Orsini), Metafísica (PB. Dir: Eduardo Gomes) e Raízes do Sertão (PB. Dir: Deleon Souto);

PE: A Arte do Barro (PE. Dir: Roberto Belo), Curica (PE. Dir: Hanna Godoy e Márcia Mansur), O Mar de Lia (PE. Dir: Hanna Godoy), Rosário do Sertão (PE. Dir: Hanna Godoy e Márcia Mansur) e Uma Noite Em 68 (PE. Dir: Ionaldo Araújo);

DF: Enfim Sós! (DF. Dir: Rafael de Andrade), I-Juca Pirama (DF. Dir: Elvis Kleber e ítalo Cajueiro) e Imperfeito (DF. Dir: Gui Campos);

GO: Julie, Agosto, Setembro (GO. Dir: Jarleo Barbosa);

MG: Dó (MG. Dir: Elder Barbosa);

RJ: A Dama do Peixoto (RJ. Dir: Douglas Soares e Allan Ribeiro), Afetos (RJ. Dir: Renata Than), A Melhor Idade (RJ. Dir: Angelo Defanti), A Revolução de Trinta (RJ. Dir: Julio Bezerra e Jaiê Saavedra), Laura (RJ. Dir: Thiago Valente), Liberdade em Neves (RJ. Dir: Rodolfo Florentino Vaz), Obsoleto (RJ. Dir: Victor Mendonça dos Santos, Heitor Mendonça dos Santos e Leandro de Souza Henriques), O Diário da Terra (RJ. Dir: Diogo Viegas), O Vermelho de Selarón (RJ. Dir: Rafael Bacelar e Rodolfo Gomes), Revendo o Passado (RJ. Dir: Breno Montenegro), Sofro, Logo Existo (RJ. Dir: Vinicius Melich) e Tentáculos (RJ. Dir: Vinicius Lewer, Beth Soares e Álvaro Victorio);

SP: A Escola de Bambu (SP. Dir: Vinicius Zanotti), Amor de Thanatos (SP. Dir: Helena Guerra), A Passagem (SP. Dir: Marc Dourdin), Aperreio (SP. Dir: Doty Luz e Humberto Capucci), A Saga de Maria Antônia (SP. Dir: Alexandre Estevanato), Com A Mosca Azul (SP. Dir: Cesar Netto), Distantes (SP. Dir: Breno Peres), D.O.R. (SP. Dir: Leandro Goddinho), É Muita Areia Pro Meu Caminhãozinho (SP. Dir: Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernandes), Gogó da Ema Futebol Clube (SP. Dir: Caio Vecchio), O Trabalho Final (SP. Dir: Felipe Mendonça), Ponto G - Amor à Flor da Pele (SP. Dir: Marcelo Vogelaar), Rái Sossaith (SP. Dir: Thomate), Tempestade (SP. Dir: Cesar Cabral) e MPB – A História que o Brasil Não Conhece (SP. Dir: André Moraes);

PR: Naquela Noite Ele Sonhou Com Um Mar Azul (PR. Dir: Aristeu Araújo);

RS: Dormentes do Tempo (RS. Dir: Boca Migotto), Rocco (RS. Dir: Filipe Matzembacher) e Trocam-se Bolinhos Por Histórias de Vida (RS. Dir: Denise Marchi);

SC: Mais ou Menos (SC. Dir: Alexander Antunes Siqueira).



MOSTRA LATINO-AMERICANA DE CURTA

Arbol (Ficção. Argentina. 2010. Dir: Lucas Adrian Schiaroli)
Calle Última (Ficção. Paraguai. 2010. Dir: Marcelo Martinessi)
Karai Norte (Ficção. Paraguai. 2009. Dir: Marcelo Martinessi)
KinOpoÉticaS – Katari Kamina (Documentário. Bolívia/Brasil. 2011. Dir: Pedro Dantas)
Muraña (Ficção. Argentina. 2010. Dir: Sebastian Palacio)
Regreso (Ficção. Peru. 2011. Jano Burmester)
El Silencio de los sapos (Ficção. Venezuela. 2007. Dir: Claudia Pinto Emperator)
Katuche (Venezuela. 2008. Dir Andrea Rios)
Libre (Ficção. Venezuela. 2007. Dir: Gustavo Rondón Córdova)
Titire-we (Venezuela. 2007. Dir: Baiz Juliac Viveca Rose)
Tres hijos y um vestido (Venezuela. 2007. Dir: Ada Hernández Domínguez)



MOSTRA CANOA FAZ CINEMA

Gazeando Aula – A Última Chance de Júnior (Direção: Lisa de Felice e Italo Alisson), O Meu Ídolo (Rot e Dir: Iara Bartolocci e Gilson M. da Silva), Viagem ao Além (Rot e Dir: Marianna Ariu), Meninos de Rua (Dir: Iara Bartolocci. Rot: Iara Bartolocci, Gilson M. da Silva, Luciana Pinto da Silva e Jéssica dos Santos da Silva), Infância Feliz (Dir: Mirian Pereira. Rot: Mirian Pereira e Mauro Ocean’s), Jura de Canoa (Rot e Dir: Alunos da 1ª Oficina de Documentário Audiovisual Comunitário realizada pelo projeto Canoa Faz Cinema), Minha Nova Vida (Rot e Dir: Kaka Carneiro), Duvidu (Rot e Dir: Gilvan Pereira e Mauro Ocean´s), O Menino Catavento (Rot e Dir: Mauro Ocean´s) e Qual é a Saída (Rot e Dir: Aurivânia Duarte).


MOSTRA MAJORLÂNDIA FAZ CINEMA

Minha Mãe Viu... (Roteiro e Direção: Ariel Santos), O Vencedor (Rot. e Dir: Geovana Roberta), O Grande Sonho (Rot. e Dir: Rabele Andrade), A Vitória (Rot: Ariel Santos. Dir: Edjackson Andrade), A Disputa (Rot: Ariel Santos. Dir: Delmira Lucas), Em Busca de Uma Vida Melhor (Rot: Fenícia Ferreira. Dir: Ariel Santos), A Menina Boazinha (Rot. e Dir: Maria Liciana), A Nossa Areia (Rot. e Dir: Djalma Fonseca, Paulo Roberto e Yago Valente), Mãos que Contam Nossas Histórias (Rot. e Dir: Projeto Majorlândia Faz Cinema) e O Menino Órfão (Rot. e Dir: Joice Oliveira).

SERVIÇO
Curta Canoa 2011 – De 5 a 10/12 na praia de Canoa Quebrada e de 06 a 10 em Aracati, Ceará. As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 02/12. Enviar nome, contato e nome da oficina para producao@jalimaproducoes.com.br. Info: 85-3251.1105 / 85-9635.3880 / 85-3226.0751 / 88-9951.7070. E-mail: curtacanoa@jalimaproducoes.com.br. www.jalimaproducoes.com.br.





TV DIVIRTA-CE

Veja trailers de alguns curtas que serão exibidos no 7º Curta Canoa



MOSTRA LATINO AMERICANA DE CURTAS:

KinOpoÉTicaS - Katari Kamina (trecho) from filmes de PEDRO DANTAS on Vimeo.








MOSTRA COMPETITIVA de FILMES:





Ilhas Cayman | Cayman Islands from Gabriel Perrone on Vimeo.



Marambé [TRAILER] from apiário on Vimeo.









Trailer - Sobre o resto dos dias from Luis Vieira on Vimeo.





LINKS PARA A MOSTRA COMPETITIVA de VIDEOS:

Hoje tem Espetáculo? (PB)
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=j9IMylw6h2g

Imperfeito (DF)
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=MKFzc48KdM0

Julie, Agosto, Setembro (GO)
Trailer: http://vimeo.com/20676893

Sucata de Plástico (CE)
Teaser: http://www.youtube.com/watch?v=zINdQOGN0hg

Afetos (RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=O_SHm-ddVcw

A Revolução de Trinta (RJ)
http://search.vimeo.com/17257151

Laura (RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=Q-OQ6EwnORY

Obsoleto (RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=KWSrXtY9egc&feature=player_embedded

O Diário da Terra (RJ)
https://www.youtube.com/watch?v=Eq0rkXSjhfc

O Vermelho de Selarón (RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=NXlCRrkPAQk

Revendo o Passado ((RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=PmTJyQwRAOw

Sofro, Logo Existo (RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=Mw0zSKAI71E

Amor de Thanatos (SP)
http://www.minutefestival.com/oneminutefilmfestival/index.php?page=videos&section=view&vid_id=24853

Distantes (SP)
http://www.distantes.com/teaser3.htm

Tempestade (SP)
http://www.youtube.com/watch?v=XTR5YjNC-8w

Naquela Noite Ele Sonhou Com Um Mar Azul (PR)
http://www.youtube.com/watch?v=xghfn5ABFQo

Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida (RS)
http://vimeo.com/15372392
http://www.youtube.com/watch?v=9rHVKljrj8E

Nenhum comentário: