domingo, 4 de dezembro de 2011

DANÇA

SUCESSO DA VII MOSTRA BCAD DE ARTES NO TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

O Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações – BCAD, uma associação sem fins lucrativos que tem a missão de promover a reinserção e integração social de crianças e jovens em situação de risco social através de ações relacionadas a arte, cultura, educação e esporte, realiza nos dias 16 e 17/12, no Teatro José de Alencar, sua VII Mostra BCAD de Artes, com apresentações que celebram o Natal.
Nos dias 16 e 17, sexta e sábado, às 20h, será apresentado “Zéfiro e Flora”, uma releitura através da dança que tem como inspiração os deuses do Olimpo - toda a técnica e versatilidade da Cia de Dança Janne Ruth, premiada no Brasil e no exterior. O II Ato do espetáculo se chama “Camorra”. Ingressos: R$ 20 / 10 (meia).
No dia 17, sábado, o BCAD apresenta o espetáculo “O Natal de Cristiana”, às 17h, com entrada franca. O espetáculo de Natal mostra uma adolescente que não conhecia o verdadeiro significado do Natal - para a família de Cristiana, a data não passava de uma festa comum onde deveriam comprar roupas novas, se vestir de forma bonita, armar a árvore de Natal e deixar a casa iluminada.
O que Cristiana não sabia era que iria conhecer Angelina, uma menina doce de idade similar a dela, boa índole, criada em uma família onde respeitava o Natal pelo seu verdadeiro significado, o nascimento de Jesus Cristo. Cristiana e sua família descobriram muitos valores com esta nova amizade, que lhes trouxe uma nova forma de olhar para aquela data tão especial e assim então descobrir o verdadeiro significado do Natal. Uma criação e concepção da bailarina e coreógrafa Atenita Kaira, “O Natal de Cristiana” terá dança contemporânea, balé clássico, teatro, sendo uma apresentação recomendada para toda a família.


HISTÓRICO DO GRUPO BCAD

O Grupo BCAD é responsável pelo Fórum Estadual de Dança do Ceará - a presidente e idealizadora da ONG, Janne Ruth, criou também em 2000 o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará, Fendafor, que esteve no último fim de semana em Guaramiranga, e já percorreu outras cidades do interior cearense como Juazeiro do norte, Cratop, Barbalha, Cascavel e Sobral. O BCAD surgiu como resultado do trabalho desenvolvido desde 1981 pela Escola de Dança Janne Ruth, que realizava ações humanitárias e artísticas para receber crianças e adolescentes que não podiam pagar a mensalidade na Escola de Dança Janne Ruth. Em 1985 nasceu o Grupo de Dança Janne Ruth, transformando-se em Companhia de Dança no ano de 1991.
Um aspecto relevante e característico das montagens do grupo BCAD consistia na sua opção em criar e apresentar coreografias voltadas para temáticas sociais. Tal decisão significou ter na beleza e harmonia da dança um veículo de denúncia e reflexão dos problemas sociais e inerentes à condição humana, em particular questões vivenciadas pela população com maior vulnerabilidade sócio-econômica e em situação de risco social. Essa opção, juntamente com o amadurecimento técnico da Cia. de Dança Janne Ruth, possibilitou que a partir de 1994, os bailarinos da Cia. de Dança, passassem a participar de festivais e mostras de dança fora do Estado, com espetáculos montados na perspectiva de refletir e fazer o social, o que vem ocorrendo até hoje.
Neste mesmo ano (1994) surge o então Projeto BCAD que nasce oficialmente com a promoção de sua primeira campanha de arrecadação de alimentos, livros e roupas, com o objetivo de ajudar as famílias mais pobres dos alunos atendidos pela escola, que totalizavam na época 100 bolsistas. Com o surpreendente resultado da campanha – 2 toneladas de alimentos e 640 peças de roupas – foi vislumbrada a possibilidade de estender as doações para inúmeras instituições e comunidades carentes de Fortaleza.
Nasce de fato um projeto social. Mas muitos outros espetáculos de dança e teatro foram sendo promovido ao longo desses 16 anos de trabalho, visando não só a obtenção de doações para as comunidades carentes assistidas pelo Projeto e por outras instituições sociais, mas principalmente, a participação das crianças e jovens, resgatando a sua auto-estima. Outro aspecto de fundamental importância passou a ser o envolvimento dos alunos nas pesquisas e laboratórios de cada montagem de espetáculos, trazendo, assim, motivação, curiosidade e estímulo para aquisição de conhecimentos.
O ano de 1997 marca um novo momento do Projeto, visto que este passou a trabalhar com maior efetividade social. Além das aulas ministradas dentro da escola de dança, das doações e campanhas realizadas, o grupo de bailarinos passou a oferecer aulas de balé e Teatro nas comunidades que recebiam as doações. As aulas ministradas culminavam na realização de espetáculos com os alunos dentro das próprias comunidades. Também, foi iniciado um processo de aperfeiçoamento da equipe envolvida, passando seus membros a se qualificarem na área do protagonismo juvenil e de atenção à criança. Nesse contexto, tornou-se um passo necessário vir a institucionalizar o trabalho já desenvolvido desde1985, sendo fundada Juridicamente a instituição “Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações - BCAD” em maio de 1998, Tratando-se de uma instituição sem fins lucrativos e de direito privado, que já contava com a experiência do Projeto existente.
A institucionalização do Projeto em entidade representou a adoção de um modelo diferenciado de intervenção social, cujas ações ocorreriam de forma descentralizada, visto que o projeto tinha criado vínculos com várias comunidades e estas não eram geograficamente próximas. São outros aspectos relevantes (1994 a 2010): A realização em 18 anos de mais de 800 apresentações de balés, no Ceará no Brasil e no Exterior abordando temáticas sociais, em 26 Espetáculos montados; a distribuição de cerca de 500 mil quilos de alimentos; A realização de 116 campanhas para arrecadar roupas, alimentos, remédios e livros; 192 prêmios obtidos pelo Núcleo de Dança BCAD, através dos bailarinos da Cia. de Dança Janne Ruth, do Corpo de Baile do BCAD, bem como o trabalho relevante da Instituição,; geração de 172 empregos diretos, de 2002 a 2010 cerca de 420 encaminhamentos para obtenção de documentos civis para inúmeras pessoas das comunidades e realização de 54 cursos profissionalizantes.
O Grupo BCAD desenvolve as seguintes atividades; Dança (Ballet Clássico e Contemporâneo como formação acadêmica), Dança de Rua, Acrobacia, Teatro, Inclusão Digital, Artes, Oficinas de Cidadania, Apoio Pedagógico (Reforço Escolar com incentivo a leitura e a escrita), Cursos profissionalizantes, música (Flauta e Violão), Audiovisual, Pesquisas de Campo, Coreográficos e de movimento; Esportivos, natação e karatê no Estilo Shotocan da Faixa branca a Faixa Preta, vale mencionar que no ano de 2008 o Grupo BCAD criou um campeonato próprio, chamado COPA BCAD DE KARATÊ ESPORTIVO E EDUCACIONAL DO CEARÀ e já realizou três edições, mobilizando pelo menos 500 atletas por campeonato de 40 associações de karatê do Ceará.
Com sua sede própria, no bairro da Bela Vista, o BCAD trabalha na construção de uma nova realidade, para que crianças, adolescentes e jovens não porem de sonhar com uma vida mais digna, contudo, muito ainda pode ser feito. O BCAD tem como desafio constante a sustentabilidade de sua nova estrutura, visto possibilitar que sua missão de "promoção de reinserção e integração social de crianças e adolescentes, em situação de risco social e/ou vulnerabilidade sócio-econômica, nas áreas pobres de Fortaleza se concretize com maior efetividade, alcançando uma qualidade diferenciada em todas as suas atividades implementadas, bem como lutamos incessantemente por parceiros que possibilitem as montagens, temporadas e tournées dos nossos grandes espetáculos, que envolvem 380 meninas das 440 pessoas atendidas do Núcleo de Dança e Teatro BCAD, entre elas 14 da Cia. de Dança (Profissionais), 40 do Corpo de Baile (Amadores e Semi profissionais. A Companhia de Dança Janne Ruth já realizou 45 tournées, 41 nacionais e 04 internacionais.







DIVIRTA-CE EM GUARAMIRANGA: Festival
Internacional de Dança - Fendafor Itinerante

Confira a cobertura de Felipe Muniz Palhano do maior festival de dança do Ceará, em sua versão itinerante, na serra do interior cearense, que recebeu bailarinos de Cuba, Colômbia, São Paulo, Fortaleza, Pindoretama, Itapipoca...

Mais de duas mil pessoas circularam por Guaramiranga, durante o Festival Internacional de Dança de Fortaleza - Fendafor, em sua versão itinerante, na serra cearense, levando pela quinta vez grandes nomes da dança contemporânea e do balé clássico para o Teatro Rachel de Queiroz. Os principais astros convidados dessa edição foram: Raquel Rampazzo, Wellington Nascimbeme (Cia de Danças Clássicas de SP), Analay Laiz (Cuba) e Santiago Gil (Colômbia), mas a diversidade marcou o fim de semana de espetáculos, que teve do break a dança marroquina. Veja entrevistas, fotos, vídeos dos espetáculos.















































































Edson Silva anuncia candidatura e Falcão rejeita política

Apesar do assédio, Falcão não quer candidatura e critica Tiririca


Apresentador e deputado Edson Silva revelou sábado a TV Divirta-CE que será candidato a prefeitura de Maracanaú

Fama e política se misturam nos bastidores do meio artístico – cresce cada vez mais o número de artistas e famosos que se candidatam e ganham eleições no Brasil. E os cearenses não estão conquistando votos apenas do estado, vide Tiririca e seu recorde em São Paulo.
O cantor cearense Falcão, 54, comemora, em 2011, duas décadas de seu primeiro grande hit. Formado arquiteto, o homenzarrão de quase dois metros de altura entoa no vídeo abaixo --acompanhado por um coro de fãs-- a canção "I'm no dog nooooo", releitura de "Eu Não Sou Cachorro, Não", de Waldick Soriano, que catapultou a carreira do cearense nos anos 90. Foi-se o tempo, no entanto, em que Falcão era queridinho de grandes gravadoras.

Hoje, vive "entre a riqueza e a pobreza absoluta", com renda de shows feitos sobretudo no interior. Seu último disco, "What Porra Is This?", é de 2006. Sua moral com o público ainda é alta, mas o cearense não quer aproveitar a popularidade para entrar na política. Em entrevista para Tv Folha, Falcão diz ter sido "assediado para ser candidato a vereador em São Paulo". Porém, negou qualquer intenção de ingressar na política e ainda aproveitou para alfinetar o companheiro de música e humor: o deputado federal Tiririca (PR-SP). "O sujeito, para ser político, tem que ter vocação. Eu não vou ser político só porque sou famoso. A gente sabe que o Tiririca não é político, não vai poder fazer nada a não ser balançar a cabeça, como a maioria no Congresso."

Já o apresentador Edson Silva
, do programa “Cidade 190”, que após ser eleito deputado, virou comentarista do programa da TV Cidade, revelou nesse fim de semana, em Guaramiranga, durante o Fendafor – Festival Internacional de Dança, que irá pleitear uma evolução ainda maior na sua carreira que mistura rádio, TV e Câmara dos Deputados: será candidato a Prefeitura de Maracanaú em 2012, com o apoio de Ciro Gomes e seu partido, o PSB. Veja vídeo completo abaixo









TV DIVIRTA-CE- FENDAFOR 2011


Confira vídeos do Fendafor em Fortaleza e veja abaixo a programação em Guaramiranga


























PROGRAMAÇÃO 2011 EM GUARAMIRANGA


09/Dez Teatro Raquel de Queiroz

-20h
1. Cia de Dança Janne Ruth de Fortaleza 12’
Fazendo Visagem
Coreografia: Roberto Amorim
Direção: Janne Ruth

2. Grupo Ama de Fortaleza 4’
Quando eu danço meu corpo se remete ao choro
Coreografia e direção: Tamires Freitas

3. Analay Saiz de CUBA e Santiago Gil de QUITO 10’
Grand Pas de Deux o Lago do Cisne

4. Cia Balé Baião de Dança Contemporânea de Itapipoca 7’
Pontos, pontes e desejos
Coreógrafa e Interprete: Edileusa Inácio
Direção: Glaciel Farias e Ediléusa Inácio

5. Escola de Ballet Janne Ruth de Fortaleza 2’
Paysant
Bailarina: Nayane Freitas
Direção: Janne Ruth

6. Núcleo de dança BCAD / CAIC - de Fortaleza 4’30
Entre Passos
Coreografia: Marcos Bento
Direção: Marcos Bento e Janne Ruth

7. Cía. de Dança Rastro – de Quixada 8’
In Made Cangaço, um novo olhar sobre o cangaço
Coreografia e direção: Gerlídia Tavares

8. Corpo de Baile do BCAD 2’30
Amanheçer
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Atenita Kaira

9. Corpo de Baile do BCAD de Fortaleza 3’
Não Cálido
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Atenita Kaira

10. Corpo de Baile do BCAD de Fortaleza 3’
Singular
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Atenita Caira

11. Corpo de Baile do BCAD de Fortaleza 4’
Epitáfio
Coreografia: Lizandra Paz e Daniel Silva
Direção: Atenita Caira

12. Em Linhas Cia de Dança de Fortaleza5’
Moldura
Intérprete e Coreógrafa: Jamile Moraes
Direção Jamille Morais

13. Ballet Eumária Lisboa 4’
Valsa das Netas
Coreografia e direção: Eumária Lisboa

14. Ballet Eumária Lisboa de Fortaleza 5’
Cinderelas
Coreografia e direção: Eumária Lisboa

15. Ballet Eumária Lisboa de Fortaleza 6’
A princesa e o sapo
Coreografia e direção: Eumária Lisboa

16. Grupo Halloween – Pindoretama - Ceara 7’
Doces Ou travessuras
Coreografia: Ismael Rocha
Direção: Nando Mendes

17. Grupo Trilhas de Fortaleza 3’
Calingo
Coreografia e direção: Marcos Bento

18. Raquel Rampazzo e Welton Nascimbene de São Paulo
Grand pas de Deux de Diana et Acteon
Coreografia de Vaganova e adaptação Guivalde de Almeida

19. Grupo BCAD Bela Vista de Fortaleza 5’
Insólito
Coreografia: Cristina Jucá
Direção: Janne Ruth

20. Grupo BCAD Bela Vista de Fortaleza 3’
Fantasmas
Coreografia: Cristina Jucá

21. Escola de Ballet Janne Ruth de Fortaleza 12’
Grand Pas de Deux Coppélia
Direção: Janne Ruth

22. Cia de Dança Janne Ruth de Fortaleza 3’
Valentine
Coreografia: Marcelo Pereira
Direção: Janne Ruth

23. Grupo AMA de Fortaleza 2’
Trecho de a dança dela dançada por mim
Coreografia e direção: Tamires Freitas

24. Corpo de Baile do BCAD de Fortaleza 3’
Cume
Bailarino Jhonny Klismann
Coreografia: Tamires Freitas
Direção: Janne Ruth

25. Grupo AMA de Fortaleza 4’
Reflexo
Coreografia e direção: Tamires Freitas

26. Corpo de Baile do BCAD de Fortaleza 1’
Carnaval em Veneza
Direção:Atenita Caira e Janne Ruth

27. Ballet Gesto de Natal - RN 5’
Cinderelas
Coreografia e direção: Marilene Eduarda

28. Ballet Lucymeire Aires Fortaleza
Direção Lucymeire Aires

10/Dez Teatro Raquel de Queiroz
-20h

01. Raquel Rampazzo e Welton Nascimbene – São Paulo 10’
Grand pas de Deux de Diana et Acteon
Coreografia de Vaganova e adaptação Guivalde de Almeida

02. Analay Saiz de CUBA e Santiago Gil do Ballet Nacional de Quito 10’
Grand Pas de Deux Classique
Coreógrafo: Alexandre Gorsky

03. Nucleo de dança BCAD/CAIC de Fortaleza 4’
Amanhecer
Coreografia: Marcos Bento
Direção: Janne Ruth

04. Corpo de Baile do BCAD de Fortaleza 3’
Legato
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Atenita Kaira

05. Corpo de Baile do BCAD 5’
Que Baila
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Atenita Kaira

06. Corpo de Baile do BCAD 4’
Anseio
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Janne Ruth

07. Aturdido Fortaleza 5’
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Janne Ruth

08. Grupo Moving – Pindoretama 6’
Béjart
Coreógrafia: Mauricio Béjart
Adaptação de coreografia e Direção: Nando Mendes de Sousa

09. Ballet Lourenço Filho de Fortaleza 1’
Cupido
Bailarina: Deborah Maia
Direção: Angélica Forte

10. Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza de Fortaleza 4’
Paranóia
Intérprete e Coreógrafo: Alex Magalhães

11. Grupo Trilhas de Fortaleza 4’
Uma Mirada
Coreografia: Márcio Dantas
Direção: Marcos Bento

12. Grupo Trilhas de Fortaleza 6’
Ancestrais
Coreografia dos Intérpretes
Direção: Marcos Bento

13. Raquel Rampazzo e Welton Nascimbene – São Paulo 6’
Tang'Astor
coreografia original de Guivalde de Almeida

14. Corpo de Baile do BCAD de Fortaleza 3’
Sombrio
Bailarino: Jhonny Klismann
Coreografia: Marcos Bento
Direção: Atenita Caira

15. Cia Balé Baião de Dança contemporânea de Itapipoca 10’
Adento do Ser, metáforas da Inquietude
Coreografia e direção: Gerson Moreno

16. Cia de Dança Janne Ruth de Fortaleza 3’
Formas
Bailarino Alex Silva
Coreografia: Marcos Bento
Direção: Janne Ruth

17. Escola de Ballet Janne Ruth de Fortaleza 4’
Retalhos
Interpretes e criadores: Marcella Costa e Rennon Carvalho
Direção: Janne Ruth

18. Grupo BCAD Bela Vista de Fortaleza
Emenda
Coreógrafia: Cristina Jucá
Direção: Janne Ruth

19. Grupo BCAD Bela Vista de Fortaleza
Fora de Lugar
Coreógrafia: Cristina Jucá
Direção: Janne Ruth

20. Grupo BCAD Bela Vista de Fortaleza 3’
Fantasmas
Coreografia: Cristina Jucá
Direção: Janne Ruth

21. Em Linhas Cia de Dança de Fortaleza 8’
Ela
Coreografia e direção: Jamille Morais

22. Cia de Dança Janne Ruth de Fortaleza 2’
Capanera
Bailarina: Regilanny Fabrício
Coreografia: Marcos Bento
Direção: Janne Ruth

23. Escola de Balle Janne Ruth de Fortaleza 6’
Andrógenes
Coreografia: Márcio Carvalho
Direção: Janne Ruth

24. Corpo de Baile do BCAD 4’
Doce Desejo
Intérpretes e criadores: Kalyne Alexandre e George Rafael

25. Corpo de baile do BCAD de Fortaleza 5’
Party Rock
Coreografia dos intérpretes
Direção: Atenita Caira

26. Corpo de baile do BCAD 3’
Indelével
Coreografia Cristina Jucá
Direção: Atenita Caira

27. Escola de Ballet Janne Ruth Atenita Caira 12’
Grand Pas de Deux de Despertar de Flora
Direção: Janne Ruth

28. Ballet Lucymeire Aires de Fortaleza
Direção Lucymeire Aires





PROGRAMAÇÃO NA PRAÇA DO TEATRO

Sexta, 9 de dezembro
17h30min. Concentração de Bailarinos “Cortejo de Bailarinos da Praça da Prefeitura para a Praça do Teatro Raquel de Queiroz
A partir das 19h00min
1. Núcleo de dança BCAD/CAIC 4’
Amanhecer
Coreografia: Marcos Bento
Direção: Janne Ruth

2. Grupo Moving – Pindoretama 6’
Béjart
Coreógrafia: Mauricio Béjart
Adaptação de coreografia e Direção: Nando Mendes de Sousa

3. Cia Ballet Baião de Dança Contemporânea 8’
Arquiteturas Instantâneas
Intérprete e coreógrafa: Roniele de Sousa
Direção: Gerson Moreno

4. Grupo Trilhas 4’
Uma Mirada
Coreografia: Márcio Dantas
Direção: Marcos Bento

5. Grupo Trilhas 6’
Ancestrais
Coreografia dos Intérpretes
Direção: Marcos Bento

6. Escola de Ballet Janne Ruth 4’
Retalhos
Interpretes e criadores: Marcella Costa e Rennon Carvalho
Direção: Janne Ruth

7. Grupo BCAD Bela Vista
Emenda
Coreógrafia: Cristina Jucá
Direção: Janne Ruth

8. Grupo BCAD Bela Vista
Fora de Lugar
Coreógrafia: Cristina Jucá
Direção: Janne Ruth

9. Corpo de Baile do BCAD 4’
Doce Desejo
Intérpretes e criadores: Kalyne Alexandre e George Rafael

Ás 19:00hs 10/Dez – PRAÇA DO TEATRO RAQUEL DE QUEIROZ
10. Corpo de Baile do BCAD 3’
Sombrio
Bailarino: Jhonny Klismann
Coreografia: Marcos Bento
Direção: Janne Ruth

11. Corpo de Baile do BCAD 5’
Que Baila
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Janne Ruth

12. Grupo Ama 4’
Quando eu danço meu corpo se remete ao choro
Coréografia e direção: Tamires Freitas

13. Escola de Ballet Janne Ruth 2’
Paysant
Bailarina: Nayane Freitas
Direção: Janne Ruth

14. Corpo de Baile do BCAD 2’30
Amanheçer
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Janne Ruth

15. Corpo de Baile do BCAD 3’
Singular
Coreografia: Atenita Kaira
Direção: Janne Ruth

16. Corpo de Baile do BCAD 4’
Epitáfio
Coreografia: Lizandra Paz e Daniel Silva
Direção: Janne Ruth


17. Grupo Trilhas 3’
Calingo
Coreografia e direção: Marcos Bento

18. Cia Balé Baião de dança Contemporânea – Itapipoca 10’
O homem, a cadeirinha e o menino
Intérprete e Coreografio: Gerson Moreno
Direção: Silvia Moura

19. Cia de Dança Janne Ruth 3’
Valentine
Coreografia: Marcelo Pereira
Direção: Janne Ruth

20. Grupo AMA 2’
Trecho de a dança dela dançada por mim
Coreografia e direção: Tamires Freitas

21. Corpo de Baile do BCAD 3’
Cume
Bailarino Jhonny Klismann
Coreografia: Tamires Freitas
Direção: Janne Ruth

22. Grupo AMA 4’
Reflexo
Coreografia e direção: Tamires Freitas










Serra de Guaramiranga recebe a dança e suas múltiplas linguagens

Fendafor Guaramiranga começa hoje em sua quinta edição na serra do interior cearense e celebrando 11 anos de história e 30 anos de dança da direitora e coreógrafa Janne Ruth

V Festival de Dança Fendafor de Guaramiranga irá marcar a reabertura do Teatro Rachel de Queiroz, nessa sexta e sábado

Unir talentos e oportunidades.

O Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará é o resultado de muita determinação e persistência e da crença na Dança como manifestação artística vinda da alma. Com 30 anos de carreira na dança, e 11 de Festival, Janne Ruth a cada ano fortalece sua marca na dança cearense, transformando em realidade o sonho de tantos bailarinos e dançarinos cearenses.
Em 2000 o festival nasceu em Fortaleza e hoje, com sua mostra itinerante, já passou esse ano por Cascavel, Juazeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Guaiúba, Crato e chega agora em Guaramiranga, sexta e sábado, reabrindo o Teatro Rachel de Queiroz, que estava sendo reformado.



O Fendafor tem como foco principal um programa de formação pedagógica para bailarinos, pensadores e produtores culturais, bem como a circulação de espetáculos em cidades do interior do estado do Ceará, além de investir nas novas pesquisas de linguagem, produções e estendendo também a rede de parceria já estabelecida.
A cada edição do Festival a equipe de assistência de produção e apoio técnico/logístico é montada por cerca de 70 (setenta) profissionais e aspirantes da área da dança cearense, que têm a oportunidade de conhecer por dentro a engenharia de um projeto deste porte e se envolver de uma maneira mais efetiva, com esta ação de fomento para a dança em nosso Estado. Desde as edições anteriores, o Fendafor propõe a montagem de um panorama da dança cênica no Brasil e no mundo, como forma de apresentar uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de fruição e intercâmbio cultural.



Dentre as atrações internacionais confirmadas no Fendafor Guaramiranga, temos a bailarina cubana Analay Laiz, que começou a dançar aos quatro anos de idade e hoje faz par com o equatoriano Santiago Gil, que também é atração do evento na serra cearense. A São Paulo Companhia de Danças Clássicas traz para o Fendafor, como destaque nacional, Welton Nascimbene, um bailarino premiado em todos os principais festivais de dança do Brasil, dançando ao lado de Raquel Rampazzo.




Dentre os destaques cearenses, a Cia. Balé Baião de Itapipoca – CE, atuante há 16 Anos em Itapipoca e litoral oeste do Ceará, é uma das atrações que vale a pena conferir. A Coampanhia vem desenvolvendo um trabalho pioneiro de pesquisa, criação, produção e ensino de dança no interior do estado. Outro destaque é a Cia de Dança da diretora do Fendafor, Janne Ruth. Fundada em 1981, ela mostra toda a história artística de Janne com seu principal grupo: são 45 turnês nacionais e quatro internacionais, cerca de 80 prêmios conquistados e 18 trabalhos realizados.
O Grupo Trilhas, outro convidado do Ceará, nasceu no ano de 2008, graças à iniciativa do bailarino e coreógrafo Marcos Bento. A história do Grupo Trilhas teve início a partir de um pensamento e da necessidade de alguns bailarinos independentes já formados em Dança e que por amor a arte e a vontade de estar em cena reuniram-se para desenvolver um trabalho em busca de uma linguagem própria.




TV DIVIRTA-CE

Confira alguns vídeos da TV Divirta-CE no Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza 2011, feitos por Felipe Muniz Palhano no Teatro José de Alencar e Anfiteatro do Centro Dragão do Mar
































>>VEJA MAIS VÍDEOS E A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FENDAFOR GUARAMIRANGA CLICANDO AQUI






ATRAÇÕES INTERNACIONAIS NO FENDAFOR GUARAMIRANGA


O Festival Internacional de Dança de Fortaleza leva sua mostra itinerante para a serra cearense, reinaugurando o Teatro Rachel de Queiroz dias 9 e 10 de dezembro

Bailarinos Santiago Gil (Equador) e Analay Laiz (Cuba)

O Festival Internacional de Dança de Fortaleza – Fendafor – chega a Guaramiranga nos dias 9 e 10 de dezembro trazendo uma história de amor dentro e fora dos palcos: os bailarinos Santiago Gil (Equador) e Analay Laiz (Cuba) se conheceram há dez meses, e estão no Brasil para mostrar todo seu entrosamento no palco do Teatro Rachel de Queiroz, no grand pas de deux “Classique”, de Alexander Gorsky.

A bailarina cubana Analay Laiz começou a dançar aos quatro anos de idade e iniciou seus estudos em Matanzas, na Escola Vocacional, em 2000. Em 2005 foi para a Escola Nacional de Ballet em Havana, onde participou de apresentações e encontros internacionais. Em 2008 foi para o Ballet Nacional de Cuba, sob a direção da primeira bailarina Alicia Alonso. Em 2009, ainda em Cuba, entrou no Ballet de Camaguey, dirigido por Regina Balaguer, e, no mesmo ano, foi convidada para a Cia de Ballet de Laura Alonso como solista. Em 2010, tentando novas oportunidades longe do regime de Fidel Castro, Analay entra para Ballet Nacional do Equador, como bailarina principal, onde conhece seu grande amor, o bailarino Santiago Gil.
O equatoriano Santiago Gil começou a estudar Ballet na Academia de Welton Prisilla em 1997 e continuou em 2004 na Academia Anna Pavlova. Em 2008 foi convidado por Lucy Telge do Ballet Municipal de Lima (Peru) para se juntar à companhia como solista. No mesmo ano, ele entrou na Cia de Iñaky Urlezaga (Argentina) como solista, onde percorreu toda a Argentina, Uruguai e Paraguai. Em 2009 entrou para Equatoriano Câmara de Ballet (Equador), como bailarino principal, dirigido por Ruben Guarderas, e em 2011 ele foi convidado como bailarino principal do Ballet Olinda Saul (Maranhão), onde divide o palco atualmente com sua namorada, a cubana Analay Laiz. Os dois bailarinos têm presença confirmada no Fendafor Guaramiranga, que encerra sua Mostra Itinerante, após passar por diversos municípios do Ceará como Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, entre outros.
Para comemorar o quinto ano em Guaramiranga, mais de 250 bailarinos subirão a serra - o evento começará na Praça da Prefeitura com um grande cortejo de bailarinos, que apresentarão 20 performances e contará com participação do grupo Tambores de Guaramiranga e outros convidados. Em 2011, o tema principal da Mostra Itinerante do Fendafor é um “Não às drogas”, com o slogan “O Mundo sem Droga é muito melhor......Dançar faz bem, alivia a Alma e o espírito.”
O Fendafor Guaramiranga irá também reinaugurar o Teatro Raquel de Queiroz, que estava sendo reformado. Entre os inúmeros convidados estarão: Raquel Rampazzo, Welton Nascimbene, da Cia. Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo, Grupo Trilhas de Fortaleza, Ballet Lucymeire Aires de Fortaleza entre outros.
As inscrições para grupos de dança participarem do Fendafor Guaramiranga terminam no dia 30 de novembro. Informações: 3482-0510 (BCAD – Bailarinos de Cristo – Amor e Doações).




















Destaque nacional do Fendafor Guaramiranga 2011

O Festival Internacional de Dança de Fortaleza leva sua mostra itinerante para Guaramiranga, reinaugurando o Teatro Rachel de Queiroz dias 9 e 10 de dezembro

- Welton Nascimbene é bailarino da Especial Cia de Danças Clássicas (SP)

Seguindo a itinerância do Festival, em dezembro será a vez do V Festival de Dança Fendafor de Guaramiranga, dias 9 e 10, e para comemorar esses cinco anos, mais de 250 bailarinos subirão a serra. O evento será aberto na Praça da Prefeitura com um grande cortejo de bailarinos, que apresentarão 20 performances e contará com o grupo Tambores de Guaramiranga e outros convidados. Em 2011, o tema principal da Mostra Itinerante do Fendafor é um “não às drogas”, com o slogan “O Mundo sem Droga é muito melhor......Dançar faz bem, alivia a Alma e o espírito.”
O Fendafor Guaramiranga irá também reinaugurar o Teatro Raquel de Queiroz, que estava parado, em reformas. Entre os inúmeros convidados estarão: Raquel Rampazzo, Welton Nascimbene, da Cia. Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo, Analay Saiz do Balet de Cuba, Grupo Trilhas de Fortaleza, Santiago Gil do Equador, Ballet Lucymeire Aires de Fortaleza entre outros.
Destaque nacional, Welton Nascimbene é bailarino da Especial Cia de Danças Clássicas. Participou de espetáculos nas principais capitais brasileiras, e incursões internacionais em Varna (Bulgária), Jackson(EUA) e Moscou (Rússia). Teve como principais mestres: Guivalde de Almeida, Jorge Peña, Wilson Carvalho, Erinaldo Conrado, Márcia Pereira, Helena Martins, Nilson Soares, Ricardo Ordonez, Boris Storojkov, Mikhail Krapvin, Victor Navarro, entre outros.
Bailarino premiado em todos os principais festivais de dança do Brasil, incluindo primeiros lugares em Joinville, Passo de Arte, CBDD e Seminário Internacional de Brasília, Welton atua como guest nas principais capitais brasileiras, nos mais importantes eventos de dança do nosso pais. Partner de grande qualidade, atua ao lado das grandes revelações de sua geração: Priscila Yokoi, Fernanda Manoel, Paula Penachio, Flavia Garcia, entre outras.
As inscrições para grupos de dança locais e amadores participarem do Fendafor Guaramiranga terminam no dia 30 de novembro. Informações: 3482-0510 (BCAD – Bailarinos de Cristo – Amor e Doações).

Nenhum comentário: