domingo, 5 de junho de 2011

POLÍTICA CULTURAL

Professor Pinheiro volta a Secult durante I Encontro de Gestores Municipais da Cultura do Ceará

“As políticas culturais devem ser tão importantes quantos as de Saúde e Educação”. Foi com esta frase que Professor Pinheiro, secretário da Cultura do Ceará, abriu o I Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Estado do Ceará, nesta quarta-feira, quando reassumiu a Pasta, da qual esteve licenciado nos últimos quatro meses. O Encontro contou ainda com a presença do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc), o ator Sérgio Mamberti, que fez a apresentação do Plano Nacional de Cultura (PNC).

Pinheiro destacou o trabalho da secretária adjunta Maninha Morais, e da equipe da Secult, que durante este período tocou os projetos estruturantes da Secretaria , “além de ampliar o debate com a classe artística”, salientou. Pinheiro aproveitou a presença dos mais de 150 gestores municipais para falar de projetos como de implementação do Plano Estadual de Arquivo e Documentação, que terá como objetivo digitalizar os documentos históricos do Estado e interligá-los em rede.
O secretário falou ainda do papel da Secult no apoio a produção científica do Estado, e informou que pretende discutir a criação de uma linha de publicações de teses pela Secretaria, “os pesquisadores das nossas universidades têm um produção importantíssima, que não está acessível ao público em geral”, disse. Esse e outros projetos foram discutidos com os gestores municipais, que também tiveram a oportunidade de fazer suas sugestões, como o secretário de Cultura de Tururu, Jorge Pereira, que defendeu a criação de um museu das comunidades quilombolas, “é fundamental preservarmos este patrimônio que concentra as raízes da nossa cultura”, justificou.
O processo de construção do Plano Nacional de Cultura foi apresentado pelo secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc), o ator Sérgio Mamberti, que destacou a finalidade de implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. De acordo com Mamberti, a implantação do PNC foi dividida em quatro etapas, iniciadas em 2004 com a Etapa de Formulação e Articulação e desde então o plano vem se desenvolvendo e agora já está na Etapa de Implementação. As atividades conclusivas da etapa preparatória para a aprovação do PNC abrangem uma série de Seminários Regionais e discussões promovidas pela internet.
Mamberti declarou ainda que o Minc irá produzir um guia orientador para produção de planos municipais e estaduais de cultura para orientar os estados e municípios.









Secretaria de Cultura investe na recuperação de obras de renomados artistas cearenses

Recém recuperada pela SECULT, reina absoluta no topo das longarinas remanescentes da Ponte dos Ingleses, Praia de Iracema, a Femme Bateau. Escultura de Sérvulo Esmeraldo, um dos Artistas brasileiros de maior projeção internacional, nascido no Crato e radicado em Fortaleza há muitos anos, o barco negro com sua negra fumaça, gira sobre seu eixo, apontando para as mais variadas direções do planeta. São 360° de destinos, uma interferência enriquecedora da paisagem marinha.
Na praça Pedro II, em frente à Sé, a fonte constituída por cones reluzentes, em aço inox, também está novinha em folha. Outra escultura de Sérvulo, recuperada pela Secretaria da Cultura do Ceará é a "Pirâmides", no parque do Cocó. Por fim, o muro do Palácio Iracema, obra do mesmo autor, dá o ar da graça e enriquece o lugar.

De Zenon Barreto, 5 esculturas estão entregues ao povo, em perfeitas condições: A Rendeira, A Louceira, Mulher com pote, Mulher com Pilão e Mulher com menino. Além disso, telas, colagens e obras em papel de autores variados como: Antonio Bandeira, Barrica, Vicente Leite, Bené Fonteles dentre outros, também foram restauradas.
Uma das duas maiores gravuras do mundo, adquirida pela SECULT, habita temporariamente a reserva técnica do MAC, no Dragão do Mar.

Nenhum comentário: