domingo, 5 de junho de 2011

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Secretaria de Cultura investe na recuperação de obras de renomados artistas cearenses

Recém recuperada pela SECULT, reina absoluta no topo das longarinas remanescentes da Ponte dos Ingleses, Praia de Iracema, a Femme Bateau. Escultura de Sérvulo Esmeraldo, um dos Artistas brasileiros de maior projeção internacional, nascido no Crato e radicado em Fortaleza há muitos anos, o barco negro com sua negra fumaça, gira sobre seu eixo, apontando para as mais variadas direções do planeta. São 360° de destinos, uma interferência enriquecedora da paisagem marinha.
Na praça Pedro II, em frente à Sé, a fonte constituída por cones reluzentes, em aço inox, também está novinha em folha. Outra escultura de Sérvulo, recuperada pela Secretaria da Cultura do Ceará é a "Pirâmides", no parque do Cocó. Por fim, o muro do Palácio Iracema, obra do mesmo autor, dá o ar da graça e enriquece o lugar.

De Zenon Barreto, cinco esculturas estão entregues ao povo, em perfeitas condições: A Rendeira, A Louceira, Mulher com pote, Mulher com Pilão e Mulher com menino. Além disso, telas, colagens e obras em papel de autores variados como: Antonio Bandeira, Barrica, Vicente Leite, Bené Fonteles dentre outros, também foram restauradas.
Uma das duas maiores gravuras do mundo, adquirida pela SECULT, habita temporariamente a reserva técnica do MAC, no Dragão do Mar.

Nenhum comentário: