domingo, 5 de junho de 2011

CINEMA DIGITAL - 2º FESTIVAL DE JERICOACOARA

Os vencedores do "Circo do Cinema"

O
jovem cineasta cearense Arthur Leite, de 19 anos, que ganhou o Troféu Pedra Furada de melhor documentário e direção, foi o grande vencedor do 2° Festival de Jericoacoara - Cinema Digital

Chegou ao fim na terça, 21 de o 2° Festival de Jericoacoara - Cinema Digital. Após sete dias de muito cinema em um dos mais belos cenários do litoral cearense, foram conhecidos os vencedores da Mostra Competitiva de Curtas-metragens, selecionados entre 50 filmes classificados, de realizadores de 16 estados. Disputam os prêmios em diversas categorias produções como documentários, filmes de ficção, animações e filmes experimentais.

A comunidade de Jericoacoara respondeu prontamente ao convite do festival, lotando o circo onde aconteceram as exibições da Mostra Competitiva de Curtas e da Mostra de Cinema Ambiental, além de produções especialmente selecionadas. Desde quarta-feira, 15/6, o cinema independente brasileiro e grandes nomes do audiovisual nacional estão se encontrando em Jeri, com o festival mobilizando a população da paradisíaca vila, que durante o evento ganha a oportunidade de um contato diário com a magia do audiovisual.
Realizado pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o festival tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual, de forma descentralizada, propondo um olhar bem além dos grandes centros.

Objetivo que se vê, no festival, concretizado na prática, com a grande presença de moradores de Jericoacoara, com destaque para mães e filhos, sempre lotando as sessões de exibição. “Esta segunda edição do festival alcançou o objetivo de mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nos quatro cantos do País", afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival aconteceu na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.
O grande vencedor do 2° Festival de Jericocoara foi o jovem cineasta cearense Arthur Leite, de 19 anos, que ganhou o Troféu Pedra Furada de melhor documentário e direção.

Na noite de encerramento, os espectadores conferiram um filme produzido por crianças e adolescentes de Jericoacoara, ao longo do festival, na oficina de Prática de Cinema Digital. Os jovens realizadores também receberam certificados. A noite contou com apresentação do jovem músico Giuliano Eriston, outro promissor talento da região.

Como em todas as noites do evento iniciado em 15 de junho, o festival prestou homenagem a personalidades do cenário audiovisual e da cena artística e cultural em geral. Receberam o troféu Pedra Furada o cantor e compositor cearense Calé Alencar, o produtor de cinema Jackson Bantim, o ator Luiz Carlos Salatiel, a atriz mineira e moradora de Jericoacoara Lívia Matos; o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara, Osmar Fonteles, e o representante do Conselho Comunitário de Jericoacoara, Steban Franich.

Entre os vencedores da Mostra Competitiva de Curtas, destacam-se filmes do Ceará, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Também houve a entrega do prêmio CEPIMA (melhor filme dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão) ao documentário cearense “O outro lado do Curral Velho”, de Felipe Ribeiro. O prêmio homenageia os estados integrados pela Rota das Emoções, iniciada em Jericoacoara, passando pelo Delta do Parnaíba e estendendo-se até os Lençóis Maranhenses.

“É muito interessante participar de um festival tão diverso. É importante receber esse prêmio em Jeri. Foi uma alegria imensa”, declarou o cineasta pernambucano Ionaldo Araújo, diretor de “Uma noite em 68”, produção vencedora como Melhor Filme Experimental. O filme presta homenagem ao cantor e compositor Geraldo Vandré, exibindo imagens do famoso festival de música em que, sob vaias incessantes, “Pra não dizer que não falei de flores” perdeu o primeiro lugar para “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque.

VENCEDORES DO TROFÉU PEDRA FURADA NO 2º FESTIVAL DE JERICOACOARA - CINEMA DIGITAL

MELHOR ANIMAÇÃO A MENINA DA CHUVA – ROSÁRIA MOREIRA, RJ.

MELHOR FILME EXPERIMENTAL UMA NOITE EM 68 - IONALDO ARAUJO, PE.

MELHOR DOCUMENTÁRIO MATO ALTO – PEDRA POR PEDRA - ARTHUR LEITE, CE.

MELHOR FICÇÃO
TIMING - AMIR ADMONI, SP.

MELHOR FILME DE CEARÁ, PIAUI E MARANHÃO
O OUTRO LADO DO CURRAL VELHO - FELIPE RIBEIRO, CE
MELHOR EDIÇÃO
SILÊNCIO, POR FAVOR - FELIPE MATZENBACHER, RS.

MELHOR ATOR
JUVÊNCIO DE ASSIS - FILME: O SABIÁ - CINEASTA ZECA BRITO, RS.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
O FILHO DO VIZINHO - ALEX VIDIGAL, DF.

MELHOR TRILHA ORIGINAL
A MENINA DA CHUVA – ROSÁRIA MOREIRA, RJ.

MELHOR FOTOGRAFIA
TIC TAC - SYLVIO ROCHA, SP.

MELHOR ROTEIRO
A MENINA DA CHUVA – ROSÁRIA MOREIRA, RJ.

MELHOR DIREÇÃO
MATO ALTO – PEDRA POR PEDRA - ARTHUR LEITE, CE

MENÇÃO HONROSA
É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO - ANA GUIMARÃES, SP.

RECICLANDO FORMAS: A ARTE DE ANA CRISTINA - ELIZACABRAL E LAURITA CALDAS, PB.

CURTA SARAUS - DAVID ALVES, SP.








Raiz das artes

"Circo" leva inclusão c
ultural para Jijoca

Inusitado, independente, em um lugar distante e paradisíaco do Ceará, o Festival Jericoacoara - Cinema Digital chegou a segunda edição trazendo mais uma vez inovação, inclusão cultural, promovendo o cinema cearense e destacando os novos cineastas brasileiros, mesmo sem muitos patrocinadores, mas contando com a criatividade e energia do seu diretor, Francis Vale, que também criou outros festivais de cinema, como o Curta Canoa e o Cine Ceará. O Festival começou na quarta, 15/06 com a exibição de "Espelho Nativo", do cearense Philipi Bandeira, um documentário que registra a resistência dos índios Tremembés, nativos de Jijoca, em cultivar sua história em uma civilização que sufoca os primeiros habitantes do Brasil.

Antes houve apresentação do grupo de teatro infantil Lagarta Dourada de Jericoacoara, com uma peça que contou com a participação de crianças da região, e após o filme, para surpresa de todos, os índios Tremembés, juntamente com seu cacique, mostraram alguns rituais de sua tribo.
O Festival Jericoacoara mudou de local: na primeira edição acontecia na praça da Rua Principal de Jeri, que está em reforma, numa área prestigiada por turistas, com muitos bares e restaurantes ao redor, e consequentemente com muito barulho, o que atrapalhava a exibição dos filmes.

Dessa vez o "circo do cinema" montou sua lona numa área da periferia de Jericoacoara, ao lado do Centro de Artesanato, privilegiando uma população humilde da praia de Jijoca, a maioria, jovens, adultos e crianças que nunca tiveram acesso a uma sala de exibição. Foi assim com Syliane, que mora perto do Centro de Artesanato, e levou seus três filhos para assistir os filmes do Festival. "Adorei esse festival. Todo mundo aqui só faz eventos grandes para turistas. Muito bom terem montado o circo do cinema aqui, na parte pobre de Jericoacoara. Ano passado ficava muito distante da minha casa", afirmou a dona de casa, com suas crianças de quatro, seis e sete anos. Os moradores de Jeri e os turistas que se aventuraram a encontrar o "circo" puderam assitir produções independentes dos mais diversos temas e estéticas, feitas em sua maioria por jovens realizadores.

Além de montar sua estrutura com exibição de filmes e a participação de realizadores de todo o país, que disputam prêmios em dinheiro na mostra competitiva, apresentar teatro e até índios, o Festival de Jericoacoara produz cinema cearense: um documentário do cineasta Nirton Venâncio sobre o Pessoal do Ceará começou a ser filmado em Jericoacoara, com apoio do Festival. Mesmo com a ausência do principal convidado da segunda edição do evento, o diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos, que por motivos de saúde e idade (ele tem 83 anos) não pôde comparecer ao Festival, a justa homenagem que prestaram a essa lenda do cinema nacional não perdeu seu brilho, com a realização do seminário Raízes do Brasil, que contou com a participação dos convidados Osmar Fonteles (da Universidade Vale do Acaraú -UVA- e secretário de turismo e meio ambiente de Jijoca), Alexandre Fleming (professor de antropologia da Universidade Federal do Ceará), Sérgio Santeiro (professor do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense- UFF), Halder Gomes (diretor), Tuna Espinheira (roteirista) e Zeca Ferreira (diretor), além de exibição do filme homônimo, o documentário de Nelson Pereira sobre o historiador Sérgio Buarque de Hollanda dividido em dois capítulos. Outras grandes surpresas do 2° Festival de Jericoacoara foram os pré-lançamentos de filmes cearenses que ainda estão em pós-produção, como "O Gato Preto" de Clébio Viriato (cineasta de "O Auto da Camisinha" e diretor do Festival) e "O voo da beleza", de Alexandre Fleming, este último um documentário feito na França sobre as travestis brasileiras que lutam pela sobrevivência na Europa.


Confira fotos dos bastidores do 2º Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, de Felipe Muniz Palhano e Paulo Gustavo



































JUNHO JERI

Festivais de cinema e música agitam a praia de Jijoca, no interior cearense


Jeri Eco Cultural 2011: A 4ª edição do evento contará com os shows da banda Eddie (foto), CéU e Mundo Livre
S/A, além de desfile das crocheteiras de Jeri e ações ecológicas

O diretor Nelson Pereira dos Santos é presença certa no 2º Festival Jericoacoara – Cinema Digital, que terá lançamento hoje em Fortaleza, no Cineclube Avenida

Junho é o mês de Jericoacoara – dois festivais prometem agitar a praia de Jijoca, no interior cearense: a 4ª edição do Jeri Eco Cultural e o 2º Festival Jericoacoara Cinema Digital.
Som e música de qualidade com a moda regional sustentável- assim é o Jeri Eco Cultural 2011, que nos dias 10 e 11 de junho chega a sua 4ª edição e traz atrações inéditas. O primeiro dia será dedicado ao desfile Jeri Brasil Fashion com peças provenientes das oficinas realizadas com as crocheteiras de Jeri e confecções locais, seguida de apresentações da Banda Tow In, que tocará ao vivo também durante o desfile. No sábado a festa fica por conta de artistas de renome nacional como a cantora CéU e Mundo Livre S/A e banda Eddie.

O evento conta ainda com diversas atividades ecológicas, gastronômicas e de artesanato. Uma feirinha com produtos de artistas da região vai mostrar o que há de melhor na produção local. Durante os dias do evento serão distribuídas eco bags para o público no local do evento, incentivando-o a manter a areia da praia limpa e o lixo separado, utilizando as lixeiras seletivas que serão colocadas na praia.
O Jeri Eco Cultural contribui para incentivar a cultura, a economia e a consciência ambiental em Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais cobiçados do litoral nordestino. “Através das apresentações musicais nacionais, do envolvimento de artesãos e músicos locais e das diversas ações ecológicas, estimulamos e conscientizamos a população e visitantes sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explica Liége Xavier, diretora da Free Lancer Producções, que junto com a 77Eventos respondem pela realização do evento.
Mais uma vez, o cinema independente brasileiro e grandes nomes do audiovisual nacional vão se encontrar no II Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, que acontece de 15 a 21 de junho, e destacará um total de 50 filmes, de até 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital, e selecionados em meio a 218 obras inscritas. O Ceará é o estado que conta com maior número de filmes selecionados: 12. São Paulo vem logo em seguida, com 11 filmes escolhidos para exibição em Jericoacoara. Foram aceitas inscrições de filme concluídos a partir de junho de 2009 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação ou experimental.
Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o festival tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual, de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros. “Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. Ao longo do festival, os 50 filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. As premiações em dinheiro, no valor de R$ 5 mil cada, serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio de R$ 5 mil a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.
O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz. A edição 2011 do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital demonstra evolução em relação à estreia do evento, que atraiu repercussão nacional, em junho de 2010, atraindo elogios de cineastas como o consagrado Walter Lima Jr. Serão exibidos 50 filmes (ano passado, foram 40 os selecionados).
O festival contará com uma Mostra Especial de Cinema Ambiental e com oficinas de cinema digital. Também prestará homenagens ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que tem presença confirmada no evento. Nos dias 16 e 17 de junho, será exibido o filme “Raízes do Brasil – Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda”, de Nelson. “Trata-se de um filme ainda inédito para muita gente. A exibição marca a comemoração dos 75 anos do livro ‘Raízes do Brasil’ e dá suporte às discussões do Seminário do Festival, que acontece nos dias 17 e 18 de junho, contando com participantes como os professores e pesquisadores Sílvio Tendler, Sylvia Porto Alegre, Babi Fonteles e José Osmar Fonteles“, destaca Francis Vale.
O lançamento oficial do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital aconteceu semana passada em Fortaleza, no Cineclube Avenida (Avenida Shopping, na Av. Dom Luís, 300, 1º Subsolo), com a presença de representantes das associações e entidades ligadas ao audiovisual cearense, o diretor Francis Vale, o ator, cantor e compositor Rodger Rogério (autor da música-tema do festival este ano, a ser apresentada na ocasião), os mestres de cerimônia Téti e Ricardo Black e o artista plástico Zé Tarcísio, autor do Troféu Pedra Furada.





O circo do cinema digital

Confira entrevista com Francis Vale, um dos ícones da cultura e do cinema cearense
, diretor do novo Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, além de ser idealizador do Cine Ceará e Curta Canoa

Cerca de duas mil pessoas acompanharam os filmes da primeira edição do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, que levou a sétima arte para a paradisíaca praia de Jijoca, no interior cearense, de 8 a 13 de junho de 2010. Iniciativa da produtora CLAN, e do compositor, escritor, advogado e cineasta Francis Vale, esse novo festival conseguiu apresentar aos moradores e turistas um panorama do cinema moderno contemporâneo, com produções de diversos estados e presença de vários diretores convidados. As exibições aconteceram no Núcleo de Arte e Cultura de Jijoca e numa lona de circo montada na rua principal de Jericoacoara. Com filmes de alta qualidade e organização impecável, o Festival de Jericoacoara teve em sua primeira edição uma estrutura nunca vista em outras mostras de cinema no Ceará e no Brasil. Francis é um visionário: realizou filmes, idealizou festivais de cinema, mas não se apegou a nenhuma de suas criações e nem se apropriou financeiramente de suas realizações. Confira entrevista deste importante ícone de nossa cultura e conheça um pouco mais do trabalho de Francis Vale (entrevista publicada no Divirta-CE e jornal O Estado na primeira edição do Festival de Jericoacoara, em 2010).

DIVIRTA-CE - Como surgiu a ideia e concepção do Festival de Jericoacoarra, com essa temática do Cinema Digital?
FRANCIS VALE - A ideia surgiu em 2007, quando estive em Jeri com um amigo, o Dadinho da JerimoonTur, que faz eventos, já trabalhou comigo lá no Crato. Ele me provocou, perguntando quando eu iria fazer um festival de cinema em Jijoca. Depois, conversando com Luís Carlos Antero e Pedro Alvares, montamos uma equipe, nos organizamos e já decidimos logo colocar como diferencial da mostra o cinema digital, que é mais fácil de produzir, exibir e é o cinema da nova geração. E também é complicado e ultrapassado trazermos um equipamento analógico.

DIVIRTA-CE - O senhor já teve alguns problemas com a criação de festivais. Quando foi um dos idealizadores do Curta Canoa em 2005, uma disputa pelo recebimento dos recursos de patrocínio e realização envolvendo o senhor e Adriano Lima, atual diretor desse festival de cinema de Aracati, foi parar nas páginas de jornais. Como está essa situação atualmente? Já foi superada ou está em processo judicial?
FRANCIS VALE - Em 2002, quando estava filmando "A Sentença do Pau-Brasil", em Aracati, eu, o cineasta Wolney Oliveira e o produtor argentino Tito Almeijeiras começamos a articular o Curta Canoa com o prefeito e o secretário de turismo daquele município. Na época eu era presidente da Associação dos Amigos da Casa Amarela e o Tito elaborou o projeto do Curta Canoa em nome dessa Associação, e em 2003 enviou para o Ministerio da Cultura, em Brasília. Eu me afastei da Associação em 2004 e fui finalizar meu filme no Rio de Janeiro. O Adriano Lima, que era contador, havia assumido a presidencia da Associação. O projeto foi aprovado para a Associação dos Amigos da Casa Amarela e com os recursos captados através da Lei Rouanet, o primeiro evento foi realizado em 2005 estando eu à frente da direção de arte e programação do festival. No ano seguinte o Adriano registra no INPI o Curta Canoa em nome da sua empresa, J.A. Lima Serviços, roubando o festival da Associação. Não é justo ele se apropriar de uma marca e um conceito que não foi criado por ele. Não existe processo judicial ainda e sim um recolhimento de provas. Vamos esperar o desenrolar dos acontecimentos.

> Na foto, Francis Vale, entre os apresentadores na primeira edição do Festival de Jericoacoara, Ricardo Black e Téti

DIVIRTA-CE - Você já tem uma historia na cultura cearense, sendo escritor, compositor, cineasta e diretor de festivais, inclusive um dos idealizadores do Cine Ceará.
O que mais te completa, qual sua maior paixão? O Cine Ceará também saiu das suas mãos e é coordenado pelo filho de seu sócio e parceiro Eusélio, o Wolney Oliveira. Você também se considera usurpado no Cine Ceará? Como você vê o principal festival de cinema do estado hoje em dia?
FRANCIS VALE - Minha maior paixão é o cinema. O cinema ligado a nossa cultura, nossa historia, literatura. Não me considero roubado na questão do Cine Ceará. Mas do Curta Canoa houve uma "privatização" em nome de uma pessoa, um roubo mesmo. Eu fiz a articulação do primeiro Cine Ceará, que foi bancado pela Fundação Cultural de Fortaleza, com o secretario Claudio Pereira. Na segunda edição, após a morte do Eusélio, quem foi o diretor do Cine Ceará foi o Marcus Moura, e eu continuava acompanhando, fazendo parte do Júri. Depois o Wolney Oliveira tomou a frente do festival e criou a Associação Amigos da Casa Amarela.

> O público de Jijoca que lotou o Núcleo de Arte e Cultura na abertura do Festival do Cinema Digital

DIVIRTA-CE - Você acha que houve também uma "privatização" do Cine Ceará?

FRANCIS VALE - De certa forma sim, mas não tão escancarada como foi com o Curta Canoa. Acho até que o Wolney teria legitimidade para continuar aquilo ali, mas o Adriano privatizou o Curta Canoa e tornou o festival uma coisa dele. Fui um dos idealizadores mas hoje eu não tenho mais nada a ver com o Cine Ceará.

DIVIRTA-CE - O Festival de Jericoacoara está preparando um manifesto a favor do cinema nacional. A idéia surgiu no seminário realizado no Festival com o cineasta carioca Sílvio Tendler. O que irá propor esse documento e para quem será enviado?
FRANCIS VALE - Nós analisamos a distância que existe entre o cinema brasileiro atual e o público e sentimos a necessidade desse manifesto. O público brasileiro quando assiste a um filme nacional, gosta. Vimos isso no Festival de Jericoacoara, com a exibição do "Couro de Gato", um curta do Joaquim Pedro de Andrade feito há cinquenta anos, considerado um dos melhores do mundo, onde todos ficaram impressionados. Nós exibimos filmes sobre os anos JK, sobre futebol, trouxemos o escritor Moacyr Lopes, autor de "A Ostra e o Vento", que deu origem ao longa filmado em Jericoacoara. Para conhecermos o Brasil, precisamos aproximar o cinema brasileiro do público. Poucos filmes nacionais chegam ao "circuitão". Precisamos aumentar a cota de produçõs brasileiras em cartaz, e esta é uma das principais propostas de nosso manifesto e será enviado esse documento para diversas instituições importantes e representativas da nossa cultura, mas não sabemos ainda quais serão essas instituições.

DIVIRTA-CE - Francis Vale está produzindo algum filme atualmente? Quais são seus próximos projetos e como você analisa esta primeira edição do Festival de Jericoacoara?
FRANCIS VALE - Estou terminando um documentario sobre Dom Fragoso, o bispo de Crateús durante o tempo da ditadura, e quero lançar no final do ano. Acho que o Festival de Jericoacoara conseguiu 90% dos objetivos que nós gostaríamos: exibir filmes de ótima qualidade, novos, que ninguém encontra em locadora, na TV ou em salas exibidoras comerciais, discutir cinema com diversos diretorres de vários estados, além demostrar nossas reinvindicações.

DIVIRTA-CE - O senhor é advogado, mas sua paixão sempre foi por cinema e pela cultura. Como nasceu essa paixão?
FRANCIS VALE - Essa paixão é de infância, meu pai foi exibidor em Crateús, em 1949, e eu, com quatro, cinco anos de idade, ia no cinema quase toda noite. Fui fazendo cursos, lendo, até que nos anos 70 comecei a brincar com a câmera super 8, a fazer umas experiências, a tentar realizar uns filmes, escolas de cinema - mais tentando que fazendo (risos). Queríamos construir mecanismos que viabilizassem nossas historias. Eu sempre acreditei que nós cresceríamos se muita gente estivesse realizando, participando da construção desse sonho.

DIVIRTA-CE - Como você analisa a produção cinematográfica cearense na atualidade?
FRANCIS VALE - A produção atual é muito diversificada: tem o pessoal do cinema experimental, a turma da animação fazendo um bom trabalho, da ficção, da literatura. Esse viés de adaptações de contos, histórias curtas, episódios da nossa historia, é muito interessante. Temos várias TVs que não são privadas - são públicas -, e poderiam exibir os filmes que o próprio governo do Ceará patrocina e produz, que o povo financia e não tem o direito de ver. Eles fazem isso de forma muito pequena e tímida.

DIVIRTA-CE - Qual será o futuro da sétima arte, na sua opinião, com o cinema digital, o 3D e outras novidades que estão surgindo?
FRANCIS VALE - Toda vez que o cinema entra em crise aparece uma novidade. Isso foi desde os primórdios do cinema mudo, com o som, com a cor, e agora a onda é o 3D. Hoje em dia, o dono da sala de cinema está mais preocupado em ganhar dinheiro do que exibir bons filmes, e eles têm mais lucro com a pipoca do que com o ingresso. Eu até gosto do 3D, mas minha praia é outra.

Nenhum comentário: