segunda-feira, 5 de junho de 2017

ENTREVISTA

Estrelas da dança se encontram no Fendafor 2017

Primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes se apresenta no 17º Festival Internacional de Dança de Fortaleza

FOTOS: REGINALDO AZEVEDO
 
O maior evento da dança do Ceará, o FENDAFOR - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, está com inscrições abertas e já começa a anunciar a maratona de espetáculos, oficinas e outras atrações para a sua 17ª edição. O Festival acontecerá este ano de 27 de Junho a 07 de Julho e envolverá aproximadamente 2800 artistas, tanto do Ceará (capital e interior), como também bailarinos, coreógrafos e outros mestres da dança de aproximadamente 13 estados brasileiros e três países do mundo. O FENDAFOR propõe a montagem de um panorama da dança no Ceará apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de intercâmbio cultural.

A abertura do FENDAFOR 2017 acontecerá dia 27 de Junho no Cine Teatro São Luis. De 28 de Junho a 8 de Julho o Festival estará no Theatro José de Alencar e na Rede Cuca. Entre as atrações confirmadas na abertura estão Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que apresentam o Gran Pás de Deux de “Diana e Actéon”, uma coreografia de Marius Petipa com direção de Ana Botafogo. Cícero Gomes conversou com o DIVIRTA-CE sobre o FENDAFOR e a situação atual da dança no Brasil. Toda a programação do festival, assim como as inscrições para a Mostra Competitiva (que estão abertas até o dia 5 de junho), podem ser acessadas no site www.fendafor.com.br


DIVIRTA-CE - Você participou de várias edições do Fendafor, quase todas. Como é a sua relação com o Festival e o que pretende apresentar esse ano?

CÍCERO GOMES -
Eu tenho a melhor relação possível, inclusive íntima. Quando comecei no Fendafor eu ainda era um adolescente, e me tornei muito amigo do festival e de toda equipe. Eu tenho uma grande admiração e carinho por todos, em especial minha queridíssima Janne, não há como não se apaixonar por ela. Mulher incrível, guerreira, um exemplo de ser humano. Esse ano iremos apresentar um Grand Pás de Deux que já é bastante conhecido, “Diana e Acteon”, a pedido da Janne, por ser seu preferido, que eu e a Karen Mesquita prontamente atendemos.


DIVIRTA-CE - Como surgiu seu interesse pela dança e quais os maiores desafios da profissão de bailarino no Brasil?

CÍCERO GOMES -
Desde criança gosto de dançar e comecei cedo para os padrões brasileiros, com 10 anos. As dificuldades são passageiras, existem muitas: falta de incentivo governamental, preconceito por pensarem de ser elite... um país sem cultura é um país morto. A cultura e a arte vem do povo e para o povo que deve ser apresentado e mostrado. Essa é meu maior desafio, levar arte para qualquer lugar. Essa também é a grande identificação com o Fendafor. Arte para todos!


DIVIRTA-CE - Você é o primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e houve, há pouco tempo, uma manifestação exigindo pagamento dos artistas que compõem o elenco daquele espaço cultural. Como você analisa a situação da cultura diante da desastrosa cena política atualmente?

CÍCERO GOMES -
Somos um estado passando por uma crise nunca vista, justamente, as manifestações quando bem esclarecidas e feitas nos trazem bons frutos. Sim, foi feita por nós, mas os benefícios são para todos os servidores estaduais que passam por essa grande covardia.


DIVIRTA-CE -  Quais as responsabilidades de um primeiro bailarino e como você observa o mercado da dança no Brasil?

CÍCERO GOMES -
Responsabilidade de ser observado e seguido por jovens bailarinos. Responsabilidade de não se acomodar. Responsabilidade de sustentar um tÍtulo sonhado por tantos. Trabalho honesto acima de tudo. Pensando bem, seria muito mais fácil ir para Europa (como já fui para estudar) ou EUA, mas “tudo que vem fácil vai fácil”. Eu morava na Inglaterra quando cheguei a essa conclusão: será no Brasil que vou fazer carreira! Não me importa o local, volume de público, tipo de público, devo fazer meu trabalho bem feito, sempre! A dança no Brasil está em constante evolução, um crescimento incrível. Basta dizer que temos brasileiros em todo canto do mundo, inclusive entre os principais.

DIVIRTA-CE -  Qual o Grand Pás de Deux, montagem, de sua preferência, onde você teve maior êxito e prazer no seu trabalho? Em quais palcos internacionais você sentiu mais emoção em representar o Brasil no mundo da dança?

CÍCERO GOMES -
Tenho algumas preferências sim, Don Quixote, O Lago dos Cisnes, L'Arlesienne, La Bayadere... Entre alguns outros. Todos os palcos devem ser respeitados, tenho um carinho e respeito muito grande de estar ali, mas, o meu palco, o preferido, é o da minha casa querida, Theatro Municipal do RJ. Pode parecer piegas, mas não é. A magia dele, só ele tem.

DIVIRTA-CE - Além de se apresentar no Fendafor, você faz parte do júri do Festival. Como é para você ter essa responsabilidade e como você encara o desenvolvimento dos bailarinos e profissionais de dança no Ceará através dos anos que você esteve aqui?

CÍCERO GOMES -
Encaro com grande naturalidade, é um momento de contribuição. Estarei ali para falar tudo, para ajudar. O nosso dever como jurado é auxiliar o professor e o aluno que estará em cena. A dança no Ceará vem crescendo a cada ano. Escolas e professores interessados em galgar conhecimento, sempre estudando e se atualizando. Isso é notório.

Nenhum comentário: