segunda-feira, 19 de junho de 2017

CULTURA POPULAR

Fortaleza recebe o projeto Lamparina de Histórias

Depois de São Gonçalo do Amarante é a vez de Fortaleza receber o Lampiranas de História - Festival de Contos Populares, com programação gratuita no Centro Cultural Banco do Nordeste nesta sexta-feira, 23, e sábado, 24.
Chegando em sua décima sexta edição, o Lamparina de Histórias – Festival de Contos Populares reúne grandes narradores do estado, entre os dias 23 e 24 de junho, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza. Serão 12 atrações gratuitas, além de feira de artesanato, livros e cordéis.
Depois de passar pelo Pecém, em São Gonçalo do Amarante, com grande sucesso nas escolas públicas e praças, a décima sexta edição do projeto Lamparina de Histórias – Festival de Contos Populares reúne, agora em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), grandes narradores do estado nos dias 23 e 24 de junho em. Serão 12 atrações gratuitas, além de feira de artesanato, livros e cordéis.

 O Lamparina é um dos principais festivais de valorização do narrador tradicional e da pessoa idosa.
Apoiado pela Enel Geração Fortaleza, Banco do Nordeste, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do IX Mecenas do Ceará e Ministério da Cultura, o projeto tem marcado o calendário cultural de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante como uma ação de valorização da tradição oral, terceira idade e cultura popular.

O compromisso é de compartilhar a sabedoria popular para as novas gerações com a participação de mestres consagrados local e nacionalmente como o Mestre Lucas Evangelista (Crateús - CE), Jiddu Saldanha (RJ), grupo Dona Zefinha (Itapipoca), Tamara Bezerra, Auristela Câmara, Terezinha Rabelo e Rede Mnemosine. Ainda na programação estão confirmadas a participação dos contadores de histórias do Instituto Chico Mota, Maria Rita Mota, Kelvia Piragibe e Luisete Carvalho
O projeto Lamparina de Histórias: Festival de Contos Populares reúne contadores de histórias da terceira idade e amantes da arte narrativa. “Celebramos a memória oral daqueles que sabem guardar por tanto tempo uma boa história”, explica Júlia Barros coordenadora geral do projeto, que já visitou 12 municípios cearenses e alcançou um público cerca de 50.000 mil pessoas. 

                 
Sobre o Lamparina de Histórias

O projeto já esteve em 12 cidades do Ceará: Aquiraz (sede e Batoque), Assaré, Canindé, Caucaia (Boqueirão dos Cunhas), Fortaleza (João XXIII, Dias Macedo, anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Centro Cultural Banco do Nordeste), Itarema, Saboeiro e São Gonçalo do Amarante (sede, Pecém e Taíba), resultando num documentário sobre a prática destes velhos narradores, incluindo as cidades de Beberibe, Hidrolândia, Guaramiranga e Itapipoca.

O Lamparina de Histórias: Festival Nacional de Contos Populares é um evento cultural que reúne narradores tradicionais, urbanos e amantes da velha arte de contar histórias para a celebração da palavra através dos causos, lendas, adivinhas, cordéis, pertencentes à literatura oral e outras manifestações da cultura popular, num grande festejo do fazer narrativo.



Lamparina de Histórias no CCBNB/Fortaleza

21 de junho, quarta-feira



Instituto Chico Mota, Rua João Firmino, 66, Montese, 9h

Histórias para mudar o mundo com Auristela Câmara e Júlia Barros



23 de junho, sexta-feira

Exposição de artesanatos, cordéis e livros

10h - Roda de histórias com narradores tradicionais da terceira idade: Mestre Lucas Evangelista, D. Terezinha Rabelo e Sr Raimundo, mediação de Tâmara Bezerra.

12h - Recital de cordel com as cordelistas da rede Mnemonise.

14h - Contação de histórias com narradores da terceira idade do Instituto Chico Mota.

14h30min - Oficina de dança, com o Coco do Pecém.

17h - Apresentação do Coco do Pecém.

18h - Peleja de viola e narrativas com o Mestre Lucas Evangelista.



24 de junho, sábado

Exposição de artesanatos, cordéis e livros

10h - Bate-papo: Memórias afetivas com a neuropsicóloga Juliana Lemos e Luisete Carvalho, contadora de histórias.

12h - Peleja de Viola com o Mestre Lucas Evangelista (Crateús/CE).

14h - Contação de histórias do livro A tardinha... Baseado em 90 vivas tardinhas (Memória de Idosos) - Instituto Unimed Fortaleza.

14h30 - Oficina de gestos para narradores, com  o mímico e contador de histórias Jiddu Saldanha (RJ).

18h - Gilgamesh e outras histórias, com Jiddu Saldanha.

19h - Show com a banda Dona Zefinha (CE).

Mais informações:

E-mail: lamparinadehistorias@gmail.com

Facebook e Instagram: Casa da Prosa

Nenhum comentário: