segunda-feira, 5 de junho de 2017

CENTRO CULTURAL BNB

MUSICAL BAIANO QUE CELEBRA VIDA E OBRA DO COMPOSITOR HUMBERTO PORTO COM DUAS APRESENTAÇÕES GRATUITAS
 
“O Jardim de Humberto Porto” coloca em cena composições dele, eternizadas na história da música popular pelas vozes de Carmen Miranda, Orlando Silva e Dalva de Oliveira

Espetáculo “O Jardim de Humberto Porto” chega à Fortaleza para duas apresentações gratuitas no Centro Cultural Banco do Nordeste, nos dias 08 e 09 de junho. O trabalho, produzido em Salvador (BA), celebra a vida e obra de um dos grandes nomes da história da música brasileira, autor de sucessos como “Este samba foi feito pra você”, “Lamento Negro” e a marchinha carnavalesca “A Jardineira”, uma pérola do cancioneiro popular, escrita em parceria com Benedito Lacerda. As sessões acontecem sempre às 18h, e a classificação indicativa é livre. O Centro Cultural Banco do Nordeste fica na rua Conde D´Eu, 580 (Centro).

O “Jardim de Humberto Porto” surgiu após vasta pesquisa historiográfica sobre a produção artística e a biografia do compositor. O resultado foi um documentário cênico musical que tem feito sucesso por onde passa. Thiago Pondé, diretor do espetáculo, é sobrinho-neto do artista homenageado, ele explica que construiu a dramaturgia do trabalho durante um período em que residiu no Rio de Janeiro, realizando buscas nos acervos do Museu da Imagem e do Som, da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles. “O trabalho de pesquisa foi intenso, porque o acervo profissional e pessoal de Humberto Porto não estava organizado”, lembra Thiago. Ele ressalta que o espetáculo contribui com esse resgate de memória já que nem a família possuía material suficiente para a compreensão da vida do compositor.

Dividido em três atos, o trabalho se propõe a levar o público de volta à Era de Ouro do Rádio para acompanhar o percurso do artista baiano desde o início da carreira em Salvador, até sua chegada ao Rio e a repercussão de sua obra nacionalmente.  Em cena, o público vai acompanhar o programa de rádio ficcional “Memória da Música Brasileira”, apresentado por Evelin Buchegger. A narrativa apresenta vida e obra do compositor de Humberto Porto e conta com a execução, ao vivo, de 10 canções escritas por ele.

Thiago Pondé, além de assinar a direção geral e concepção cênica do trabalho, está em cena fazendo parte da banda como vocalista. O violonista Rafael Pondé, que é o diretor musical, e o baixista Lucas Pondé também são sobrinhos-netos de Humberto Porto. Eles dividem o palco com os músicos Luís Soares (violão), Rangel Menezes (teclado), Dainho Xequerê (percussão), Ricardo Costa (percussão), e Pedro Degaut (trombone). A circulação do espetáculo em Fortaleza tem patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco do Nordeste através da Lei Rouanet.

+ SOBRE O ARTISTA

Humberto Porto (1908-1943), compositor brasileiro, teve canções de grande repercussão no País na década de 1930. Trabalhou como músico contratado na Rádio Nacional e participou da fundação da União Brasileira de Compositores (UBC). Baiano de nascimento, mudou-se para o Rio de Janeiro no ano de 1935. A marcha carnavalesca “A Jardineira”, de sua autoria, composta em 1938, está, até hoje, entre as músicas mais tocadas no carnaval. De acordo com o balanço do ECAD, em 2016, foi a 4º mais executada no País nesse período. Humberto foi gravado por artistas como Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, Francisco Alves, Orlando Silva e teve suas composições arranjadas por nomes como Pixinguinha e Radamés Gnattali.

/// SERVIÇO
ESPETÁCULO “O JARDIM DE HUMBERTO PORTO”
Dias 08 e 09 de Junho, às 18h
Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D´Eu, 580. Centro)
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre | Duração: 60 min.
Link Vídeo: https://vimeo.com/133610557
Link Pesquisa: https://vimeo.com/128909878

Nenhum comentário: