segunda-feira, 26 de junho de 2017

17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE FORTALEZA

FENDAFOR 2017 COMEÇA NESTA TERÇA NO SÃO LUIZ

Maior festival de dança do Ceará acontecerá de 27 de junho a 8 de julho em diversos locais da capital cearense

NA FOTO: Primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Karen Mesquita,estarão dançando na noite de abertura do Fendafor 

A maratona de dança já vai começar: a noite de abertura do Fendafor 2017 - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, acontecerá nesta terça, dia 27, no Cine Teatro São Luis, na Praça do Ferreira. De 28 de Junho a 8 de Julho o Festival estará no Theatro José de Alencar, com Mostra Internacional, Infantil, Amadora, aberta para o público com ingressos custando R$ 30 (15 meia para estudantes). Acontecerão apresentações paralelas também no Mercado da Dança (Jardins do TJA) em todos os dias do evento, com entrada gratuita, além de ações no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, na Rede CUCA, da Prefeitura de Fortaleza e em escolas de toda a capital cearense.

Entre as atrações confirmadas na abertura estão Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que apresentam o Gran Pás de Deux de “Diana e Actéon”, uma coreografia de Marius Petipa com direção de Ana Botafogo, o bailarino e coreógrafo brasileiro radicado na Suíça, Marcos Bento, da Tanztheater Cia. De Dança com “Transit”, a Companhia Pulsar do Maranhão com o espetáculo “Tão Simples Assim”, além da estréia de “O Quinze” do Grupo BCAD, baseado no livro da escritora Cearense Raquel de Queiroz, com coreografias de Gleidson Vigne(Cia de Dança Deborah Colker).

Além das atrações na abertura, as dezenas de espetáculos do FENDAFOR contam com diversas linguagens da dança, do popular, passando pelo contemporâneo até o clássico, do amador ao profissional, infância a terceira idade,em todas as modalidades e categorias o Festival também oferece cursos, oficinas, workshops, mostras de vídeo dança, seminários(este ano com o tema “Lavamos a Dança com a Alma”), palestras, conferências, lançamentos de livros, debates e exposições. Os cursos acontecerão em locais descentralizados como a Escola de Ballet Janne Ruth, Academia Lucymeire Aires, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Ballet Hugo Bianchi, Vila das Artes, Porto Iracema e Rede Cuca da Prefeitura de Fortaleza.

O Fendafor recebe por edição cerca de 2500 bailarinos do Ceará, do Brasil e de outros países do mundo, está classificado como o maior Festival Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, lançou um livro histórico em 2010, com a trajetória dos 10 anos de atuação, e gera mais de 150 empregos no período e 20 nos três meses anteriores, onde ele acontece em Fortaleza e em 16 municípios do interior do Ceará, atingindo todas as Regiões do estado.


PARTE FORMATIVA
Apostando na formação de sujeitos críticos e na compreensão de um profissional de dança que dimensione sua atuação artística como ferramenta de constituição formativa dos indivíduos, a Direção

Pedagógica do FENDAFOR vem para dar segmento a proposta original do evento, que tem como premissa oportunizar o desenvolvimento de novos talentos, trocando experiência com os mais inúmeros grupos, bailarinos e Companhias de Dança de todo Brasil e outros países do mundo. Aliando sempre teoria e prática, formação e informação, amador e profissional, o evento oferece em média 800 vagas de cursos e residências artísticas durante os 11 dias do Evento.

No site do Fendafor você pode acessar todos os cursos e realizar sua inscrição (www.fendafor.com.br). Os Cursos que acontecerão em 2017 já estão disponíveis no site.

MERCADO DA DANÇA
Criado em 2014, o Mercado da Dança dá acesso gratuito ao público que quer conhecer o Fendafor, acontecendo de 28 de junho a 7 de julho (exceto dia 3, onde acontecerão ações nas escolas e equipamentos culturais do Governo do Ceará), e acontece nos Jardins do Theatro José de Alencar dando oportunidade também a qualquer grupo ou bailarino que queira se apresentar no palco armado naquele local, que receberá também debates, rodas de conversa, lojas de roupas e artigos de dança, praça de alimentação e a secretaria do evento. Entre as lojas que estarão com estandes no Mercado da Dança estão Capezio, Devan e Só Dança. Para sua empresa participar também do Mercado da Dança, ligue para o BCAD (85 3482-0510) ou fale diretamente com a produção do FENDAFOR (85 98890-7977).

FENDAFOR ITINERANTE
Em 2007, o FENDAFOR expandiu sua área de atuação passando a incluir o interior do Ceará no roteiro da Dança Nacional, são mais de 16 municípios distribuídos nas macro regiões do Ceará, contemplados com a programação da versão itinerante do evento ao longo de sua trajetória. A proposta do FENDAFOR ITINERANTE é que os grupos locais e do entorno de cada cidade do interior possam apresentar seus espetáculos, interagir nas oficinas, mostra de vídeos, palestras e participem também como atores e produtores da comunicação cultural local, vivenciando grandes experiências estéticas. Em 2017 já estão programadas edições do FENDAFOR ITINERANTE nos municípios de Beberibe, Sobral e Guaramiranga.

Nenhum comentário: