segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GRÁTIS

Festival Traz a Magia dos Contos Populares    

Contadores de História se Reúnem no Lamparina de Histórias
 
De 24 a 26 de setembro, o público poderá conferir as atrações do Lamparina de Histórias: Festival Nacional de Contos Populares –, que acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza. A programação é gratuita!
Viajar e se divertir aos encantos de histórias e enredos fantásticos. Ao embalo de contadores, o público cearense poderá conferir o LAMPARINA DE HISTÓRIAS: Festival Nacional de Contos Populares, evento que vai reunir contadores numa programação variada três dias intensos de apresentações artísticas, oficinas, exposição e venda de livros e cordéis.
Em Fortaleza, o festival acontece de 24 a 26 de setembro no Centro Cultural Banco do Nordeste com programação inteiramente gratuita.
Em sua essência, o Festival Lamparina de Histórias, que é patrocinado pela Endesa Fortaleza e pelo Banco do Nordeste, é um evento que enaltecimento da figura dos velhos contadores de histórias e de suas narrativas, reconhecendo neste fazer um ato de amor e compromisso com suas descendências.
O Lamparina de Histórias: Festival Nacional de Contos Populares é um evento cultural que reúne narradores tradicionais, urbanos e amantes da velha arte de contar histórias para a celebração da palavra através dos causos, lendas, adivinhas, cordéis, pertencentes à literatura oral e outras manifestações da cultura popular, num grande festejo do fazer narrativo.
Esta edição acontecerá de 24 a 26 de setembro de 2015, no Centro Cultural Banco do Nordeste/Fortaleza e festejará a tradição oral brasileira nas vozes dos poetas da roça da terceira idade: Auristela Câmara, Terezinha de Jesus, Osamilca de Abreu, Vicente Chagas, Airton Barbosa, Aldenor Miranda e João Evangelista Ferreira; dos narradores urbanos: Paula Yemanjá, Nádia Aguiar, Marcos Melo, Tâmara Bezerra, Grupo Era Uma Vez, Cia Catirina, Casa do Conto e dos poetas, repentistas e cordelistas: Zé Maria de Fortaleza, Antônio Jocélio, Paiva Neves e Klévisson Viana. Tendo como convidados especiais na noite do dia 26 o contador de histórias de São Paulo: Zé Bocca e o musico Marcos Boi.
O projeto já esteve em 12 cidades do Ceará: Aquiraz, Assaré, Canindé, Caucaia, Fortaleza (João XXIII, Dias Macedo e Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar), Itarema, Itapipoca, Saboeiro e São Gonçalo do Amarante, resultando num documentário sobre a prática destes velhos narradores, incluindo as cidades de Beberibe, Hidrolândia e Guaramiranga.
O projeto cultural Lamparina de Histórias tem o incentivo do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e parceria das prefeituras de São Gonçalo do Amarante e Guaramiranga.

Serviço:
Festival Nacional de Contos Populares
Dias 24 a 26 de setembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Conde D´Eu - Centro
Informações: (85) 98526-1201/ 98894-2141/ 3252-3343 

Nenhum comentário: