segunda-feira, 11 de agosto de 2014

TEATRO

Grupo Carmin, do Rio Grande do Norte, é atração desta quarta em Guaramiranga

Festival Nordestino de Teatro 2014 continua até sábado na cidade serrana do Ceará

Guaramiranga respira artes cênicas até o próximo sábado, com o 21° FNT - Festival Nordestino de Teatro, que teve início no dia 06. Nesta quarta-feira, (10) a programação continua com mais espetáculos, oficinas e debates, com toda a programação gratuita.
O grupo potiguar Carmin participa da Mostra Nordeste na quarta-feira (10) com o espetáculo "Jacy", às 19h no Teatrinho Rachel de Queiroz. No FNT para Crianças/Mostra SESC, tem "O pequeno Ogum", às 17h, na Tenda FNT, com Edivaldo Batista.
Também na Tenda FNT, às 18h o Intercâmbio Regional do FNT leva ao festival a Cia. Aos Trancos e Barrancos, de Guaiúba, com a montagem "Solidarium". Às 20h30 o FNT vai para a Praça do Teatro com o Grupo Teatro de Caretas apresentando "A farsa do Pão e circo". Fechando a programação artística, às 22h tem "Os Piratas", no Teatrinho Rachel de Queiroz, uma parceria entre Companhia Dionisyos, Capricórnio Produções e Quimeras de Teatro. Os dois últimos espetáculos desta quarta-feira integram a Mostra Palco Ceará.
A peça "Jacy" ´ é fruto do "acaso", vestígios encontrados numa frasqueira no lixo, fragmentos de vida de uma mulher nascida em 1920, Jacy, se viva estivesse, teria hoje 93 anos. Fatos curiosos, oras realisticamente, oras de forma fictícia, de maneira que não se sabe muito bem onde termina uma e onde começa a outra. Os atores Henrique Fontes e Quitéria Kelly dividem a cena com o videomaker Pedro Fiúza e toda uma investigação que tem ligação direta com a história de Natal. Um assunto que atravessa décadas e a forma de como a sociedade brasileira trata os mais velhos e suas histórias. Escrita pelos filósofos Iracema Macedo e Pablo Capistrano com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, "Jacy" é a primeira montagem em linguagem documental feita pelo Grupo Carmin. O projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte Myriam Muniz 2012.
O Grupo Teatro Carmin foi criado  em janeiro de 2007 pelas atrizes Quitéria Kelly e Titina Medeiros, que já trabalhavam juntas desde o ano 2000 e tinham o desejo de pesquisar temas urbanos que pudessem ser retratados de forma cômica. Em 2010 o grupo mergulhou em estudos sobre a exclusão social retratada em obras teatrais clássicas. O texto de "A alma boa de Setsuan" de Bertolt Brecht, levou à montagem do experimento "Olha a água". A partir daí, teve início a pesquisa sobre exclusão na vida doméstica, explorado em "Jacy", que estreou em 2013. O tema da exclusão persiste na pesquisa do grupo, buscando agora uma nova forma de comunicar através da linguagem do Teatro Documental ou documentário, a qual o grupo começa a investigar mais profundamente.
SERVIÇO
21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até sábado dia 13 de setembro, em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. Site: www.fntguaramiranga.com.br. Programação gratuita.







Espetáculo aborda a vida de Frei Tito na Temporada Sesc de Artes Cênicas

Durante os finais de semana de agosto, o Sesc* apresenta o espetáculo “Frei Tito Vida, Paixão e Morte”, do Grupo Formosura de Teatro. A montagem fica em cartaz no Teatro Sesc Senac Iracema, às 20h, como parte da programação da Temporada Sesc de Artes Cênicas.
Com direção de B. de Paiva, a montagem é baseada na trajetória do frade Tito de Alencar Lima (1945-1974), dominicano cearense, militante contra a ditadura, preso político exilado, que comete suicídio na França. O tormento causado pelas torturas é apontado como a causa do suicídio.
 O texto, uma espécie de reportagem teatral, é do dramaturgo Ricardo Guilherme, e vai além da biografia de Frei Tito, abordando fatos marcantes relativos à geração que viveu na época do regime militar. A montagem é uma reedição da peça escrita no fim da década de 1980. O texto recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Obras Teatrais do Terceiro Mundo, da Unesco, em 1987.

SERVIÇO
Temporada Sesc de Artes Cênicas - Espetáculo Frei Tito Vida, Paixão e Morte - Grupo Formosura de Teatro
Local: Teatro Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema)
Período: 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31/08
Horário: 20h
Entrada: R$ 12,00 (Inteira); R$ 6,00 (Meia)
Informações: 3252.2215

Nenhum comentário: