sábado, 23 de agosto de 2014

DIVIRTA-CE COBERTURAS

SAMSUNG CAMERA PICTURES 
FESTIVAL DO ESCARGOT E FRUTOS DO MAR 2014, NA TAÍBA, TEVE POUCO ESCARGOT, MAS MUITA MÚSICA BOA

Público de mais de dez mil pessoas lotou a praça da Taíba nos dois dias de shows do evento; veja fotos de Carlos Almeida Rocha e Felipe Palhano, que viajaram a convite do Festival

A qualidade dos shows, com organização impecável e muita segurança, contrastou com a falta da iguaria que dá nome ao Festival do Escargot e Frutos do Mar 2014, que aconteceu de 29 a 31 de agosto, na Taíba, praia da cidade de São Gonçalo do Amarante, a 76 quilômetros de Fortaleza. Abrigando um evento que já está em sua décima quinta edição, se esperava que até o município de São Gonçalo se interessasse em incentivar a criação do escargot, coisa que, posso estar escrevendo besteira, mas pelo que conversei com chefs e nativos, parece que não existe.
SAMSUNG CAMERA PICTURES= Marina Lima fez o começo do show apenas com violão e depois se apresentou com a banda
SAMSUNG CAMERA PICTURES= O cantor, compositor e produtor Isaac Cândido (com a câmera), ao lado do Secretário de Turismo da Taíba Marcus Borges e seus familiares, revelou a Chic que será papai!
Seria uma boa cadeia de produção, já com evento consagrado, utilizar a produção do escargot para o crescimento econômico da região e o próprio incremento do Festival, já que a maioria dos stands nem oferecia a iguaria, mas outros bons pratos de frutos do mar, que inclusive não atenderam a imensa demanda de público: na sexta foram cerca de 3500 pessoas circulando pela praça e no sábado foram mais de 7 mil pessoas, segundo a polícia militar.
SAMSUNG CAMERA PICTURES= Banda Groovytown abriu a primeira noite de shows e anunciou o primeiro CD para novembro
O que atraiu mesmo o público não foi a gastronomia, e sim a variedade e qualidade dos artistas escolhidos para os shows deste ano no Festival do Escargot, na Taíba. Segundo o secretário de turismo da Taíba, Marcus Borges, o prefeito de São Gonçalo de Amarante, Claudio Pinho (PROS) vem dando atenção especial ao evento, que é a principal atração turística da cidade, aprimorando a programação musical do Festival com grandes artistas.
SAMSUNG CAMERA PICTURES 
= Banda Transacionais animou a plateia do Festival do Escargot na sexta, 30 de agosto
Na minha humilde opinião, o melhor show do festival este ano foi de George Israel, no pôr do Sol do mirante, sábado. Um lugar lindo, um encontro intimista, com cenário maravilhoso, e um público bonito, jovem. George, do Kid Abelha, já estava no palco montando a estrutura do som e batendo muitas selfies antes mesmo da apresentação, dando um show de simpatia. Cantando clássicos do rock nacional, ele tocou sax com a galera, botou todo mundo para dançar e deu entrevista para a Chic. “É muito bom estar nesse mirante, nesse cenário belíssimo, nesse pôr do sol. Vou fazer esse show completamente extasiado”, disse George.
SAMSUNG CAMERA PICTURESOutro show muito bom foi na abertura do Festival do Escargot e Frutos do Mar, da banda Groovytown, que atraiu o público para dançar com muito samba rock. Marina Lima foi a segunda atração da sexta, 29, e mesclou dois shows seus: a primeira parte com voz e violão e a segunda parte com banda. O público cantou os hits de Marina e aplaudiu sua performance com as músicas inéditas. Os Transacionais fechou com chave de ouro o primeiro dia, fazendo um bailão com muito suingue.
SAMSUNG CAMERA PICTURESNo sábado, os shows começaram com a música nordestina da banda Dona Zefa, seguida pelo cantor Lenine, que, apesar de fazer uma apresentação de alto nível, não acompanhou a “animação” do público que lotava a praça da Taíba, que talvez preferisse Aviões do Forró.
= Parte do público não gostou do show de Lenine
No bis de Lenine, apesar da presença de fã clube oficial e outros admiradores, a maioria nas mesas do evento pediam com as mãos o fim da apresentação. Lenine elogiou os chefs do Senac que lhe fizeram um “banquete”, e propôs no palco que ele fosse atração fixa do evento, só para ir comer os escargots do Ceará.
Depois de Lenine foi a vez do vencedor do The Voice Brasil, Sam Alves (foto abaixo), agradar o público que queria “se jogar”, cantando sucessos de astros pop como Katy Perry e Coldplay.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Encerrando a primeira noite, ainda teve a banda The Dillas, que fez show de pop rock quase até amanhecer.
10644944_10202643260787688_7977868405489345439_nO campeonato de surf reuniu jovens e masters na praia, pela manhã de sexta a domingo, inclusive valendo pontos no circuito cearense de surf.
Outras atrações do Festival do Escargot e Frutos do Mar foram as oficinas do Senac com chefs e as apresentações teatrais no circo montado ao lado do palco, na praça.
Devido às áreas do evento serem distantes e diversas, não consegui ver o tal Festival de Pipas que estava incluso na programação, mas conheci a famosa lagoa da Taíba, onde os iniciantes do kite surf aprendem o esporte radical. Um lugar bonito, onde também fica a antiga casa de Renato Aragão na Taíba: uma mansão enorme, que ele, segundo os nativos, foi vendida pelo artista há sete anos.
Destaque para os trabalhos de artesanato da região, na feira produzida pelo Festival do Escargot da Taíba, com lindos lustres, artigos decorativos, roupas e outros produtos feitos pelos artesãos das cidades de Paraipaba, São Gonçalo, Paracauru e outros municípios cearenses.
10639552_10202643297428604_4241888680353149476_nUma dica de hospedagem para conhecer a Taíba, e um excelente local para eventos que indico, é o Hotel Dunas da Taíba, ao lado da praia.
Além dos funcionários e donos serem extremamente atenciosos, eficientes e profissionais, dando todas as dicas para uma boa viagem, o Hotel conta com um salão com capacidade para mais de 300 pessoas, climatizado, em frente a piscina e a área externa, com passarela e quarto da noiva, para casamentos, palco para shows e serviço de restaurante com a Chef Cleide.
Um encontro de prefeitos do interior e outros eventos corporativos, casamentos já foram feitos no local paradisíaco. Telefone para informações e reservas do Hotel Dunas da Taíba: 8768-2268, com a simpática Cristiane.


TV DIVIRTA-CE NA TAÍBA

Veja vídeos com shows no Festival do Escargot e Frutos do Mar 2014

















Nenhum comentário: