quarta-feira, 12 de março de 2014

PELO INTERIOR

Em Quixeramobim, secretário da Cultura anuncia reforma da Casa de Antônio Conselheiro


A licitação para reforma da Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, será aberta nesta sexta-feira (14), com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, para completa recuperação de um dos mais importantes e simbólicos espaços da cultura e da história cearenses. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 10/3, pelo secretário da Cultura, Paulo Mamede, na solenidade de abertura do evento Conselheiro Vivo, semana de atividades dedicadas à reflexão sobre a trajetória de Conselheiro e os múltiplos significados e abordagens de suas ações e da história de seu tempo.
A Casa de Antônio Conselheiro – onde também residiu a família do cantor, compositor e arquiteto quixermobinense Fausto Nilo – foi palco da abertura do Conselheiro Vivo 2014, realizado em parceria pelo Iphanaq  - Instituto de Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim, com apoio da Prefeitura de Quixeramobim, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e de diversas instituições, de sindicatos e organizações dos movimento sociais a veículos de comunicação. A noite foi marcada por apresentações especiais da Banda de Música regida pelo maestro Duda Black e da Banda de Lata Criança Feliz, do Ponto de Cultura do Assentamento Recreio. As crianças emocionaram o público ao entoar a eterna cantiga com menção a Conselheiro: “Eu vi a fumaça da pólvora, eu vi a rua se fechar...”.
O evento contou, entre outros participantes, com o prefeito Cirilo Pimenta, o secretário de Cultura e Turismo de Quixeramobim, Everardo Júnior; o presidente do Iphanaq, Airton Brasil; o presidente da Fundação Cultural de Quixadá, Blasco Monte, além dos representantes dos movimentos sociais, Danilo Almeida, e do Sesc, Hugo Lemos. O jornalista e doutorando em História Danilo Patrício, um dos organizadores do livro de ensaios sobre Antônio Conselheiro que será lançado nesta quinta-feira, destacou a importância de “reescrever a história de Conselheiro, todo o dias, olhando para o futuro”. “Daí o nome Conselheiro Vivo”, ressaltou.
O secretário Paulo Mamede contextualizou a obra de reforma da Casa de Antônio Conselheiro como ação essencial para a memória e o presente das atividades culturais no Estado, que precisa ser integralmente atendido pelas políticas públicas para a cultura. “Por isso estamos reformando até dezembro todos os equipamentos culturais mantidos pelo Estado, incluindo também o Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá”, destacou, revelando um sentimento especial em retornar a Quixeramobim: “Sou dessa terra. Passava as férias no Uruquê, entre Quixadá e Quixeramobim, na Fazenda Normal, na Fazenda Alegre, vivenciando a infância no sertão”.
Agradecendo pela receptividade com que foi acolhido pelas equipes do Conselheiro Vivo, do Iphanaq e da Prefeitura de Quixeramobim, em uma caminhada por diversos equipamento culturais, casarões históricos e espaços de referência patrimonial e artística da cidade, Paulo Mamede falou da ações em benefício de todo o Estado, como o lançamento de todos os Editais da Secult, com recursos ampliados e com 50% do investimento total sendo direcionado  projetos do Interior.
O secretário destacou o apoio do governador na destinação de recursos para os editais e na reforma dos equipamentos culturais e para o conjunto de ações da Secult. E frisou a importância da recente aprovação, pela Assembleia Legislativa, da nova Lei do Conselho Estadual de Política Cultural.
O prefeito Cirilo Pimenta agradeceu pela presença do secretário da Cultura do Estado e destacou estar à disposição para parcerias em prol da memória de “Quixermobim e de seu povo de história e espírito libertário”. Airton Brasil, presidente do Iphanaq, cobrou mais recursos para a preservação do patrimônio histórico da cidade e para os Pontos de Cultura e presenteou o secretário da Cultura com CDs e DVDs produzidos pelos Pontos de Quixeramobim.

Nenhum comentário: