quarta-feira, 12 de março de 2014

MÚSICA

Tetê Espíndola lança novo álbum e duplo, com disco de 1982 remasterizado

Cantora traz Pássaros na Garganta, de 1982, e o inédito Asas do Etéreo, com participações especiais de Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Arrigo Barnabé, Jaques Morelenbaum e Duofel


O icônico Pássaros na Garganta, de 1982, e o inédito Asas do Etéreo, recheado com participações de nomes de peso da música brasileira. Estes são os mais recentes lançamentos do Selo Sesc, que em março inicia a comemoração de seus 10 anos de existência com um álbum duplo de Tetê Espíndola, unindo o que de mais revolucionário a cantora, compositora e instrumentista apresentou no início de carreira e sua atual fase artística.
Há 10 anos o Selo Sesc, uma iniciativa do Sesc São Paulo, difunde o que há de melhor na música brasileira, ao mesmo tempo em que produz um precioso acervo musical. Nada mais adequado do que agregar o talento de Tetê Espíndola à iniciativa. Pássaros na Garganta foi um disco aclamado pela crítica. Com músicas de Tetê em parceria com Arrigo Barnabé e Carlos Rennó (além de músicas compostas por Arrigo especialmente para Tetê), fundiu acústicas de estúdio a sons da natureza, num trabalho que rendeu à cantora fama e reconhecimento amplo entre público e crítica e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como artista revelação. Sua estética do som foi batizada por Arrigo Barnabé de “Sertanejo Lisérgico”.

Já o novo Asas do Etéreo traz uma seleção de músicas compostas pela artista e parceiros em fases distintas de seu trabalho. Num todo, o CD tem a amplitude vocal de Tetê unida a timbre de sua craviola, e ainda os sons dos instrumentos dos músicos convidados. Clássico e contemporâneo, popular e erudito, regional e universal, formal e improvisado – tudo se junta neste trabalho único e diferenciado.
Vem de Tetê uma avaliação sobre o novo trabalho: “todo mundo me conhece como a cantora de voz aguda. Realmente, em Pássaros na Garganta, que agora relanço, eu estava no auge da minha tessitura de soprano. As minhas composições tinham um ‘cheiro de mato’, quando comecei a explorar os sons da natureza por meio de colagens. E hoje, com Asas do Etéreo, sinto a maturidade do meu lado de instrumentista. Escolhi 12 músicas especiais e inéditas que compus durante esses anos. Para cada composição há um tom da escala musical, um timbre de instrumento diferente e uma emissão de voz única, na qual a novidade é o contralto”.
Outra particularidade do disco Asas do Etéreo é que cada faixa conta com um instrumentista, músicos que participaram do lançamento do álbum em dois shows apresentados no Sesc Vila Mariana (dias 19 e 20 de março), quando Tetê apresentou o repertório dos dois trabalhos (Asas do Etéreo e Pássaros na Garganta). Assim, passaram pelo palco do Sesc Vila Mariana Arrigo Barnabé, Dani Black, Egberto Gismonti, Felix Wagner, Jaques Morelenbaum, Teco Cardoso e Trio Croa; e ainda Adriano Magoo (Trio Croa), Bocato, Duofel, Felix Wagner, Hermeto Pascaol, Marcelo Pretto e Paulo Lepetit.
“Promovendo esses dois discos de Tetê Espíndola, o Sesc São Paulo reafirma seu apoio à música popular. Os trabalhos reunidos neste lançamento marcam dois recortes específicos na carreira de Tetê Espíndola. Em Pássaros na Garganta a intérprete revela uma improvável e bem sucedida fusão entre o lirismo bucólico e o formato urbano. Já o recém-gravado Asas do Etéreo traz em cada uma de suas canções a participação de convidados que representam a diversidade que é marca de sua trajetória musical”, afirma o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
Dona de uma voz singular, Tetê Espíndola nasceu em Campo Grande (MS) em uma família numerosa e com talento para as artes, o que estimulou a garota de voz aguda a explorar o seu potencial único e cantar. Pássaros na Garganta, de 1982, foi o quarto LP de sua carreira profissional deslanchada em 1978. São três décadas de carreira, com 15 discos lançados.
Tetê desenvolve um trabalho voltado para a experimentação e recriação musical do universo ecológico brasileiro. É detentora do Prêmio Revelação da APCA, em 1982, e participou de dois importantes festivais brasileiros, tendo interpretado a valsa Londrina, de Arrigo Barnabé (1981) e vencendo o Festival dos Festivais em 1985 com a canção Escrito nas Estrelas, de Arnaldo Black e Carlos Rennó. Ganhou o prêmio Fundação Vitae para desenvolver trabalho de composição musical sobre os pássaros brasileiros.
O novo álbum, com os dois CDs, custa R$30,00 está à venda nas lojas das unidades do Sesc e pelo site do Sesc no link: http://www.sescsp.org.br/loja. Também podem ser adquiridos nas livraria da Vila e Cultura, além da Sala São Paulo. No Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa.

Nenhum comentário: