segunda-feira, 31 de março de 2014

CINEMA DE ARTE

Sesc exibe obras do cineasta alemão Max Ophüls

Em abril, a Unidade Juazeiro do Norte do Sesc* traz uma seleção de filmes do consagrado cineasta alemão, Max Ophüls (1902-1957). As sessões, realizadas através do projeto Cinematógrapho, acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, na Unidade, com entrada gratuita.
A programação tem início na quarta-feira (9), com o filme “Carta de uma desconhecida” (1948). Inspirado no romance do austríaco Stefan Zweig, o filme narra a história de Lisa, uma jovem que sonha em ser atriz e do seu amor por um pianista mais velho que nem percebe a sua existência. Classificação indicativa: 14 anos.
No dia 16, a programação segue com a exibição do filme “Na teia do destino” (1949). Após encontrar o corpo do namorado da filha, Lucia o esconde por pensar que isto irá prejudicar sua família. Mas o comparsa do morto, Martin, logo se aproxima dela para chantageá-la, e a segurança que Lucia sentia logo começa a desmoronar. Em sua última obra nos Estados Unidos, Ophüls mescla o suspense e o melodrama. Classificação indicativa: 14 anos.
Já na quarta-feira (23), o público confere a exibição do filme “Desejos proibidos” (1953). Clássico do cinema francês e considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, o filme retrata a França do final do século XIX. Na história, a condessa Louise, esposa de um rico general, vende os brincos que seu marido lhe presenteara no dia do casamento para pagar dívidas de jogo. Assim tem início uma ciranda de trágicos mal entendidos envolvendo os brincos, o general, a condessa e seu novo amante. A classificação indicativa é de 14 anos.
Para encerrar a programação, o projeto exibe no dia 30 o filme “Lola Montes”. O longa conta a história da dançarina que ficou célebre pelos seus romances escandalosos com o compositor Franz Liszt e com o Rei Ludwig I da Baviera. O melodrama conquistou fãs ardorosos entre críticos e cineastas de todo mundo, como Roberto Rossellini, Stanley Kubrick e François Truffaut. Classificação indicativa: 14 anos.
Autor de uma obra numerosa, que soma diversos clássicos, Ophüls despertou o interesse de críticos e influenciou cineastas de todo o mundo, como Roberto Rossellini, Stanley Kubrick, François Truffaut, Vincent Minelli, Federico Fellini. Com formação teatral, o cineasta utilizou as câmeras para delinear o perfil feminino, o luxo e as contradições da vida contemporânea.
Programação
Cinematógrapho com obras do cineasta Max Ophüls
9/4 - Carta de uma desconhecida
16/4 - Na teia do destino
23/4 - Desejos proibidos
30/4 - Lola Montes
SERVIÇO
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Data: 9, 16, 23 e 30/3
Horário: 19h
Informações: (88) 3523.4444
Gratuito

Nenhum comentário: