quarta-feira, 12 de março de 2014

NOVELAS

"Não é um remake", diz Benedito Ruy Barbosa sobre “Meu Pedacinho de Chão”
 

Confira os detalhes da história e do elenco dessa nova novela das 18h que estreia hoje na Globo

Elenco, direção e autores se reuniram na noite desta quinta-feira (27/03) para apresentar Meu Pedacinho de Chão, a nova novela das seis. A apresentação aconteceu na própria cidade cenografia da trama, no Projac, na Zona Oeste do Rio. O universo fantástico do conto de fadas entra no ar na Globo a partir desta segunda  7 de abril, às 18h. A novela original estreou o horário das 18h da teledramaturgia e foi exibida simultaneamente pela Rede Globo e pela Cultura entre os anos de 1971 e 1972.
Na versão atual, o diretor Luiz Fernando Carvalho recriou a cidade de brinquedo Vila de Santa Fé, com casas feita de lata, árvores de crochê colorido e animais mecânicos e a trama é contada na visão das crianças Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituquinha (Geytsa Garcia).  Apesar da temática infantil, a novela - apresentada pela emissora como a "nova fábula das seis" - promete agradar aostelespectadores de todas as idades.
Meu Pedacinho de Chão é a aposta da Globo em um novo formato e o diretor Luiz Fernando Carvalho é a pessoa mais indicada para o desafio devido a produções já realizadas sobre o mundo de fantasia, como A Pedra do Reino, que não fez tanto sucesso, e Hoje é Dia de Maria, que foi bem em audiência e ganhou continuação. A novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho retrata um ambiente rural e o figurino é inspirado em trajes coloniais. O cenário deixa a história mágica devido à atmosfera infantil das árvores coloridas e das casas revestidas de lata.
O diretor pensou em cobrir os cenários de lata para remeter aos brinquedos do século 19. A novela também conta com animais articulados, realizados com materiais dos mais diversos, como um carrossel de vacas. Os personagens Zelão (Irandhir Santos) e Gina (Paula Barbosa) têm cavalos articulados que abrem e fecham os olhos, movem as patas e pescoço. A cidade cenográfica foi construída em um terreno de aproximadamente 8 mil metros quadrados e conta com 28 construções, que inclui igreja, comércios, casas dos personagens e até mesmo uma estação de trem com uma grande linha férrea.
Com 34 novelas no currículo, Benedito Ruy Barbosa acredita que esta é especial: “Estou com 93 anos e talvez até fosse hora de parar. Mas acredito muito nesse trabalho, pela forma como cada ator está defendendo seu papel nesse início, que é muito difícil.”. Segundo o diretor Luiz Fernando Carvalho, Meu Pedacinho de Chão traz um novo formato: “É uma aposta, com 100 episódios. Benedito (Ruy Barbosa, autor) escreve uma dramaturgia que tem em média 20 personagens, com cenários que não montam e desmontam.”
"Não é um remake", avisa o autor Benedito Ruy Barbosa sobre Meu Pedacinho de Chão, trama que estreia dia 7 de abril, no horário das 18h. A informação pode parecer surpreendente, visto que o autor escreveu uma trama de mesmo nome, que foi exibida em 1971 na TV Cultura e na TV Globo. Em entrevista, ele avisa: "Eu pensei em fazer um remake, mas quando eu estava começando a trabalhar, pensei assim: é uma oportunidade de eu dizer as coisas que a censura não deixava. E eu pude começar a falar de política, de saúde, de educação. Essa novela não tem nada da outra, só os nomes dos personagens e das localidades”.
A trama repete a parceria de Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho, que já rendeu frutos como Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). "Retomar a parceria com o Luiz Fernando é reviver uma época da minha vida muito importante. Nós fizemos juntos coisas sérias. Mas Renascer foi a obra-prima dele", opina o autor. Ele também contou como é trabalhar com a filha, Edilene Barbosa, e o neto, Marcos Barbosa, seus colaboradores na trama. "Meu pai morreu com 29 anos, eu tinha 12 quando ele morreu. Eu assumi a família. A minha família vendo um avô trabalhar desse jeito, sem querer, todos foram seguindo o meu caminho."
Neta do autor  Benedito Ruy Barbosa, Paula Barbosa viverá Gina no remake de Meu Pedacinho de Chão. Ela será filha de Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi), uma jovem, que por causa da sua criação tem comportamento masculino e foi apelidada de "mulher macho". Seguindo orientações da direção da novela, a atriz teve que deixar a vaidade de lado e não poderá fazer as unhas, nem depilar as axilas e sobrancelhas.

Nenhum comentário: