quinta-feira, 20 de março de 2014

ENTREVISTAS


TV Ceará completa 40 anos com programação moderna e diversificada


O DIVIRTA-CE entrevistou o presidente da FUNTELC – Fundação de Telecomunicações do Ceará, e diretor da TVC, Augusto Benevides, que falou sobre o momento atual da emissora

Guto Benevides, com a diretora Yolanda Markan, Waldonys, e o apresentador e músico Rodolfo Fortes, no programa "Sanfonas do Brasil"



O canal 5 de Fortaleza foi a terceira televisão do Ceará: inaugurada em 7 de março de 1974 com o nome de TV Educativa, hoje a TV Ceará chega aos 40 anos de existência com programação moderna e diversificada, e tecnologia HD de transmissão. Sua finalidade inicial era difundir teleaulas de primeiro e segundo graus no Ceará. Em 1973 a emissora exibiu a primeira teleaula para mais de quatro mil alunos das escolas públicas do Estado. Progressivamente passou a ter uma grade de programação mais diversificada, incluindo programas culturais, esportivos e informativos.

Hoje é a principal emissora educativa do Ceará - há também as emissoras legislativas (públicas) e outras emissoras privadas -, controlada diretamente pelo Governo do Estado, através da Fundação de Telecomunicações do Ceará (FUNTELC). Para celebrar os 40 anos da TVC e saber um pouco mais da história e das novidades da emissora, o Jornal O Estado entrevistou o presidente da FUNTELC e diretor da TV Ceará, Augusto Benevides.
Guto, como é conhecido na comunicação cearense, formou-se em Direito na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, turma de 1977, e depois cursou Comunicação e Relações Públicas na Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Na sua vida profissional, foi colunista e posteriormente Diretor de Redação do Jornal o Estado, onde lançou a bem humorada página "Curtição do Guto". Diretor de Comunicação do Instituto de Previdência do Estado do Ceará – IPEC, Diretor de Atendimento da Agência PROPEG, em Fortaleza, Guto se mostrou mesmo um homem de TV após se tornar Superintendente Regional da Rede Manchete de Televisão e da Bloch Editores no Norte/Nordeste com sede em Fortaleza, de 1984 a 1998. Logo depois foi Diretor Comercial da Rede TV e Diretor Geral da TV Cidade. Confira a entrevista.


DIVIRTA-CE- Há quanto tempo você trabalha com comunicação e como surgiu sua paixão pela televisão? 
GUTO BENEVIDES- Trabalho no mundo das comunicações desde 72. Sempre fui fascinado por isso. Quando menino fabricava telefones e cinemas com caixas e papelão, escutava muito rádio...Um dia meu pai foi receber um prêmio na TV Ceará, dos Diários Associados e fui com ele. Era uma jangadinha, símbolo da bravura do povo cearense,como dizia o João Ramos na abertura do programa "Sete dias em destaque". A partir daí fiquei apaixonado por televisão. Queria saber tudo e fui fazendo amigos e aprendendo com eles.Paulo Limaverde,João Ramos,Gonzaga Vasconcelos,Augusto Borges,Guilherme Neto,entre outros. 

DIVIRTA-CE- Você passou por diversas emissoras como Manchete, RedeTV, Verdes Mares, e agora é presidente da TV Ceará. Quais as maiores dificuldades de se produzir TV ontem e hoje?
GUTO BENEVIDES-
As dificuldades são muitas, mas é preciso ter amor pelo que se faz, principalmente em televisão, e conhecer tudo. Câmeras, ilhas de edição, planos, contra planos, textos, saber escrever bem, ler muito, estar sempre bem informado, saber distinguir os talentos à primeira vista, criatividade e ousadia.

DIVIRTA-CE
- A TV Ceará, que nasceu TV Educativa, completou 40 anos no último dia 7 de março. Como você observa o legado dessa empresa de comunicação para o Ceará?
GUTO BENEVIDES -
A história das comunicações no Ceará sempre passará pela TVC. Os maiores nomes da televisão passaram por lá. Os maiores educadores,passaram por lá. O projeto de educação à distância foi sucesso e hoje, totalmente modernizada, a TVC é pioneira, não só por ter sido a primeira a ousar e entrar com transmissão em HD (no Ceará e no Brasil), como também por ter montado uma grade de programação com muita qualidade, cor local, liberdade de expressão, enfim, exercitando sempre a democracia da informação.
 

DIVIRTA-CE - Quais as grandes diferenças entre dirigir uma TV pública e uma emissora privada?
GUTO BENEVIDES -
O campo público é mais aberto e querendo fazer você faz coisas incríveis. Aqui onde ainda existe censura em algumas emissoras de TV, na TVC que é emissora pública a liberdade de expressão é definitivamente respeitada e a mediocridade passa longe. Nada de espetacularização da notícia, miséria, crime. Não é necessário. O povo gosta de qualidade e isso o IBOPE pode confirmar. Daí o grande sucesso que conseguimos com a programação da TVC, de Falcão à Kézya Diniz, passando por Poliana Ramalho, Dilson Pinheiro, pessoal do jornalismo (dirigido por Yolanda Markan) - tudo é feito com ousadia, criatividade e muita qualidade.
 

DIVIRTA-CE- Depois de implantar a transmissão em HD, quais os destaques da programação atual da TVC e quais os projetos futuros da emissora?
GUTO BENEVIDES -
Destacaria o "Hora K", programa de entrevistas apresentado pela jornalista Kézya Diniz. O "Cena Pública", único programa de debate de idéias da televisão cearense, o "Ceará Caboclo",do Dilson Pinheiro, o "Ontem, Hoje e Sempre", apresentado pelo Augusto Borges... O "Sanfonas do Brasil",apresentado pelo maestro Rodolfo Forte, o Jornal da TVC, o "Pode Entrar", apresentado pela jornalista Poliana Ramalho (no estilo do Estúdio I,da Globo News), levando gente pra conversar sobre tecnologia da informação,redes sociais,assuntos em geral. Isso sem falar no "Leruaite",o programa do Falcão, que bate emissoras comerciais no Ibope,"Com a bola toda",com Wilton Bezerra,Serginho Redes,Sérgio Ponte e Artur Ferraz e Lula Pereira, disparado a melhor mesa redonda de futebol na TV, além de seresta, turismo, entre outros programas.

DIVIRTA-CE- A TV Ceará já produziu muita teledramaturgia no passado. Tem projetos para voltar esse investimento, ou o 'forte' da emissora atualmente é o jornalismo?
GUTO BENEVIDES -
Pensamos em ampliar a grade mas isso passa por investimentos em equipamentos, mais cenários, bestúdios. Fica para o próximo gestor. Vamos investir mais no jornalismo.

 

DIVIRTA-CE- Com a concorrência forte da TV a cabo, que está cada vez mais barata e acessível para o público, e com a internet, como você vê o futuro da televisão?
GUTO BENEVIDES -
Hoje a televisão está nas redes sociais, possui uma rede de jornalistas espalhados pelo mundo todo, enviando vídeos, matérias que, bem administradas, rendem muito. Se você tem boa programação, as TVs pagas vão querer você com elas. Assim vejo a televisão cada vez mais forte, bem consolidada.

DIVIRTA-CE- Você começou sua carreira no Jornal O Estado, antes de produzir e dirigir diversas emissoras de TV. Como você analisa a situação atual do jornalismo cearense e o que você sonha para o Brasil nesse ano de Copa e Eleições?
GUTO BENEVIDES --
Comecei no Jornal O Estado,com Venelouis Xavier Pereira,com quem aprendí muito. Passei por grandes sufocos porque era no tempo da ditadura e Vené era destemido.Quando eu me assustava ele gritava da sala dele: "Ta acovardado,Gutinho??" E isso dava força pra gente seguir. Rolou muita coisa braba. O sequestro dele por policiais militares, idas à Polícia Federal, ameaças... mas foi uma experiência inesquecível com a "Curtição do Guto" que até virou livro. Quanto ao jornalismo cearense,essa nova geração (claro que ha exceções) lê pouco,escreve mal e censura notícias.Os mancheteiros são péssimos,não existe mais grandes reportagens,liberdade de expressão...tem muita mediocridade. Mas no meio disso surgem às vezes coisas muito boas.Continuo sonhando com um Brasil livre. Livre dos corruptos, livre dos que usam a política para se locupletar,botar dinheiro no bolso...livre do provincianismo,dos preconceituosos,dos empresários de fachada,dos picaretas que estão em todos os lugares. Acredito que o Brasil vai demorar a ser um país com o qual sonhamos sempre,mas um dia chegaremos la.UM abraço grande pra você,Felipe,que é um danado,talentoso e quebrador de tabús e a todos que fazem o nosso querido e independente jornal O Estado,uma verdadeira escola para todos os  que exercitam o jornalismo com dignidade,aqui e alhures. Os melhores passaram por aqui,pelo jornal O Estado (modéstia às favas,rss).
 











Nenhum comentário: