quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

HOLLYWOOD

Morre, aos 85 anos, a atriz Shirley Temple

A atriz Shirley Temple morreu nesta segunda-feira (10), aos 85 anos. Segundo a BBC, a morte foi de causas naturais e ela estava em casa, em Woodside, Califórnia, cercada por sua família e cuidadores. "Nós a saudamos por uma vida de realizações notáveis como atriz, diplomata, e o mais importante, como a nossa queria mãe, avó, bisavó e esposa adorada de 55 anos", disse a família em comunicado.
Com característicos cachinhos loiros e covinhas, Temple, nascida em 1928, começou a carreira aos três anos de idade e se tornou uma dos maiores fenômenos de Hollywood por sua dança, canto e interpretação.  Menina prodígio, a atriz ajudou uma série de filmes a faturar milhões, principalmente na década de 1930. Entre seus filmes de maior destaque estão "A Princesinha" (1939), "Sangue de Heróis" (1948), "Heidi" (1937) e "Olhos Encantadores" (1934).
Em 1935, ela ganhou um Oscar especial por sua contribuição para o cinema, com apenas seis anos de idade. Ela é até hoje a mais jovem atriz a receber a estatueta.
Foi também uma das responsáveis por salvar o estúdio Fox da crise de 1932 e recebeu os cumprimentos do então presidente Franklin Roosevelt por "ajudar a América a atravessar a Grande Depressão com apenas um sorriso".
Sua graça conquistou fãs no mundo inteiro e Shirley atuou em 43 filmes, mas não conseguiu prosseguir com a carreira até a vida adulta. Ela deixou de fazer cinema em 1950, com apenas 21 anos de idade. Em 1967, ela concorreu ao senado norte-americano, mas não conseguiu se eleger. Então, Temple se tornou diplomata, servindo como embaixadora em países como Tchecoslováquia e Gana.
Em 2001, a atriz foi consultora na produção da rede ABC de televisão, "Child Star: The Shirley Temple Story", baseada na primeira parte de sua auto-biografia. Ela se casou duas vezes, com John Agar em 1945, aos 17 anos, e com Charles Alden Black, em 1950. Deixa uma filha, fruto de seu relacionamento com Agar, de quem se divorciou em 1949, e um filho que teve com Black em 1952.

Nenhum comentário: