quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

Espaço Cultural Porto Freire apresenta as criações do designer Sérgio J. Matos

Com materiais naturais e referências regionais, a mostra individual Nosso Norte é Aqui abre ao público nesta sexta-feira

Os nomes das peças já identificam a inspiração do artista nessa exposição: banco Marakatu, luminária Bacuri, banqueta Catolé e os Corais de Acaú remetem à cultura nordestina, uma forte referência nas criações do designer mato-grossense Sérgio J. Matos, radicado em Campina Grande, Paraíba. É esse trabalho, repleto de traços regionais, que será apresentado em Fortaleza, a partir desta sexta-feira (21/2), na mostra individual O Nosso Norte é Aqui, no Espaço Cultural Porto Freire.
A mostra permanecerá em cartaz até o dia 20 de abril, aberta à visitação gratuita, de segunda à sexta-feira, de 8h às 20h, aos sábados e domingos, de 8h às 18h. Grupos interessados podem agendar visitas guiadas através do telefone (85) 3299.6626.
O designer, premiado em salões nacionais e internacionais, vem a convite da Fundação Porto Freire e apresentará 11 peças na sua primeira mostra individual na capital cearense. Ele participa do evento de abertura, que acontece nesta quinta-feira (20), às 19 horas, com um coquetel para convidados, e de um bate-papo sobre “Identidade local para a produção de um design autoral”, no próximo sábado (22), a partir das 16 horas.
Sérgio J. Matos é formado pela Universidade Federal de Campina Grande. É apaixonado pela cultura brasileira, assina peças de forte identidade. Suas principais influências vêm do lugar onde nasceu, Paratininga, no Mato Grosso, e dos lugares onde viveu no Nordeste. Em suas criações, privilegia materiais naturais e referências locais.
De acordo com a curadora da mostra, Juliana Castro, as criações do designer “nos remetem a valores ligados à criatividade, à subjetividade, à emotividade, à estética e à qualidade de vida, despertando nossas memórias coletivas a partir do uso de referências extraídas do nosso patrimônio material e imaterial. Através do uso de referências locais, o seu trabalho acaba por contribuir para a salvaguarda deste patrimônio, que é importante não só do ponto de vista identitário, mas também econômico”.
A partir do dia 8 de março, o Espaço Cultural Porto Freire promove uma programação paralela à exposição com oficinas para todas as idades, das 16 às 18 horas. Para os maiores de 12 anos será realizada a oficina “Descubra a diferença”, com ensino dos princípios básicos do design; já o “Storyteller” será voltada para a garotada dos 6 aos 9 anos; os menores de 3 anos serão contemplados com a oficina “estimulando os sentidos”. Haverá ainda visitas guiadas para estudantes de escolas públicas. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas através do telefone (85) 3299.6626.
SERVIÇO
Mostra O Nosso Norte é Aqui
Data: 21/2 a 20/4
Horário: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h; sábados e domingos, de 8h às 18h.
Local: Espaço Cultural Porto - Rua Joãozito Arruda s/n (continuação da Av. Des. Gonzaga), Cidade dos Funcionários.
Informações: (85)3299.6626.

Nenhum comentário: